4 de set. de 2008

MÃO NA MASSA!!!!!!!!!

Massinha de modelar utilizada em experiência sensorial

Produzir, criar, modelar, construir, reconstruir, experimentar, sentir, rir, frustrar-se, recomeçar. Estas foram algumas das experiências vividas pelo Grupo Tartaruga (1º ano do Ensino Fundamental), através da produção e manipulação da massinha de modelar.
Como introdução ao processo, a professora Giane Fiorenzano leu para a turma a história "Asa de Papel", de Marcelo Xavier, artista plástico premiado por seu trabalho e seus livros ilustrados com formas produzidas através da massinha de modelar.

Após a leitura e conhecimento da obra do artista, os alunos brincaram de estátua e partiram para a modelagem das estátuas, além de cantarem e prepararem o corpo para o trabalho com massinha.

No Espaço Aprender Fazendo, o utilizou ingredientes que foram combinados à massa. Durante o processo de desenvolvimento da receita, os ingredientes foram experimentados e explorados e o grupo pôde experienciar diferentes sensações.
A massinha de modelar finalmente estava pronta; era momento de dividir e trocar com o colega os resultados, o que proporcionou o surgimento de novas cores e cheiros. O grupo usou sua criatividade modelando várias formas e texturas.

Marcelo Xavier é autor e ilustrador de literatura infantil, artista plástico e gráfico, roteirista, cenógrafo e carnavalesco. Em seu ateliê, a Oficina Mágica, trabalha com pesquisa e criação em artes visuais e audiovisuais.

Como autor e ilustrador já publicou dez livros que, unindo textos originais e ilustração tridimensional com massa de modelar, já receberam o reconhecimento do público e os principais prêmios literários do País, como o “Jabuti”, da Câmara Brasileira do Livro













Massa de Modelar Caseira

Você vai precisar:
04 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de sal
1 1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de óleo
Corante alimentício de várias cores (você encontra facilmente nos supermercados)OU suco de pozinho


Modo de fazer:
Misture tudo muito bem, amassando com as mãos.
Separe por cores e guarde em sacos plásticos para que durem por mais tempo.
Use sua imaginação e crie ...




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>