Critérios para um diagnóstico informal da dislexia
(por critérios de exclusão)
Ficha Individual de Observação de Alunos com Dificuldades de Leitura
Assinalar, as observações verificadas na escola pelos professores ou em casa pelos pais, quanto ao desempenho escolar e atitudes do aluno(a): (S) para SIM (N) para Não
[ ? ] no caso de dúvida
I - SINTOMATOLOGIA ESSENCIAL:
[ ] Tem oito anos ou mais.
[ ] Tem atraso na leitura de dois ou mais anos com relação às crianças da mesma idade.
[ ] Sua velocidade na leitura é inferior a 50/60 palavras por minuto.
[ ] Comete erros frequentes na leitura (omissões, substituições, inversões de fonemas - vogais e consoantes sonoras).
[ ] Sua compreensão de texto é muito pobre.
[ ] Seu quociente de inteligência (Q.I) é normal ou superior.
[ ] Não apresenta perturbação sensorial.
II - SINTOMATOLOGIA ASSOCIADA:
[ ] Apresenta um baixo rendimento na área de ortografia.
[ ] Tem um rendimento baixo no cálculo matemático, especialmente a
multiplicação.
[ ] Apresenta movimentos involuntários associados, especialmente quando lê e escreve.
[
] Não gosta de ir à escola (Fracassa nas avaliações parciais, não gosta
do meio escolar, falta de motivação para aprendizagem).
[ ] Apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta.
[ ] Apresenta erros frequentes na escrita (omissões, substituições, adições e inversões de letras).
III - FATORES DE PRÉ-DISPOSIÇÃO PARA DISLEXIA:
[ ] Apresenta problemas de lateralidade esquerda-direita, acima-abaixo.
[
] A escola em que estuda não tem métodos eficientes e professores
habilitados.
Diversas formas de dispedagogias
(Método ruim, professor desqualificado).
[ ] Os professores têm detectado mais ou menos rápido as dificuldades de leitura do(a) aluno(a).
[ ] Não há uma orientação pedagógica ou psicopedagógica adequada, na escola,para a reeducação linguística do aluno.
[ ] Sua aprendizagem de leitura e escrita foi precoce, isto é, verificou-se no período da educação infantil.
[
] O(a) aluno(a) tem apresentado alterações na fala (articulação de
fonemas e palavras), baixo nível de vocabulário, pobreza de expressão
oral e se comunica mais com gestos.
[ ] O meio familiar é desfavorável à aprendizagem da leitura.
[ ] Verificam-se dificuldades semelhantes em familiares.
[ ] Seu esquema corporal não é adequado à sua idade.
[ ] Apresenta dificuldades de concentração ou atenção durante as atividades escolares, na escola e em casa.
[
] Apresenta problemas de conduta escolar (indisciplinado, troca de
escolas, escolaridade insuficiente, distorção série/idade e
internações).
IV - DIFERENCIAIS IMPORTANTES
[ ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de retardo mental.
[ ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de transtorno neurológico.
[ ] Não existe diagnóstico nem evidência fonoaudiológica de problemas de audição.
[ ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de defeitos de visão.
V - CRITÉRIOS PARA O DIAGNÓSTICO INFORMAL (Psicopedagógico)
[ ] Apresenta dificuldade importante de leitura para captar o sentido a partir da leitura de textos escolares.
[
] O rendimento na leitura é surpreendentemente menor do que o esperado,
dada sua escolarização e o rendimento geral em outras áreas
linguísticas e escolares.
Solicitar outras informações que são consideradas relevantes.
Tradução e adaptação do Prof. Vicente Martins
Colaboração da psicopedagoga Silvia \Helena Viana
"LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM; LUTAR PELA DIFERENÇA SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE" Boaventura Souza Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Minha lista de blogs
-
-
Fichas de Leitura para sondagem inicial grátis para imprimir - volta às aulas - Fichas de leitura são um importante recurso para avaliação e sondagem do aprendizado. Através delas é possível avaliar o desempenho de cada aluno, levando...Há um ano
-
Enigma do bem ❤️ - Uma maneira diferente de levar uma mensagem faz toda a diferença! Todos passam por batalhas e precisam ser respeitadas em seu momento. Vamos fazer o bem!...Há 3 anos
-
DIA DAS MÃES / porta lixa/esmaltes, chaveiro esmalte, moldes, passo a passo, mural, silhuetas e muitos outros. - Boa noite!!! Hoje trouxe para vocês algumas sugestões para o dia das mães, como: Murais, silhuetas para murais, lembrancinhas / PORTA LIXA/ESMALTES, CHAVEI...Há 5 anos
-
-
Mensagem de Ano Novo Inédita - Feliz 2019! Votos de Rafael Grasel. https://estudiorafelipe.blogspot.com.br/ https://bitifrendisblog.blogspot.com.br/Há 6 anos
-
-
Sindrome Down e Integração Sensorial - O uso da abordagem de Integração Sensorial pode beneficiar os processos de desenvolvimento de crianças com Down e contribuir de forma positiva com o tra...Há 8 anos
-
PROJETO : FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - *EMENTA GERAL* Promover encontros onde pais, equipe escolar e rede de apoio inclusiva, possam juntos repensar práticas voltadas à integração da família co...Há 8 anos
-
TDAH - TRANSTORNO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICIT DE ATENÇÃO CONCENTRAÇÃO - Marina S. R. Almeida Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga, Pedagoga e Psicopedagoga INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL A prevalência do transtorno de hiperativida...Há 8 anos
-
-
-
-
Fenômeno “lua azul” acontece nesta sexta - Lua azul: céu de São Paulo deve estar sem nuvens nesta sexta (31) (Foto: Roberto Stuckert / Fotos Públicas) O último dia de julho ficará marcado pela "...Há 9 anos
-
Projeto "Recreio Feliz" - *PROJETO “RECREIO FELIZ”* Escola: ...... Período: abril a dezembro Equipe Responsável: Coordenadores, pedagogos, professores e diretores. *INTRODUÇÃO* O re...Há 9 anos
-
Por um transporte público acessível e de qualidade - *Diante dos protestos dos últimos dias paramos pra refletir o papel do cidadão, frente as políticas públicas e a problemática instaurada no mundo moderno. ...Há 10 anos
-
-
Peppa Pig para colorir - *Que tal imprimir os desenhos da Peppa Pig para colorir e fazer a alegria da crianças?* O site Desenhos e Riscos traz para você desenhos da Peppa Pig* para...Há 10 anos
-
-
Formas Lúdicas e Sugestões de Jogos matemáticos. - *Amarelinha em Plástico Bolha* *Leitura, Escrita Matemática no Dia-a-Dia - Trabalhando com receitas * *PANORÂMICA:* Aprender a fazer biscoitos é uma...Há 11 anos
-
Meu almoço e jantar - Meu almoço e jantar #umdiadesses Peguei da http://instagram.com/p/d0d2Ozh5OV/ Adorei! Muita inspiração.. Não adianta reclamar, não adianta culpar o tempo...Há 11 anos
-
Semana da Pessoa com Deficiência envolve comunidade e alunos - [image: aririba2]O projeto organizado pela professora de Educação Especial Giane Fiorenzano e pela supervisora Lídia Regina Roussenq, tem envolvido toda ...Há 12 anos
-
-
Quando o ladrão entra em ação! \o/ - Quando você já não tem mas segurança em sua casa, em qualquer hora ela pode ser roubada, e com certeza o ladrão não avisar se pode entrar na sua casa, ele...Há 13 anos
-
PARA REFLETIR - MAIS UMA VEZ Renato Russo *Mas é claro que o solVai voltar amanhãMais uma vez, eu sei (Refrão)Escuridão já vi pior,De endoidecer gente sãEspera que ...Há 13 anos
-
-
-
-
-
Revista INCLUSIVE
div id=Inclusive-Widget>
|

Nenhum comentário:
Postar um comentário