26 de nov. de 2012

Algumas sugestões de atividades para sala e intervenção - DISORTOGRAFIA


Algumas sugestões de atividades para sala e intervenção - DISORTOGRAFIA


Durante o processo de aprendizagem da escrita é imprescindível que o professor faça uma sondagem para conhecer o nível de escrita em que o aluno se encontra e para acompanhar seu progresso.

A sondagem não somente é utilizada em sala de aula, mas também no consultório, pois auxilia no diagnóstico das dificuldades da lectoescrita.

Segue abaixo a tabela de sondagem e algumas orientações.


Como utilizar a tabela
Cada nível corresponde a uma cor, assim temos:
1-Nível pré-silábico em vermelho
2-Nível silábico sem valor sonoro em verde3-Nível silábico com valor sonoro em azul
4-Nível silábico-alfabético em roxo
5-Nível alfabético em laranja

A sondagem inicial é a primeira, depois temos uma sondagem no final de cada bimestre (para utilizar no consultório podem ser feitas algumas alterações).
Caso o aluno, na primeira sondagem, esteja no nível pré-silábico, então será preenchido o número 1 na cor vermelha, no local da sondagem inicial. Caso este ou outro aluno esteja no nível silábico com valor sonoro, no 1º bimestre, será preenchido o número 3 na cor azul. E assim por diante.
Ao verificar que a tabela apresenta muitas cores vermelhas fica claro que o professor deverá intervir e fazer um trabalho de recuperação contínua para os alunos que apresentam maiores dificuldades.
Dicas para fazer sondagem
  • A sondagem deve ser realizada de forma individual ou em pequenos grupos.
  • As palavras NÃO podem ser ditadas de forma silabada (me-ni-no); a pronúncia deve ser feita de forma normal.
  • Após ditar a palavra, deve-se tomar a leitura. Não é correto ditar toda a lista e no final tomar a leitura.
  • Evitar palavras com sílabas ou vogais contíguas: exemplo – ba-na-na, a-ba-ca-te.
  • A leitura do aluno precisa ser pautada na sílaba; ele precisa identificar a pauta sonora, onde começa e onda termina a sílaba.
  • Somente o aluno pré-silábico realiza a leitura global, pois ainda não consegue identificar a pauta sonora da palavra.
  • Após ditar as palavras é importante ditar uma frase significativa.
  • Começar o ditado com palavras polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas.
  • Outra dica interessante é que o ditado tenha um tema, conforme os próximos exemplos.
    Ditado
    Tema: frutas
    Melancia
    Pêssego
    Figo
    Noz
    Carolina comeu doce de pêssego.

    Ditado
    Tema: material escolar
    Apontador
    Caneta
    Lápis
    Giz
    Ganhei uma caneta azul.

    Ditado
    Tema: animais
    Hipopótamo
    Galinha
    Pato

    O pato está na lagoa.
Atividades para escrita e desenvolvimento cognitivo.






Fonte: Livro - Português -primeiros passos – alfabetização
Autoras: Adelina da Silva Braga
Inês Silva Dias dos Santos e Ivete Raffa
Livro: Aprender a compreender
Autoras: Carmen Silva Micheletti
Estela Marques
Quézia Bombonatto Silva
Thais H. F. Pellicciotti


FONTE: http://aprendizagemafetiva.blogspot.com.br

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