Neuropsicopedagogia
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Como já havia mencionado em outra postagem, tudo que se
relacione a Neuropsicopedagogia, venho trazendo para cá para que conste como
referencial de pesquisa para acadêmicos desta área. Portanto, na revista InformAção,
de setembro de 2012, editada pela IERGS (Instituto Educacional do Rio Grande do
Sul), página 2, consta uma nota de
Destaque sobre a Neuropsicopedagogia, a qual transcrevo abaixo:
Em meio aos debates sobre a educação inclusiva, um
profissional vem sendo cada vez mais procurado por instituições que objetivam
oferecer educação de qualidade para crianças e adolescentes com alguma
deficiência cognitiva: o neuropsicopedagogo. Aliado a psicopedagogia à
neurociência, este especialista possui conhecimento amplo das bases
neurológicas do aprendizado e do comportamento, facilitando assim seu estímulo
nos diversos contextos e, consequentemente, o sucesso no processo educacional.
A especialização em neuropsicopedagogia é destinada a
profissionais que desejam ampliar as dificuldades de aprendizagem, buscando
assim o entendimento da complexidade do ato de aprender. Segundo Fernanda
Garcia Perez, especialista em neuropsicologia, a neurociência permite
investigar as funções do cérebro: linguagem, atenção, memória de curto prazo, memória
de longo prazo, condutas motoras, funções executivas, cognição, além dos
aspectos emocionais. “Ela fornece dados objetivos e formula hipóteses sobre o
funcionamento cognitivo, atuando como auxiliar na tomada de decisões,
fornecendo dados que contribuam para as escolhas de tratamento”, afirma ela.
O neuropsicopedagogo é o profissional mais capacitado
para intervir e reabilitar as funções neurofuncionais alteradas, para que assim
seja alcançado o sucesso no processo educacional, conforme Fernanda. Com seu
conhecimento em relação às dimensões neurológicas, psicológicas e cognitivas do
sujeito, bem como os aspectos afetivos e culturais em que está inserido, esse
especialista é capaz de desenvolver um trabalho de acompanhamento mais eficaz,
proporcionando assim um processo de aprendizagem eficiente.
Compreender o cérebro da
criança ou do adolescente e e seus processos cognitivos colabora na intervenção,
quando necessária, no desenvolvimento linguístico, psicomotor, psíquico e
cognitivo destes, estabelecendo, dessa maneira, alternativas no processo
educativo para que se tornem possíveis a inclusão e o aprendizagem das crianças
com deficiência. Contudo, é importante ressaltar que essa inclusão só acontece
quando há um trabalho conjunto de toda uma equipe multidisciplinar, formada por
profissionais que atuam coletivamente para que esses processo aconteça de forma
tranquila e segura, respeitando, desse modo, as limitações de cada indivíduo.
NEUROPSICOPEDAGOGIA
NEUROPSICOPEDAGOGIA
A Neuropsicopedagogia
é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar,
voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra avaliação e
a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano
individual ou coletivo. Ela ainda é considerada uma práxis (prática
fundamentada em referenciais teóricos) e não uma ciência. Entende-se
como: “Área de estudo das neurociências
na qual objetiva a análise dos processos cognitivos, potencialidades
pessoais e perfil sócio – econômico, a fim de construir indicadores
formais para a intervenção clínica frente aos educandos padrões com baixo desempenho e que apresentam disfunções neurais devido a lesão neurológica de origem genética, congênita ou adquirida.” (ROTTA Apud COSENZA:2010)
ATUAÇÃO DO NEUROPSICOPEDAGOGO
Além
das atribuições do psicopedagogo de estudar as características da
aprendizagem humana, processos de “ensinagem” e a origem das alterações
na aprendizagem promovendo a identificação, diagnóstico, reabilitação e
prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens, o
neuropsicopedagogo, mediante seus saberes e conhecimentos em neurociências,
poderá elaborar pareceres de encaminhamento para neurologistas,
pediatras e psiquiatras, auxiliando-os na identificação diagnóstica,
mediante o quadro de sintomas e queixa principal.
Na
Unidade Escolar, irá atuar com os pais mediante a explanação clínica do
distúrbio e as condutas a serem desenvolvidas, com intuito de realizar
um processo sistêmico de tratamento e intervenção, colocando a família
como principal agente prognóstico do sucesso da intervenção. Sempre num
trabalho interdisciplinar com o Orientador Educacional. Caso a escola
possua esse profissional.
BASES PARA O SURGIMENTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA:
• Lei 3124/97 – Senado Federal.
• Certificado de especialista com registro no MEC – CNE;
• Estar devidamente registrado na ABPp;
Fontes consultadas:
KRUG, Clarice Luiz. Neuropsicopedagogia e Contextos de Atuação. Novo Hamburgo: CENSUPEG, 2011. Aula expositiva do Curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva.Neuropsicopedagogia (informações)
Ana Lúcia Hennemann-Maio/2012
Nos últimos cem anos, nossa visão de como ocorrem os
processos cerebrais vem sofrendo muitas mudanças. Novas concepções de estímulo-aprendizagem
vem sendo reformuladas, diante às contribuições das Neurociências.
Diferentes campos de conhecimentos perceberam a necessidade de agregar os estudos
das neurociências aos seus. Sendo assim, começam a surgir interesse dos mais
diversos campos da ciência, tais como: neurobiologia, neurofisiologia,
neuroquímica, neuropediatria, neuropsicologia, neuropedagogia e também a
Neuropsicopedagogia.
Para ter a especialização em “neuro” em qualquer área,
faz-se necessária jornadas de muito estudo, pesquisa, conhecimento das funções
cerebrais. Entretanto, cabe ressaltar que existem neurocientistas clínicos e
experimentais, que conforme Bear (2008, p.14)
[...] a pesquisa em
Neurociências (e os neurocientistas) pode ser dividida em dois tipos: clínicas
e experimentais. Pesquisa clínica é basicamente conduzida por médicos. As
principais especialidades dedicadas ao sistema nervoso humano são a neurologia,
a psiquiatria, a neurocirurgia e a
neuropatologia (Tabela 1.1). Muitos dos que conduzem as pesquisas clínicas continuam a tradição de Broca, tentando
deduzir as funções das várias regiões do encéfalo a partir dos efeitos
comportamentais das lesões. Outros conduzem estudos para verificar os riscos e
os benefícios de novos tipos de tratamento.
Fonte:
Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso - BEAR.2008
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Numa visão mais abrangente, pode-se dizer que Neuropsicopedagogia
é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento
humano, tendo como enfoque a aprendizagem. A Neuropsicopedagogia procura fazer
inter-relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da
psicologia cognitiva e da pedagogia.
A Neuropsicopedagogia tem sua base na Psicopedagogia,
porém conforme Krug (2011) além das atribuições do psicopedagogo de
estudar as características da aprendizagem humana, processos de ensinagem e a
origem das alterações na aprendizagem promovendo a identificação, diagnóstico,
reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens,
o neuropsicopedagogo, mediante seus saberes e conhecimentos em neurociências,
poderá elaborar pareceres de encaminhamento para neurologistas, pediatras e
psiquiatras, auxiliando-os na identificação diagnóstica, mediante o quadro de
sintomas e queixa principal.
A Neuropsicopedagogia tem as mesmas bases de regulamentação
da Psicopedagogia, pautadas nos seguintes documentos:
• Lei 3124/97 – Senado Federal, que pode ser acompanhada
a sua tramitação pelo site da Câmara
dos Deputados;
Também as atividades e atribuições do profissional em Psicopedagogia,
servem de base para os da Neuropsicopedagogia, conforme dispõe o art.
4º do projeto de lei 3512 de 2008, que regulamenta a função de
psicopedagogo:
v intervenção
psicopedagógica, que visa a solução dos problemas de aprendizagem;
v realização
de diagnóstico psicopedagógico;
v utilização
de métodos, técnicas e instrumentos psicopedagógicos para a pesquisa,
prevenção, avaliação e intervenção relacionadas à aprendizagem;
v consultoria
e assessoria psicopedagógicas;
v apoio
psicopedagógico;
v supervisão
em trabalhos teóricos e práticos em psicopedagogia;
v orientação,
coordenação e supervisão dos cursos de psicopedagogia;
v direção
de serviços de psicopedagogia;
v projeção,
direção ou realização de pesquisas psicopedagógicas.
Contudo, os Neuropsicopedagogos possuem um conhecimento melhor
estruturado sobre a função cerebral, entendendo a forma como esse cérebro
recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as
sensações captadas pelos diversos elementos sensores para, a partir desse
entendimento, poder adaptar as metodologias e técnicas educacionais a todas as
pessoas e principalmente, aquelas com características cognitivas e emocionais
diferenciadas. Diante desses saberes, os Neuropsicopedagogos poderão
desempenhar funções como:
·
Rever aspectos do desenvolvimento humano a partir
das novas descobertas das neurociências;
·
Enumerar fatores que afetam negativa e
positivamente o desenvolvimento neuropsicológico;
·
Reconhecer aspectos envolvidos nos processos de
memória e atenção relativos à aprendizagem;
·
Compreender os problemas referentes ao Déficit de
Atenção e Hiperatividade, transtornos de aprendizagem para que se realizem
encaminhamentos pedagógicos pertinentes a cada caso;
·
Relacionar memória e desenvolvimento destacando
recursos que favorecem a aprendizagem;
·
Assessoramento técnico frente a instituições
voltadas ao trabalho de Educação Especial Inclusiva, Atendimento Clínico ou, em
mais recente proposta, no apoio ao trabalho com a Saúde Mental.
De acordo com o Centro-Sul
Brasileiro de Pesquisa e Extensão – CENSUPEG, considerada uma das
instituições pioneiras no Brasil em ofertar o Curso de Pós-Graduação com
Especialização em Neuropsicopedagogia, os profissionais desta área são
qualificados para:
• Compreender o papel do cérebro do ser humano em
relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas
nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela
literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem.
• Intervir no desenvolvimento da linguagem,
neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
• Adquirir clareza política e pedagógica sobre as
questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novas
alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo.
• Compreender e analisar o aspecto da inclusão de
forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e
sujeitos em risco social.
Entretanto, ainda se faz necessária a regulamentação da
Neuropsicopedagogia, seguindo assim o exemplo do Conselho
Regional de Psicologia, o qual regulamentou o Especialista em Neuropsicologia,
porém no site da Associação
Brasileira de Psicopedagogia há informações de quais os procedimentos
legais para abrir um consultório voltado a prática psicopedagógica.
Fontes de Consulta:
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. Estatuto
da associação Brasileira de Psicopedagogia- ABPp. São Paulo, [2012]
Disponível online em: http://www.abpprs.com.br/cms/files/estatuto.pdf
Acesso em 18/04/2012
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. Faq-
Mercado de Trabalho e Atuação do Psicopedagogo. São Paulo, [2012]
Disponível online em: http://www.abpp.com.br/faq_aspectos.htm
Acesso em 18/04/2012
BEAR, F. Mark. CONNORS, Barry. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. 3.ed. Porto Alegre,
ARTMED, 2008.
BRASIL.
Pós-Graduação. Disponível online em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=349&id=387&option=com_content&view=article
Acesso em 19/04/2012
CAMARA
DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei 3.124/97.
Disponível em http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=19139
Acesso
em 22/04/2012
CAMARA
DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei 3.512/08.
Disponível em http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=398499
Acesso
em 22/04/2012
CENTRO
SUL-BRASILEIRO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - CENSUPEG. Neuropsicopedagogia Clínica. Disponível
online em: http://www.censupeg.com.br/censupeg_site/index.php/onde-atuamos/sc/89-neuropsicopedagogia-clinica Acesso em 10/05/2012
CONSELHO REGIONAL DE
PSICOLOGIA. Atuação do Psicólogo
especialista em Neuropsicologia. Disponível online em http://www.crppr.org.br/download/277.pdf
Acesso em 25/04/2012
KRUG,
Clarice L. Neuropsicopedagogia e Contextos
de Atuação. Novo Hamburgo: CENSUPEG, 2011. Aula expositiva do Curso de
Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva.
RACY,
Andrea. VIEIRA, Patrícia. Entrevista
com: Dr Marcos Tomanik Mercadante. Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Disponível online em: http://www.abpp.com.br/entrevistas/06.htm
Acesso em 12/05/201
fonte: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br
ola.
ResponderExcluirsou Edna Adami, sou graduada em Pedagogia (Educação Especial),, Psicopedagoga e cursando Neuropsicopedagogia
adorei seu blog .. informações preciosas, esclarecedoras , para que as pessoas possam compreender claramente o papel do Neuropsicopedagogo, o qual, é tão importante quanto dos outros profissionais...
parabéns..
abs
SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA, E AMPLO O CAMPO PARA NEUROPSICOPEDAGOGIA E QUAL O SALARIO APROXIMADO? OBRIGADO
ResponderExcluirMARLY 12de outubro 2013
ResponderExcluirAmei seu blog,me ajudou a entender melhor,pois terminei a graduação em pedagogia e pretendo fazer uma pós relacionada com o assunto.
parabéns..
AMEEEEEEEEEEEI!
ExcluirAmei as informações, faço PEDAGOGIA e minha especialização será NEURO PSICOPEDAGOGIA.
ExcluirBoa noite Giane!
ResponderExcluirMeu nome é Fernanda e sou professora da educação básica.
Acabei de concluir a pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional. O meu desejo nesse momento é fazer um mestrado, mas é quase impossível. Dado a distancias dos cursos oferecidos no Brasil e o valor das mensalidades.Já que moro em MG e as federais l nos oferta poucas vagas. Então encontrei durante minhas buscas na net a pós em Neuropsicopedagogia pelo INEPE ead.Vc acha necessária na minha formação nesse momento, já que o meu desejo é abrir um pequeno consultório? E-mail para contato fdemelobrandao@yahoo.com.br
Meu nome é Viviane sou formada em Educação nas Organizações, foco em empresas, porém estou em dúvida em fazer a pós em Psicopedagogia Clínica e Intitucional ou Neuropsicopedagogia, poderia me auxiliar?!
ResponderExcluirAbraço.
Viviane - Canoas - RS
Excelente, estamos trabalhando em nossa região sobre esse assunto e o texto foi muito esclarecedor, compartilhei.
ResponderExcluirConfiram o site www.neuropsicopedagogiabrasilia.com e saiba mais sobre Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia
ResponderExcluirEstou fazendo pós em neuropsicopedagogia, achei interessante o assunto tratado , e já que aqui onde moro é algo novo e para muitos desconhecido, estou pensando em fazer minha pesquisa buscando mostrar um pouco mais dessa área e o seu campo de atuação. Vc tem alguma idéia que poderia me auxiliar?
ResponderExcluirBoa noite! Nesse grupo tem alguém que fez pos em neuropsicopedagogia ou psicopedagogia pela FACINEPE?
ResponderExcluirBoa noite! Alguém aqui no grupo fez pos pela FACINEPE?
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