MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR TRABALHAR COM CRIANÇAS COM DISGRAFIA
Baixe este texto completo:
O que é Disgrafia? Disgrafia é o transtorno daescrita, de origens funcionais, que surge nas crianças com adequado desenvolvimento emocional e afetivo, onde não existem problemas de lesão cerebral, alterações sensoriais ou história de ensino deficiente do grafismo da escrita.
O que é Disgrafia?
Portelano Pérez (1985) e Brueckner e Bond (1986) classificaram a Disgrafia como disgrafia do tipo maturativa, desenvolvida a partir de fatores próprios do desenvolvimento do indivíduo e disgrafia “provocada”, de causa pedagógica, cujo substrato é o ensino inadequado da escrita. Ambos, neste caso, reportam-se tanto ao excesso de exigência quanto à deficiente orientação no processo de aquisição do grafismo da escrita.
A criança disgráfica é vítima de transtornos que provém ora do plano motor, ora do plano perceptivo, ora do plano simbólico. A dificuldade de integração visual-motora dificulta a transmissão de informações visuais ao sistema motor. “A criança vê o que quer escrever, mas não consegue idealizar o plano motor”. Sua escrita é nitidamente diferente da escrita da criança normal, o que não acarreta homogeneidade no interior do grupo dos disgráficos.
Baixe este texto completo:
A escrita é fruto de uma aquisição possível a partir de um certo grau de desenvolvimento intelectual, motor e afetivo associado ao aprendizado socializado de seu código, quando e onde a escola tem papel fundamental. Escrever não é somente um modo de fixar nossos pensamentos e idéias, é ainda em nossa sociedade uma maneira de comunicação entre nós e o outro. É a forma mais privilegiada de registro e comunicação na escola, apesar de todo o aparato tecnológico disponível…..
BAIXAR EM PDF
VÍDEO DISGRAFIA
Baixe este texto completo:
Related Posts via Taxonomies
- A Prática Esportiva Utilizada como Ferramenta Educacional
- A interferência da oralidade na escrita
- A importância do meio familiar no processo de aprendizagem da criança
- A ludicidade na Educação Ambiental
- TCC: Introdução de Atividade Físicas e Lúdicas no Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual
- Leitura, um novo recomeço
- Dica de leitura:Dificuldades de Aprendizagem – A Psicopedagogia na Relação Sujeito, Família e Escola
- PORQUE A CRIANÇA NÃO APRENDE NA ESCOLA
- O PROFESSOR ALFABETIZADOR
- QUANDO USAR PROJETOS, ATIVIDADES PERMANENTES E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário