Alguns problemas comuns na Escrita
Déficits de Percepção Visual-
Crianças com problemas de percepção visual podem ter um histórico de
problemas de leitura por causa da dificuldade reconhecimento e
discriminação formas, letras e números.Por exemplo,se uma criança não
consegue discriminar com precisão visualmente a letra b da letra d ou
dificuldade perceber as semelhanças e diferenças visualmente na
grafia.Eles podem ter dificuldade com a formação de letras precisas e a
legibilidade de escrita pode ser precária. Por exemplo, eles podem
escrever a letra mas não conseguem perceber visualmente o erro durante a
atividade de escrever. Quando os déficits em habilidades percepção
visual são suspeitos, eles podem ser facilmente identificadas por testes
padronizados ou informais.
Déficits em Planejamento e Execução Motor.
pobre planejamento motor e execução é referido como dispraxia. A
definição dispraxia "incapacidade de aprender ou realizar movimentos
voluntários esperada para a idade e / ou de inteligência verbal".
Segundo
Ayres, dispraxia é geralmente visto como um problema de saída porque o
componente motor é mais observável do que o componente sensorial. No
entanto, em sua opinião, dispraxia é a incapacidade de integrar as
informações sensoriais e motoras, ao invés de produção apenas motora.
Déficits de Coordenação Viso-motora
-Pobre integração viso-motora podem levar a problemas com as atividades
motoras finas que dependem fortemente de feedback visual. Estes incluem
encaixe, empilhar, enfiar uma agulha, desenhar, pintar, colorir,
escrever e recortar.
A
escrita manual é habilidade perceptivo-motora complexa que depende da
maturação e integração de uma série de habilidades cognitivas, motoras e
perceptivas. A criança com déficits percepção visual, planejamento e
execução motora ou coordenação viso-motora deve ser encaminhado para uma
avaliação com um profissional especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário