Bastões táteis
Tampas pet com informações táteis
Caixa surpresa
Porta ovos com informações táteis
Suporte para tampar e destampar
Jogo da memória tátil (tampas pet com texturas)
Jogo da memória tátil (tampas pet com texturas)
Placa de liso e áspero
Celas Braille (encaixar tampas pet)
Celas Braille (encaixar bolinha na tampa)
Celas Braille pequenas (encaixar esferas)
Celas Braille em caixa de fósforos e letras em alto contraste
Celas Braille em caixa de fósforos e letras em alto contraste
Dupla cela braile Grande (velcro)
Encaixe dos pedaços de macarrão nos furinhos da caixa
Alinhavo no arame revestido e os retros de linha
Quebra-cabeça de palito picolé...
...pode confeccionar o quebra-cabeça com foto da criança, personagens preferidos ou alimentos.
Placa com botões diferentes e pedaços de feltro; Encaixe do feltro no botão.
Esconder objetos pequenos dentro da massinha.Depois parear a figura com objeto.
Palito de picolé com velcro.Criar e imaginar letras e formas geométricas
Enfiagem dos canudinhos nos buracos de uma cesta.
Perfuração em cima da letra no sentido da escrita.
Encaixe do agulha de crochê sem ponta.
Classificando formatos de botão na bandeja.
Pegar objetos pequenos (clips, massinha, algodão) com tesoura.Treinar o movimento abrir/fechar da tesoura sem ponta.
Brincadeira
Pescaria Na escola, a pescaria pode ser com cores, letras, números ou
nomes dos colegas.Trabalhar a coordenação viso-motora.
ALINHAVO
com peças de cores, letras ou números. Pode confeccionar com papel
cartão plastificado e trabalhar alinhavo sequenciação( montagem das
letras do nome) ou (sequência dos números).
COLAGEM no Balão.Trabalhar Esquema corporal (olho,boca, nariz, orelha)
cartelas
com as letras e colocar o pregador de roupa na letra
representada.Trabalhar fortalecimento muscular dedo indicador e polegar.
escrever as letras com o dedo indicador -trabalhar os movimentos do dedo para sentido e direção correta das letras.
Escrever
as letras do alfabeto com cola colorida e passar o dedo indicador em
cima da letrinha.Pode confeccionar cartões com as letras com texturas
diferentes(emborrachado,lixa,espuma) -Trabalhar a percepção tátil e os
movimentos do dedo indicador -preparação para escrita. Depois pode
brincar com criança,falar uma palavra com a letra(associação).
pegar
objetos pequenhos com palitinho de japonês ou de cabelo(colocar uma
gominha para facilitar os movimentos abrir e fechar) e transferir os
objetos para vasilha.
jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.
Pegar
objetos pequenos com uso do talher e colocar na forma de Gelo. Dicas
bolinhas de algodão colorido ou bolinhas de massinha.Pode trabalhar com
os números e quantidade.
Colocar a borracha na ponta do lápis.Trabalha coordenação viso-motora e movimento pinça fina(encaixe)
......depois trabalhar as cores e quantidade.
Pegar objetos pequenos com uso da colher e colocar na caixa de Ovo. Criança canhota (foto)
Brincadeira Lousa Mágica (para desenhar ou escrever)
Fazer o movimento do lápis na massinha caseira. Desenhar ou escrever as letras do nome.
Atividade
de ligar as figuras idênticas.Ajuda a trabalhar o movimento da escrita
esquerda para direita e coordenação viso-motora.
Cartelas de formas com texturas diferentes(lixa, lã)depois confeccionar cartelas letras e números texturizados
Brinquedos de Madeira (montar/desmontar,encaixe e empilhar)
Abrir e fechar potes grandes/médios e pequenos
Atividade quebra-cabeça(cores,formas e tamanhos diferentes)
Perfuração de papel
Dobradura de guardanapos ou papel
PERCEPÇÃO TÁTIL
Caixa tátil para estimular a percepção das variações táteis.
A criança coloca a mão dentro da caixa retira uma peça e depois retorna para procurar o par ou identificar o objeto. Pode ser confeccionada a partir de caixa comum com peças de EVA revestidas com tecidos de diferentes texturas, folha de lixa, algodão, botão, linha, lã, plástico, areia, barbante, velcro, tinta plástica ou tinta relevo. Esta atividade pode ser realizada com todos os alunos videntes ou não.
Materiais necessários:
Caixa de papelão comum, (pode ser de sapato), tesoura, papel dobradura, um círculo de EVA, cola quente, materiais diversos para serem identificados pelo tato.
NÚMEROS E QUANTIDADES ADAPTADAS
Materiais necessários:
Lixa de madeira, cola quente e cola comum, tesoura, barbante e tinta relevo.
Modo de fazer
1. Recorte quadradinhos de lixa.
2. Cole-os no papelão revestido, de acordo com a quantidade. Passe cola no formato do número.
3. Cole o barbante e escreva os números que forem necessários para o trabalho que você estiver realizando, e as peças estarão prontas!
Se necessário colocar os pontinhos braile em tinta relevo ou tinta plástica e estão prontos!
Fontes: http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br
adorei ,gostaria de receber mais,como faço?
ResponderExcluirConforme vou encontrando ou produzindo, vou postando no blog. ok!
ExcluirConforme vou encontrando ou produzindo, vou postando no blog. ok!
ResponderExcluir