Estímulo à leitura é a proposta
de projetos de escola de MS
Quarta-feira, 25 de abril de 2012 - 09:44
Na Escola Municipal Professor Virgílio
Alves de Campos, em Campo Grande,
Mato Grosso do Sul, o incentivo à leitura
é uma preocupação constante e faz
parte de diferentes projetos.
A Roda de Leitura, realizada na
Biblioteca Pedro José da Silva, é
exemplo de projeto programado
para estimular o hábito entre os
680 estudantes matriculados na
instituição, da educação infantil
até o nono ano do ensino fundamental.
De acordo com Analu Roncaglio
Fernandes, funcionária da biblioteca,
a Roda de Leitura é uma atividade
pré-agendada, realizada com uma turma
diferente a cada dia. Começa
com a narração de uma história.
Depois, os estudantes fazem leitura
livre e escolhem um livro para ler em casa.
Outro exemplo de projeto é a Roda
do Meio Ambiente e Saúde, criada
para incentivar a leitura, despertar
a consciência ecológica e os
cuidados com a saúde e o meio ambiente.
Segundo Analu, um setor da biblioteca
reúne livros, revistas, gibis e outras
publicações sobre esses temas.
O material está à disposição dos professores.
A Sacola da Leitura é outro projeto.
O nome vem do material, feito em
tecido, usado para acondicionar
a obra a ser levada pelo estudante
para a leitura em casa. Na sacola
vão também orientações para
pais e responsáveis. A cada dia,
três alunos de cada série podem
escolher um livro, que deve ser
devolvido à escola depois da leitura.
Gibi — A professora Mônica Inácio
de Oliveira Prestes, que leciona nos
anos iniciais do ensino fundamental,
desenvolveu vários projetos de estímulo
à leitura nos 15 anos de atuação no
magistério. Atualmente, tem
trabalhado com o Projeto Gibi.
“Uma vez por semana, os alunos
vão à biblioteca, escolhem gibis
de um tema único para toda a sala
e os levam para ler em casa no fim
de semana”, explica Mônica. Depois da
leitura, cada estudante deve elaborar
de três a cinco perguntas sobre a
história para fazer aos colegas na
sala de aula, de forma a gerar um
debate sobre os temas.
Formada em pedagogia, com licenciatura
plena em educação infantil e ensino
fundamental e pós-graduação em
mídias na educação e psicopedagogia
clínica e institucional, Mônica
trabalha também com o projeto
Ciranda da Leitura. “Os alunos
estão lendo, em média, oito livros
da roda por mês, com um resultado
significativo na melhoria da leitura
e da escrita”, revela.
Nesse projeto, cada aluno escolhe
duas obras. Depois, as troca com
os colegas. Após a leitura, os estudantes
relatam, recontam e ilustram o que
leram e respondem a perguntas
dos colegas. Algumas vezes, os
familiares participam das atividades,
ao recontar as histórias.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
Palavras-chave: biblioteca,
leitura, projetos
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