Testes de Avaliação Psicopedagógica
Nome/autor:Avaliação da compreensão Leitora de Textos Expositivos.
Moojen, Sonia; Saraiva; Rosalia Alvim; Munarski, Roberta.
Moojen, Sonia; Saraiva; Rosalia Alvim; Munarski, Roberta.
Descrição:
Este material tem como objetivo principal auxiliar os psicopedagogos e
fonoaudiólogos na avaliação da compreensão leitora dos pacientes a
eles encaminhados.
Ao serem utilizados textos expositivos como foco deste instrumento, foi levada em conta a importância de seu uso na escola, pois eles estão presentes em todas as áreas do conhecimento, da sua compreensão, depende, muitas vezes, o sucesso ou o fracasso do aluno nas diferentes disciplinas. Estes textos possuem diferentes formas de organização (superestrutura). A clareza e a explicação das informações no texto, aliada à forma como o leitor segue as pistas textuais, são variáveis que interferem na compreensão leitora.
Ao utilizar, na avaliação, textos expositivos organizados com características mais definidas em relação às diferentes superestruturas, é possível tornar mais clara a forma como os leitores com dificuldades constroem, mentalmente, as informações textuais, o que aprendem sobre elas e quais seus possíveis problemas de compreensão. O material possibilita a avaliação da compreensão leitora de textos expositivos, oportunizando a observação e análise de aspectos cognitivos, metacognitivos e motivacionais do leitor.
Ao serem utilizados textos expositivos como foco deste instrumento, foi levada em conta a importância de seu uso na escola, pois eles estão presentes em todas as áreas do conhecimento, da sua compreensão, depende, muitas vezes, o sucesso ou o fracasso do aluno nas diferentes disciplinas. Estes textos possuem diferentes formas de organização (superestrutura). A clareza e a explicação das informações no texto, aliada à forma como o leitor segue as pistas textuais, são variáveis que interferem na compreensão leitora.
Ao utilizar, na avaliação, textos expositivos organizados com características mais definidas em relação às diferentes superestruturas, é possível tornar mais clara a forma como os leitores com dificuldades constroem, mentalmente, as informações textuais, o que aprendem sobre elas e quais seus possíveis problemas de compreensão. O material possibilita a avaliação da compreensão leitora de textos expositivos, oportunizando a observação e análise de aspectos cognitivos, metacognitivos e motivacionais do leitor.
Material completo: 01 manual de Aplicação e Avaliação, 01 Jogo com 18 cartões, 05 protocolos para Avaliação. R$ 88,00.
Nome/autor: BBT - Teste de Fotos de Profissões - MARTIN ACHTNICH
Finalidade e Indicações:É um método projetivo para a clarificação da inclinação profissional, construído para ser utilizado como técnica central para o processo de orientação vocacional e desenvolvimento organizacional. Pode ser aplicado em adolescentes a partir de 12 anos, jovens e também em adultos.
Material:Manual e Protocolo de aplicação, Conjunto de fotos de profissões (série masculina e feminina) (importado da Suiça), 10 Protocolos de aplicação...R$ 770,00.
Tempo e forma de aplicação: O teste é aplicado individualmente Instituto Achtnich São Paulo elaborou uma versão coletiva (dia- positivos) cuja validade de aplicação e resultados estão em estudo.>, o tempo é livre com duração média de duas horas.
Descrição:O BBT foi desenvolvido pelo autor na Suiça a partir de 1961 e publicado em 1978, após dezesseis anos de estudos e pesquisas dentro do campo da orientação profissional com jovens. O teste foi construído sobre os pressupostos da teoria de Szondi (Psicologia do Destino). O teste de fotos fundamenta-se sobre a combinação de diversos fatores hereditários e sua repercussão sobre os componentes de escolha, apresentados por Szondi em seu trabalho central "Análise do destino, escolha no amor, na amizade, escolha da profissão, da doença e da morte".
O autor isolou oito fatores de inclinação: W - Ternura, feminilidade, devoção, K - Força, força física, dureza, obstinação, agressão, S -Senso social, com duas tendências: Sh - disponibilidade a ajudar, fazer o bem, curar, participar, Se - energia, coragem, dinamismo, necessidade de movimento e de ação, Z - Necessidade de mostrar, de representar, estética, V - Entendimento, razão, lógica, necessidade de conhecimento, clareza, racionalização, limitação e determinação,G - Espírito, inspiração, imaginação criadora, criatividade, idéia, intuição, tendência a expansão,M - Matéria, substância, relação com a posse (analidade), O - Oralidade, com duas tendências:Or - necessidade de falar, comunicação, amabilidade, On - relação com a alimentação, comer. Estes fatores de inclinação estão presentes de forma combinada nas 112 fotos que compõem o teste. As fotos do teste mostram os profissionais no trabalho. O sujeito deve escolher entre estas fotos, aquelas que o atraem, que rejeita ou que lhe são indiferentes, positivas, negativas e neutras.
Concluída a seleção das fotos, o examinador pede que o sujeito organize suas escolhas positivas em grupos de afinidade e passa a solicitar que o orientando verbalize suas associações sobre cada foto escolhida. Neste processo, o psicólogo reúne importantes elementos que emergem das associações verbalizadas; no sentido de confirmar a intensidade dos fatores de inclinação escolhidos, agregando maior nível de consistência à técnica.Para o orientando, durante todo este processo, através de suas próprias escolhas e associações verbalizadas, percebe em seu íntimo uma maior clareza em relação as suas preferências e inclinações. O manual apresenta um extenso capítulo sobre a interpretação dos resultados do teste.
Nome/autor:CONFIAS - Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial
Autor: Sonia Moojen (coordenadora)
Autor: Sonia Moojen (coordenadora)
Descrição:
É um instrumento que tem como objetivo avaliar a consciência
fonológica de forma abrangente e seqüencial. A utilização deste
instrumento possibilita a investigação das capacidades fonológicas,
considerando a relação com a hipótese da escrita (Ferreiro e Teberosky,
1991). Além disso, contribui para a prática na alfabetização e
instrumentaliza profissionais de diferentes áreas tais como
fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e educadores, podendo
também, subsidiar pesquisas acadêmicas na área da linguagem, da
psicologia cognitiva e da educação.
Faixa de utilização:crianças a partir de 4 anos.
Tempo de aplicação:2 etapas, aplicação individual.
Material
completo: 1 Manual de aplicação e avaliação, 1 Caderno de aplicação, 1
Bloco de folha de resposta, e 6 Pranchas com bolsa. R$ 110,00.
Nome/autor:Inventário de Estilos Parentais - IEP
GOMIDE, PAULA INEZ C
Descrição:Estilo
Parental é o conjunto de práticas educativas utilizadas pelos pais com
o objetivo de educar, socializar e controlar o comportamento de seus
filhos, que podem favorecer o desenvolvimento de características
pró-sociais ou permitir o aparecimento de atitudes anti-sociais. O livro
permite que psicólogos identifiquem o estilo parental utilizado nas
famílias e as orientem ao caminho ideal. Gerenciamento do pensamento
aborda, entre outros temas, como as teorias, técnicas e métodos da
gestão contemporânea são portadores de valores ideológicos do
neoliberalismo. A obra discute, ainda, como conseguem, de modo
privilegiado, expandir estes valores, fortalecendo a consciência
hegemônica conservadora.
Faixa
de utilização: crianças acima de 8 anos e em adolescentes. Os pais
poderão responder sobre os filhos acima de cinco anos desde que façam
as devidas adaptações às situações propostas pelo inventário.
Tempo de aplicação: livre.
Material:
manual, , 01 bl. c/ 16 fls. de resposta, 01 bl. c/ 16 fls. inventário
materno, 01 bl. c/16 fls. paterno, 01 bl. c/ 16 fls. inventario de
auto-avaliação. R$ 38,50.
Figuras Complexas de Rey
André Rey - Adap. Bras.: Margareth da Silva Oliveira
As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória. Faixa etária: a partir de 4 anos.
André Rey - Adap. Bras.: Margareth da Silva Oliveira
As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória. Faixa etária: a partir de 4 anos.
Tempo de aplicação: 2 minutos.
Indicações: estudo da atividade perceptiva e da memória.
Kit completo: manual, cartão com Figuras, bloco. R$ 48,00.
Indicações: estudo da atividade perceptiva e da memória.
Kit completo: manual, cartão com Figuras, bloco. R$ 48,00.
Nome/autor: PROLEC - Provas de avaliação dos processos de leitura.
Fernado Cuetos; Blanca Rodrigues: Elvira Ruano
Sinopse: O PROLEC - Provas de Avaliação dos Processos de Leitura é o teste mais utilizado por fonoaudiólogos, psicólogos e professores em países de língua hispânica, na avaliação de crianças disléxicas e, é igualmente empregado nas investigações científicas sobre dificuldades de aprendizagem como demonstram as numerosas vezes em que aparece citado nas publicações sobre esse tema.
Diante do sucesso desse instrumento desenvolvido por Fernando Cuetos, Blanca Rodrigues e Elvira Ruano, na versão original em espanhol, as pesquisadoras brasileiras Simone Aparecida Capellini e Adriana Marques de Oliveira, em parceria com Fernando Cuetos, adaptaram a ferramenta para uso no Brasil, com o objetivo de oferecer uma ferramenta capaz de identificar as dificuldades que interferem no processo de desenvolvimento da leitura, atuando como um guia para orientar programas de recuperação.
Material completo: 01 Manual, 01 Caderno de Prova, e 05 Protocolos de Registro...R$ 151,00.
http://www.youtube.com/casadopsicologo#p/a/u/1/qOPhoaRJtPo
Nome/autor: SDT - Teste do Desenho De Silver - Cognição e Emoção
Rawley
Silver – Adaptação Brasileira: Cristina Dias Allessandrini; Jose
Luciano Miranda Duarte; Margarida Azevedo Dupas; Marisa Pires Fernandes
Bianco.
Descrição:
O SDT é um instrumento utilizado para avaliação psicopedagógica.
Oferece uma forma dinâmica e integrada de avaliar a criança que
apresenta problema de aprendizagem, além de estar padronizado para
nossa realidade, exibindo um nível de precisão que apóia sua
utilização. O SDT permite avaliar e acompanhar a intervenção realizada
com o objetivo de trabalhar a condição cognitiva que embasa cada
subteste. Aplicando-o no início e após o período de intervenção, é
possível acompanhar a evolução do sujeito, assim como observar quais
são os aspectos que podem ser elaborados à medida que a criança melhora
qualitativamente seu desempenho. Permite estabelecer um perfil das
habilidades cognitivas a serem trabalhadas e desenvolvidas por meio de
estratégias específicas que priorizam a relação interna do sujeito com a
ação de aprender, fazendo e criando por meio de recursos da arte.
Faixa de utilização: Idade recomendada de 5 anos até a idade adulta.
Tempo de aplicação:Não tem limite de tempo. A maioria dos examinandos levam de 12 a 15 minutos.
Material
completo: 01 manual, 05 folhetos, 01 desenho de imaginação forma A, 01
desenho de imaginação forma B, 01 Esquema do estimulo, 05 folhas de
resposta. R$ 69,00.
Nome/autor:TDE - Teste de Desempenho Escolar
Lilian Milnitsky Stein
Descrição:
O Teste de Desempenho Escolar (TDE) foi desenvolvido a partir da
moderna metodologia de construção de instrumentos, que emprega itens em
escala. O TDE é um instrumento psicométrico que busca oferecer de
forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o
desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e
leitura.
Faixa
de utilização: O teste foi concebido para a avaliação de escolares de
1ª a 6ª séries do primeiro grau, ainda que possa ser utilizado com
algumas reservas para a 7ª e 8ª séries. Cabe ressaltar que o processo
de concepção do TDE está fundamentado em critérios elaborados a partir
da realidade escolar brasileira, visando preencher a lacuna existente
de instrumentos de medição psicopedagógicos validados e padronizados
para o nosso país.
Tempo de aplicação:De 20 a 30 minutos. Individual.
Material
completo: Manual para Aplicação e Interpretação. 01 Folha do
Examinando para o Subteste de Leitura, 01 Crivo para Correção do
Subteste de Aritmética, 01Ficha do Examinador para a Aplicação do
Subteste de Escrita, e 05 cadernos de aplicação. R$ 49,50.
Retirado do blog: http://psico09.blogspot.com.br/2011/06/testes-de-avaliacao-psicopedagogica.html
Uma excelente sugestão de blog
www.psico09.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário