SOCIALIZAÇÃO
|
N.º
|
Verificar se
|
Avaliação
|
0 a 1 Ano
|
01
|
Observa uma pessoa movimentando-se em seu campo visual.
|
-
|
02
|
Sorri em resposta à atenção do adulto.
|
-
|
03
|
Vocaliza em resposta à atenção.
|
-
|
04
|
Olha para sua própria mão, sorrindo ou vocalizando.
|
-
|
05
|
Responde a seu círculo familiar, sorrindo, vocalizando ou parando de chorar.
|
-
|
06
|
Sorri em resposta à expressão facial dos outros.
|
-
|
07
|
Sorri e vocaliza ao ver sua imagem no espelho
|
-
|
08
|
Acaricia ou toca no rosto de adultos (puxa cabelo, nariz, óculos, etc.).
|
-
|
09
|
Estende a mão em direção a um objeto oferecido.
|
-
|
10
|
Estende os braços em direção a pessoas familiares.
|
-
|
11
|
Estende a mão e toca sua imagem refletida no espelho.
|
-
|
12
|
Segura e examina por 1 minuto um objeto que lhe foi dado.
|
-
|
13
|
Sacode ou aperta um objeto colocado em sua mão, produzindo sons involuntários.
|
-
|
14
|
Brinca sozinho por 10 minutos.
|
-
|
15
|
Procura contato visual quando alguém lhe dá atenção por 2 a 3 minutos.
|
-
|
16
|
Brinca sozinho sem reclamar por 15 a 20 minutos, próximo de um adulto.
|
-
|
17
|
Vocaliza para obter atenção.
|
-
|
18
|
Imita adulto em brincadeiras de esconde-esconde.
|
-
|
19
|
Bate palmas, imitando um adulto.
|
-
|
20
|
Acena a mão, imitando um adulto.
|
-
|
21
|
Ergue os braços para expressar "grande", imitando um adulto.
|
-
|
22
|
Oferece algo mas nem sempre entrega.
|
-
|
23
|
Abraça, acaricia e beija familiares.
|
-
|
24
|
Responde ao próprio nome, olhando ou estendendo o braço para ser pego.
|
-
|
25
|
Aperta ou sacode um brinquedo para produzir sons, em imitação.
|
-
|
26
|
Manipula brinquedo ou objeto.
|
-
|
27
|
Estende um brinquedo ou objeto a um adulto e o entrega.
|
-
|
28
|
Imita movimentos de outras crianças ao brincar.
|
-
|
1 a 2 Anos
|
29
|
Imita um adulto em uma tarefa simples.
|
-
|
30
|
Brinca ao lado de outras crianças, com uma realizando uma tarefa diferente.
|
-
|
31
|
Toma parte em uma brincadeira com outra criança por 2 a 5 minutos.
|
-
|
32
|
Aceita a ausência dos pais, embora possa reclamar.
|
-
|
33
|
Explora activamente seu meio ambiente.
|
-
|
34
|
Realiza actividade manipulativa com outra pessoa.
|
-
|
35
|
Abraça e carrega uma boneca ou brinquedo macio.
|
-
|
36
|
Repete acções que produzem risos e atenção.
|
-
|
37
|
Dá um livro para que um adulto o leia ou para que ambos o compartilhem.
|
-
|
38
|
Puxa uma pessoa a mostrar-lhe algo.
|
-
|
39
|
Retira a mão ou diz "não" quando está próximo de um objecto não permitido e alguém o lembra disto.
|
-
|
40
|
Quando colocado em sua cadeira ou trocador espera ser atendido.
|
-
|
41
|
Brinca com 2 ou 3 crianças da sua idade.
|
-
|
42
|
Compartilha um objecto ou alimento com outra criança.
|
-
|
43
|
Cumprimenta colegas ou adultos quando lembrado.
|
-
|
2 a 3 Anos
|
44
|
Obedece ordens dos pais pelo menos ½ das vezes.
|
-
|
45
|
Busca / leva um objecto ou pessoa quando solicitado.
|
-
|
46
|
Presta atenção à estória ou música por 5 a 10 min.
|
-
|
47
|
Diz "Por favor" ou "Obrigado" quando lembrado.
|
-
|
48
|
Tenta ajudar os pais a executarem tarefas realizando parte da mesma.
|
-
|
49
|
Brinca de usar roupas de adultos.
|
-
|
50
|
Faz uma escolha quando indagado.
|
-
|
51
|
Demonstra entender sentimentos, expressando-os.
|
-
|
3 a 4 Anos
|
52
|
Canta e dança ao ouvir músicas.
|
-
|
53
|
Segue regras de um jogo imitando acções de outras crianças.
|
-
|
54
|
Cumprimenta pessoas familiares sem ser lembrado.
|
-
|
55
|
Seguem regras em jogos de grupos dirigidos por adultos.
|
-
|
56
|
Pede permissão para brincar com um brinquedo que está sendo usado por outra criança.
|
-
|
57
|
Diz "Por favor" e "Obrigado" sem ser lembrado ½ das vezes.
|
-
|
58
|
Atende o telefone, chamando um adulto e falando com pessoas familiares.
|
-
|
59
|
Espera a sua vez.
|
-
|
60
|
Segue regras em jogos dirigidos por uma criança mais velha.
|
-
|
61
|
Obedece as ordens de um adulto 75% das vezes.
|
-
|
62
|
Permanece em seu próprio quintal ou jardim.
|
-
|
63
|
Brinca perto de outras crianças conversando com elas enquanto trabalha em um projecto próprio (30 min.).
|
-
|
4 a 5 Anos
|
64
|
Pede ajuda quando está tendo dificuldades.
|
-
|
65
|
Contribui para a conversa de adultos.
|
-
|
66
|
Repete rimas, canções ou dança para os outros.
|
-
|
67
|
Faz uma tarefa sozinho por 20 a 30 minutos.
|
-
|
68
|
Pede desculpas sem ser lembrado 75% das vezes.
|
-
|
69
|
Espera sua vez em brincadeiras que envolvam de 8 a 9 crianças.
|
-
|
70
|
Brinca com 2 a 3 crianças por 20 min. em uma actividade que envolva cooperação.
|
-
|
71
|
Quando em público, apresenta um comportamento socialmente aceitável.
|
-
|
72
|
Pede permissão para usar objetos dos outros em 75% das vezes.
|
-
|
5 a 6 Anos
|
73
| Manifesta seus sentimentos. | |
74
| Brinca com 4 a 5 crianças em actividades de cooperação por 20 minutos sem supervisão. | - |
75
| Explica aos outros as regras do jogo ou actividade. | - |
76
| Imita papéis de adulto. | - |
77
| Colabora para a conversa durante as refeições. | - |
78
| Segue regras de jogo que envolva raciocínio verbal. | - |
79
| Conforta colegas quando estes estão tristes. | - |
80
| Escolhe seus próprios amigos. | - |
81
| Planeja e constrói, usando ferramentas simples. | - |
82
| Estabelece metas para si próprio e executa actividades para atingi-las. | - |
83
| Dramatiza trechos de estórias, desempenhando um papel ou utilizando fantoches. | - |
LINGUAGEM
|
N.º
|
Verificar se
|
Avaliação
|
0 a 1 Ano
|
01
| Repete sons emitidos por outras pessoas. | - |
02
| Repete a mesma sílaba 2 a 3 vezes. | - |
03
| Responde a gestos com gestos. | - |
04
| Obedece a uma ordem simples, quando acompanhada de gestos indicativos. | - |
05
| Interrompe a actividade quando lhe dizem "Não" 75% das vezes. | - |
06
| Responde a perguntas simples com respostas não verbais. | - |
07
| Combina 2 sílabas diferentes quando tenta verbalizar. | - |
08
| Imita padrões de entonação da voz de outras pessoas. | - |
09
| Usa uma palavra funcionalmente para indicar objetos ou pessoas. | - |
10
| Vocaliza em resposta à fala de outras pessoas. | - |
1 a 2 Anos
|
11
|
Diz 5 palavras diferentes.
| - |
12
|
Pede "mais".
| - |
13
|
Diz "acabou".
| - |
14
|
Obedece a 3 ordens diferentes que não são acompanhadas de gestos indicativos.
| - |
15
|
Consegue "dar" ou "mostrar" quando solicitado.
| - |
16
|
Aponta para 12 objectos quando nomeados.
| - |
17
|
Aponta para 3 a 5 figuras em um livro.
| - |
18
|
Aponta para 3 partes de seu próprio corpo.
| - |
19
|
Diz seu nome ou apelido quando solicitado.
| - |
20
|
Responde à pergunta "O que é isto?"
| - |
21
|
Combina palavras e gestos para expressar desejos.
| - |
22
|
Nomeia 5 membros da família, incluindo animais.
| - |
23
|
Nomeia 4 brinquedos.
| - |
24
|
Produz sons de animais, ou os nomeia pelo som.
| - |
25
|
Pede alimentos conhecidos pelo nome, quando mostrados.
| - |
26
|
Faz perguntas variando a entonação da voz.
| - |
27
|
Nomeia 3 partes do corpo em uma boneca ou outra pessoa.
| - |
28
|
Respondes a perguntas de sim / não.
| - |
2 a 3 Anos
|
29
| Combina substantivos ou adjectivos e substantivos em frases de 2 palavras. | - |
30
| Combina substantivo e verbo em frases de 2 palavras | - |
31
| Usa uma palavra para indicar que quer ir ao banheiro | - |
32
| Combina verbo ou substantivo com "lá" e "aqui" em frases de 2 palavras. | - |
33
| Combina 2 palavras para expressar posse. | - |
34
| Emprega "não" na fala. | - |
35
| Responde à pergunta "O que .... está fazendo?" para actividades habituais. | - |
36
| Responde a perguntas tipo "Onde está objecto?" | - |
37
| Nomeia sons ambientais familiares. | - |
38
| Dá mais de um objecto quando se usa a forma plural na solicitação. | - |
39
| Ao falar, refere-se a si próprio pelo nome. | - |
40
| Aponta para figuras de objectos comuns descritos pelo uso (até 10)("O que serve pra comer? = colher") | - |
41
| Mostra a idade pelos dedos. | - |
42
| Diz seu sexo quando solicitado. | - |
43
| Obedece à sequência de duas ordens relacionadas. | - |
44
| Usa a forma do verbo no gerúndio. | - |
45
| Emprega formas regulares no plural. | - |
46
| Emprega algumas formas irregulares de verbos no passado de forma sistemática. | - |
47
| Faz perguntas do tipo "O que é isso?" | - |
48
| Controla o volume da voz 90% das vezes. | - |
49
| Usa "este / esta" e "aquele / aquela" na fala. | - |
50
| Emprega "é" e "está" em frases simples. | - |
51
| Diz "eu", "mim", "meu" ao invés do próprio nome. | - |
52
| Aponta objetos e diz que eles não são outras coisas. | - |
53
| Responde à pergunta "Quem?" dando um nome. | - |
54
| Emprega as formas possessivas dos substantivos. | - |
55
| Usa artigos ao falar. | - |
56
| Usa substantivos que indicam grupo ou categoria. | - |
57
| Usa os verbos "ser", "estar" e "ter" no presente com poucos erros. | - |
58
| Diz se os objetos estão abertos ou fechados. | - |
3 a 4 Anos
|
59
| Expressa diminutivos e aumentativos quando fala. | - |
60
| Presta atenção por 5 minutos a uma estória lida. | - |
61
| Obedece à sequência de 2 ordens não relacionadas. | - |
62
| Diz seu nome completo quando solicitado. | - |
63
| Responde perguntas simples envolvendo "Como". | - |
64
| Emprega verbos regulares no passado. | - |
65
| Relata experiências imediatas. | - |
66
| Diz como são usados objectos comuns. | - |
67
| Expressa acções futuras empregando os verbos "ir", "ter" e "querer". | - |
68
| Utiliza adequadamente masculino e feminino na fala. | - |
69
| Usa formas imperativas de verbos ao pedir favores. | - |
70
| Conta 2 fatos na ordem de ocorrência. | - |
4 a 5 Anos
|
71
| Obedece a uma sequência envolvendo 3 ordens. | - |
72
| Demonstra compreensão de verbos reflexivos, usando-os ocasionalmente (pe. ele se machucou). | - |
73
| Consegue identificar objectos / figuras que formem par sob solicitação. | - |
74
| Emprega o futuro ao falar. | - |
75
| Usa orações compostas por coordenação. | - |
76
| Consegue identificar a parte de cima e de baixo de objectos, quando solicitado. | - |
77
| Emprega ocasionalmente o condicional ao falar (poderia, pudesse, iria, seria, faria). | - |
78
| Consegue identificar absurdos em figuras. | - |
79
| Emprega as seguintes palavras: irmã(o), avó, avô. | - |
80
| Completa frases com antônimos. | - |
81
| Relata uma estória conhecida sem ajuda de figuras. | - |
82
| Em uma figura, nomeia o objecto que não pertence a uma determinada categoria. | - |
83
| Diz se duas palavras rimam ou não. | - |
84
| Usa frases complexas, compostas por subordinação. | - |
85
| Diz se um som é forte ou fraco. | - |
5 a 6 Anos
|
86
|
Consegue indicar alguns, muitos e vários elementos.
| - |
87
|
Diz seu endereço.
| - |
88
|
Diz o número de seu telefone.
| - |
89
|
Aponta para o conjunto que tem mais, menos ou poucos elementos.
| - |
90
|
Conta piadas simples.
| - |
91
|
Relata experiências diárias.
| - |
92
|
Descreve um local ou movimento: através ou entre, longe de, de / desde..., para, por cima de, até.
| - |
93
|
Responde à pergunta "Porque" com uma explicação.
| - |
94
|
Ordena e conta uma estória de 2 a 5 episódios na sequência correta.
| - |
95
|
Define palavras.
| - |
96
|
Responde adequadamente a pergunta "Qual o contrário de ...".
| - |
97
|
Responde a pergunta "O que acontece se...".
| - |
98
|
Usa "ontem" e "amanhã' correctamente.
| - |
99
|
Pergunta o significado de perguntas novas ou conhecidas.
| - |
COGNIÇÃO
|
N.º
|
Verificar se
|
Avaliação
|
0 a 1 Ano
|
01
| Remove um pano do rosto que obscureça sua visão. | - |
02
| Procura com o olhar um objecto que foi tirado de seu campo visual. | - |
03
| Remove um objecto de um recipiente colocando a mão dentro do mesmo. | - |
04
| Coloca um objecto em um recipiente imitando um adulto. | - |
05
| Coloca um objecto em um recipiente quando recebe instruções. | - |
06
| Balança um brinquedo que produz som, pendurado em um barbante. | - |
07
| Coloca três objectos em um recipiente e o esvazia. | - |
08
| Transfere um objecto de uma mão à outra para apanhar outro objecto. | - |
09
| Deixa cair e apanha um brinquedo. | - |
10
| Descobre um objecto escondido sob um recipiente. | - |
11
| Empurra 3 blocos como se fosse um comboio. | - |
12
| Remove um círculo de uma prancha, por imitação. | - |
13
| Coloca um pino redondo em uma prancha de pinos, quando solicitado. | - |
14
| Executa gestos simples quando requisitado. | - |
1 a 2 Anos
|
15
| Retira 6 objectos de um recipiente, um por vez. | - |
16
| Aponta para uma parte do corpo. | - |
17
| Empilha 3 blocos, dada a ordem. | - |
18
| Emparelha objectos semelhantes. | - |
19
| Faz rabiscos no papel. | - |
20
| Aponta para si quando perguntam "Cadê o Fulano?" | - |
21
| Coloca 5 pinos redondos, dada a ordem. | - |
22
| Emparelha objectos com a figura do mesmo nome. | - |
23
| Aponta para a figura nomeada. | - |
24
| Vira as páginas de um livro (2/3 por vez) para encontrar a figura nomeada. | - |
2 a 3 Anos
|
25
| Encontra determinado livro quando solicitado. | - |
26
| Completa um puzzle de encaixe de 3 peças. | - |
27
| Nomeia 4 objectos comuns em figuras. | - |
28
| Desenha uma linha vertical imitando um adulto. | - |
29
| Desenha uma linha horizontal imitando um adulto. | - |
30
| Copia um círculo. | - |
31
| Emparelha objectos com a mesma textura. | - |
32
| Aponta o "pequeno" e o "grande" quando solicitado. | - |
33
| Desenha (+) imitando um adulto. | - |
34
| Emparelha 3 cores. | - |
35
| Coloca objectos dentro, em cima e em baixo de um recipiente, dada a ordem. | - |
36
| Nomeia objectos quando ouve o barulho que fazem. | - |
37
| Monta um brinquedo de encaixe de 4 peças. | - |
38
| Nomeia ações em figuras ("O que ... está fazendo?"). | - |
39
| Emparelha forma geométrica com a figura da mesma. | - |
40
| Empilha 5 ou mais argolas em uma vara na ordem. | - |
3 a 4 Anos
|
41
| Nomeia objectos como sendo grandes ou pequenos. | - |
42
| Aponta para 10 partes do corpo quando requisitado. | - |
43
| Aponta para menino e menina, dada a ordem. | - |
44
| Diz se um objecto é pesado ou leve. | - |
45
| Une 2 partes de uma figura para formar o todo. | - |
46
| Descreve 2 eventos ou personagens de uma estória familiar ou programa de televisão. | - |
47
| Repete brincadeiras (rimas ou canções) que envolvam movimentos coordenados. | - |
48
| Emparelha 3 ou mais objectos. | - |
49
| Aponta para objectos compridos ou curtos. | - |
50
| Diz quais objectos aparecem frequentemente juntos. | - |
51
| Conta até 3 imitando um adulto. | - |
52
| Agrupa objectos em categorias. | - |
53
| Traça um (V) em imitação. | - |
54
| Traça uma linha diagonal dado o exemplo. | - |
55
| Conta até 10 objectos, imitando um adulto. | - |
56
| Constrói uma ponte com 3 blocos por imitação. | - |
57
| Emparelha uma sequência ou padrão (tamanho, cor) de blocos ou contas. | - |
58
| Copia uma série de (V) interligados. | - |
59
| Acrescenta perna ou braço em um desenho incompleto da figura humana. | - |
60
| Completa um quebra-cabeças de 6 peças. | - |
61
| Indica se os objectos são iguais ou diferentes. | - |
62
| Desenha um quadrado imitando um adulto. | - |
63
| Nomeia 3 cores sendo requisitado. | - |
64
| Nomeia 3 formas geométricas (quadrado, triângulo e círculo). | - |
4 a 5 Anos
|
65
| Apanha de 1 a 5 objectos quando solicitado. | - |
66
| Nomeia 5 texturas diferentes. | - |
67
| Copia um triângulo ao ser requisitado. | - |
68
| Recorda-se de 4 objectos que haviam sido vistos em uma figura. | - |
69
| Diz o momento do dia associado a cada actividade. | - |
70
| Repete rimas familiares. | - |
71
| Diz se um objecto é mais pesado ou mais leve (objectos com diferença de 0,5 quilo). | - |
72
| Diz o que está faltando quando um objecto é retirado de um grupo de 3 objectos. | - |
73
| Nomeia 8 cores. | - |
74
| Identifica o valor de 3 moedas. | - |
75
| Emparelha símbolos (letras e números). | - |
76
| Diz a cor de objectos nomeados. | - |
77
| Relata 5 principais factos de uma história contada 3x. | - |
78
| Desenha figura humana(cabeça, tronco e 4 membros) | - |
79
| Canta 5 estrofes de uma canção. | - |
80
| Constrói uma pirâmide de 10 blocos por imitação. | - |
81
| Nomeia objectos como sendo compridos ou curtos. | - |
82
| Coloca objectos "atrás", "ao lado" ou "junto" a outros. | - |
83
| Faz conjuntos iguais de 10 objetos,segundo modelo. | - |
84
| Nomeia ou aponta para a parte ausente da figura. | - |
85
| Conta de 1 a 20. | - |
86
| Identifica o objecto que está colocado no meio, em primeiro e em último lugar. | - |
5 a 6 Anos
|
87
| Conta até 20 objectos e responde adequadamente à pergunta: "Quantos ... você contou?" | - |
88
| Nomeia 10 numerais. | - |
89
| Identifica qual a sua esquerda e qual a sua direita. | - |
90
| Diz as vogais em ordem. | - |
91
| Escreve seu nome com letras de forma. | - |
92
| Nomeia 5 letras do alfabeto. | - |
93
| Ordena objectos em sequência de comprimento e largura. | - |
94
| Nomeia as letras maiúsculas do alfabeto. | - |
95
| Coloca numerais de 1 a 10 na sequência correcta. | - |
96
| Identifica a posição de objectos em 1º, 2º e 3º lugar. | - |
97
| Nomeia as letras minúsculas do alfabeto. | - |
98
| Emparelha letras maiúsculas com minúsculas. | - |
99
| Aponta para numerais de 1 a 25. | - |
100
| Copia um losango. | - |
101
| Completa um labirinto simples. | - |
102
| Diz os dias da semana na ordem. | - |
103
| Soma e subtrai combinações de até 3 elementos. | - |
104
| Diz o mês e o dia de seu aniversário. | - |
105
| Lê 10 palavras impressas. | - |
106
| Prediz o que vai ocorrer. | - |
107
| Aponta para objectos inteiros e partidos ao meio. | - |
108
| Conta de memória de 1 a 100 (pedir que pare no 40, e continue no 80, caso não erre até o 40). | - |
AUTO-CUIDADOS
|
N.º
|
Verificar se
|
Avaliação
|
0 a 1 Ano
|
01
| Suga e deglute líquidos. | - |
02
| Toma mingau / sopinha. | - |
03
| Estende as mãos em direção ao biberão, tentando pegá-lo. | - |
04
| Come alimentos peneirados dados pelos pais. | - |
05
| Segura o biberão sem ajuda enquanto bebe. | - |
06
| Leva o biberão até a boca ou a recusa, empurrando-a. | - |
07
| Come alimentos amassados dados pelos pais. | - |
08
| Bebe em uma chávena, segurada pelos pais. | - |
09
| Come alimentos semi-sólidos dados pelos pais. | - |
10
| Alimenta-se sozinho usando os dedos. | - |
11
| Segura a chávena com ambas as mãos e bebe. | - |
12
| Leva a colher cheia de comida até a boca com ajuda. | - |
13
| Estica braços e pernas ao ser vestido. | - |
1 a 3 Anos
|
14
| Come com colher de modo independente. | - |
15
| Segura a chávena com uma só mão e bebe. | - |
16
| Coloca a mão na água e dá tapinhas no rosto com as mãos molhadas, imitando alguém. | - |
17
| Senta-se em um piniquinho ou sanita infantil por 5 min. | - |
18
| Coloca um chapéu na cabeça e o remove. | - |
19
| Tira as meias. | - |
20
| Empurra os braços pelas mangas e os pés pelas pernas da calça. | - |
21
| Tira os sapatos quando os atacadores estiverem desamarrados | - |
22
| Tira o casaco quando desabotoado. | - |
23
| Tira a calça quando desabotoada. | - |
24
| Puxa um fecho grande para cima e para baixo. | - |
25
| Utiliza palavras ou gestos indicando necessidade de ir a casa de banho. | - |
26
| Alimenta-se sozinho usando colher ou chávena, derrubando um pouco de comida ou derramando pouco líquido. | - |
27
| Quando recebe uma toalha enxuga as mãos e o rosto com ajuda. | - |
28
| Suga líquido do copo ou chávena usando palhinha. | - |
29
| Dá garfadas. | - |
30
| Mastiga e engole apenas substâncias comestíveis. | - |
31
| Enxuga as mãos sem ajuda ao lhe darem uma toalha. | - |
32
| Avisa que quer ir a casa de banho, mesmo sendo tarde demais. | - |
33
| Controla sua baba. | - |
34
| Urina ou defeca quando colocado no piniquinho pelo menos 3 vezes por semana. | - |
35
| Calça os sapatos. | - |
36
| Escova os dentes imitando um adulto. | - |
37
| Retira roupas simples que foram desabotoadas. | - |
38
| Usa a casa de banho para defecar(falha apenas 1x por semana). | - |
39
| Obtém água de uma torneira sem ajuda. | - |
40
| Lava as mãos e o rosto com um sabonete. | - |
41
| Avisa que quer ir a casa de banho durante o dia a tempo. | - |
42
| Pendura o casaco em um gancho da sua altura. | - |
43
| Permanece seco ao dormir durante o dia. | - |
44
| Evita riscos, por ex: pontas em moveis e escadas sem corrimão. | - |
45
| Usa guardanapo quando recomendado. | - |
46
| Espeta o garfo na comida, levando-a à boca. | - |
47
| Despeja líquido de uma peq. jarra para o copo sem ajuda. | - |
48
| Desprende roupas presas com o feixe de pressão. | - |
49
| Lava seus braços e pernas ao lhe darem banho. | - |
50
| Coloca meias. | - |
51
| Veste casaco, malha ou camisa. | - |
52
| Identifica a parte dianteira da roupa. | - |
3 a 4 Anos
|
53
| Alimenta-se sozinho por toda a refeição. | - |
54
| Veste-se só, precisando de ajuda apenas quanto há malhas ou camisetas com golas cerradas ou botões e fechos. | - |
55
| Enxuga o nariz quando lembrado. | - |
56
| Acorda seco 2 manhãs por semana. | - |
57
| Se menino, urina na sanita, em pé. | - |
58
| Veste-se e despe-se sozinho, excepto quanto à botões e fechos em 75% das vezes. | - |
59
| Fecha a roupa com fechos de pressão ou de gancho. | - |
60
| Assoa o nariz quando lembrado. | - |
61
| Evita perigos corriqueiros, por ex: caco de vidro. | - |
62
| Pendura roupa no cabide e põe no armário quando pedem. | - |
63
| Escova os dentes quando recebe instrução. | - |
64
| Coloca luvas. | - |
65
| Desabotoa botões grandes. | - |
66
| Abotoa botões grandes. | - |
67
| Calça botas. | - |
4 a 5 Anos
|
68
| Limpa o que derramou por conta própria. | - |
69
| Evita veneno e todas as substâncias prejudiciais. | - |
70
| Desabotoa sua roupa. | - |
71
| Abotoa sua roupa. | - |
72
| Retira prato e talheres da mesa. | - |
73
| Encaixa fecho em sua terminação. | - |
74
| Lava as mão e o rosto. | - |
75
| Usa talher apropriado para alimentar-se. | - |
76
| Acorda de noite para ir a casa de banho, ou acorda seco. | - |
77
| Limpa e assoa o nariz em 75% das vezes sem ser lembrado | - |
78
| Toma banho só, precisando de ajuda apenas para lavar as costas, pescoço e orelhas. | - |
79
| Usa faca para espalhar manteiga no pão. | - |
80
| Aperta e afrouxa cintos ou fivelas. | - |
81
| Veste-se sozinho, mas não dá laços. | - |
82
| Serve-se à mesa enquanto seguram a travessa de comida. | - |
83
| Ajuda a pôr a mesa correctamente quando recebe instruções. | - |
84
| Escova os dentes. | - |
85
| Vai a casa de banho à tempo, retira a roupa, usa papel higiênico, dá descarga e veste-se sem ajuda. | - |
86
| Penteia ou escova cabelos compridos. | - |
87
| Pendura roupas em cabides. | - |
88
| Anda pela vizinhança sem constante supervisão. | - |
89
| Enfia cordões em sapatos. | - |
90
| Amarra ou dá laços nos cordões dos sapatos. | - |
5 a 6 Anos
|
91
| É responsável por uma tarefa semanal e a executa ao ser lembrado. | - |
92
| Selecciona roupas apropriadas ao clima e ocasião. | - |
93
| Pára no passeio, olha para ambos os lados, e atravessa a rua sem precisar ser lembrado. | - |
94
| Serve-se à mesa e passa aos demais a panela de comida. | - |
95
| Prepara sua própria chávena de café com leite. | - |
96
| É responsável por uma tarefa diária em casa. | - |
97
| Ajusta a temperatura da água para o banho. | - |
98
| Prepara seu própria sandes ou lanche. | - |
99
| Anda sozinho até a distância de 2 quadras de casa. | - |
100
| Corta alimentos tenros com faca. | - |
101
| Encontra a casa de banho correcta em local público. | - |
102
| Abre a embalagem de leite. | - |
103
| Apanha uma bandeja com comida, levando-a e pondo sobre a mesa. | - |
104
| Amarra os cordões em casacos com capuz. | - |
105
| Aperta o cinto de segurança do automóvel. | - |
DESENVOLVIMENTO MOTOR
|
N.º
|
Verificar se
|
Avaliação
|
0 a 1 Ano
|
01
|
Alcança um objecto colocado à sua frente (15 a 20 cm.).
| - |
02
|
Apanha um objecto colocado à sua frente (8 cm.).
| - |
03
|
Estende os braços em direção a um objeto à sua frente e o apanha.
| - |
04
|
Alcança um objecto preferido.
| - |
05
|
Coloca objectos na boca.
| - |
06
|
Eleva a cabeça e o tronco apoiando-se nos braços, ao estar deitado de barriga para baixo.
| - |
07
|
Levanta a cabeça e o tronco apoiando-se em um só braço.
| - |
08
|
Toca e explora objectos com a boca.
| - |
09
|
Em DV, vira de lado e mantém esta posição ½ das vezes.
| - |
10
|
Em DV, vira de costas.
| - |
11
|
Em DV, move-se para frente o equivalente a sua altura.
| - |
12
|
Em DD, rola para o lado.
| - |
13
|
Em DD, vira de barriga para baixo.
| - |
14
|
Faz esforço para sentar-se, segurando nos dedos do adulto
| - |
15
|
Vira a cabeça com facilidade quando o corpo está apoiado.
| - |
16
|
Mantém-se sentado por 2 minutos.
| - |
17
|
Solta um objecto para apanhar outro.
| - |
18
|
Apanha e deixa cair um objecto propositalmente.
| - |
19
|
Fica em pé com o máximo de apoio.
| - |
20
|
Estando em pé com apoio, pula para cima e para baixo.
| - |
21
|
Engatinha para apanhar um objecto (distante a sua altura).
| - |
22
|
Senta-se apoiando-se sozinho.
| - |
23
|
Estando sentado, vira de gatinhas.
| - |
24
|
Estando em DV consegue sentar-se.
| - |
25
|
Senta-se sem o apoio das mãos.
| - |
26
|
Atira objetos ao acaso.
| - |
27
|
Balança para frente e para trás quando de gatinhas.
| - |
28
|
Transfere objectos de uma mão para outra quando sentado.
| - |
29
|
Retém em uma das mãos 2 cubos de 2,5 cm.
| - |
30
|
Fica de joelhos.
| - |
31
|
Fica em pé, apoiando-se em algo.
| - |
32
|
Usa preensão de pinça para pegar objectos.
| - |
33
|
Engatinha.
| - |
34
|
Estando de gatinhas, estende uma das mãos para o alto.
| - |
35
|
Fica em pé com o mínimo de apoio.
| - |
36
|
Lambe a comida ao redor da boca.
| - |
37
|
Mantém-se em pé sozinho por um minuto.
| - |
38
|
Derruba um objecto que está dentro de um recipiente.
| - |
39
|
Vira várias páginas de um livro ao mesmo tempo.
| - |
40
|
Escava com uma colher ou pá.
| - |
41
|
Coloca pequenos objectos dentro do recipiente.
| - |
42
|
Estando de pé, abaixa-se e senta.
| - |
43
|
Bate palmas.
| - |
44
|
Anda com um mínimo de apoio.
| - |
45
|
Dá alguns passos sem apoio.
| - |
1 a 2 Anos
|
46
|
Sobe escadas engatinhando.
| - |
47
|
Coloca-se em pé, estando sentado.
| - |
48
|
Rola uma bola imitando um adulto.
| - |
49
|
Sobe em uma cadeira de adulto, vira-se e senta.
| - |
50
|
Coloca 4 aros em uma pequena estaca.
| - |
51
|
Retira pinos de 2,5 cm de uma prancha ou tabuleiro.
| - |
52
|
Encaixa pinos de 2,5 cm em uma prancha de encaixe.
| - |
53
|
Constrói uma torre de 3 blocos.
| - |
54
|
Faz traços no papel com lápis ou lápis de cera.
| - |
55
|
Anda sozinho.
| - |
56
|
Desce escadas sentado, colocando primeiro os pés.
| - |
57
|
Senta-se em uma cadeirinha.
| - |
58
|
Agacha-se e volta a ficar em pé.
| - |
59
|
Empurra e puxa brinquedos ao andar.
| - |
60
|
Usa cadeira ou cavalo de balanço.
| - |
61
|
Sobe escadas com ajuda.
| - |
62
|
Dobra o corpo sem cair para apanhar objectos no chão.
| - |
63
|
Imita um movimento circular.
| - |
2 a 3 Anos
|
64
| Enfia 4 contas grandes em um cordão em 2 minutos. | - |
65
| Vira trincos ou maçanetas em portas. | - |
66
| Salta no mesmo local com ambos os pés. | - |
67
| Anda de costas. | - |
68
| Desce escadas sem ajuda. | - |
69
| Atira uma bola a um adulto à 1 ½ de distância. | - |
70
| Constrói uma torre de 5 a 6 blocos. | - |
71
| Vira páginas de um livro, uma por vez. | - |
72
| Desembrulha um pequeno objecto. | - |
73
| Dobra um papel ao meio, imitando um adulto. | - |
74
| Desmancha e reconstrói brinquedos de encaixe por pressão. | - |
75
| Desenrosca brinquedos que se encaixam por roscas. | - |
76
| Chuta uma bola grande que está imóvel. | - |
77
| Faz bolas de argila, barro ou massinha. | - |
78
| Segura o lápis entre o polegar e o indicador, apoiando-o sobre o dedo médio. | - |
79
| Dá cambalhota para frente com ajuda. | - |
80
| Dá marteladas para encaixar 5 pinos em seus orifícios. | - |
3 a 4 Anos
|
81
|
Faz um quebra cabeça de 3 peças.
| - |
82
|
Corta algo em pedaços com tesoura.
| - |
83
|
Pula de uma altura de 20 cm.
| - |
84
|
Chuta uma bola grande quando enviada para si.
| - |
85
|
Anda na ponta dos pés.
| - |
86
|
Corre 10 passos coordenando e alternando o movimento dos braços e pés.
| - |
87
|
Pedala com triciclo a distância de 1 metro e ½.
| - |
88
|
Balança em um balanço quando este está em movimento.
| - |
89
|
Sobe em um escorregador de 1,20m a 1,80m e escorrega.
| - |
90
|
Dá cambalhotas para frente.
| - |
91
|
Sobe escadas alternando os pés.
| - |
92
|
Marcha (anda de forma ritmada).
| - |
93
|
Apara a bola com ambas as mãos.
| - |
94
|
Desenha figuras seguindo contornos ou pontilhados.
| - |
95
|
Recorta ao longo de uma linha reta 20 cm, afastando-se pouco da linha.
| - |
4 a 5 Anos
|
96
|
Fica em um só pé sem apoio por 4 a 8 segundos.
| - |
97
|
Muda de direção ao correr.
| - |
98
|
Anda sobre uma viga ou tábua, mantendo o equilíbrio.
| - |
99
|
Pula para frente 10 vezes sem cair.
| - |
100
|
Salta sobre uma corda suspensa a 5 cm do solo.
| - |
101
|
Pula de costas 6 vezes.
| - |
102
|
Rebate e apanha uma bola grande.
| - |
103
|
Une 2 a 3 pedaços de massa de modelar.
| - |
104
|
Recorta em torno de linhas curvas.
| - |
105
|
Encaixa objetos de rosca.
| - |
106
|
Desce escadas alternando os pés.
| - |
107
|
Pedala um triciclo fazendo curvas.
| - |
108
|
Salta em um só pé 5 vezes consecutivas.
| - |
109
|
Recorta um círculo em 5 cm.
| - |
110
|
Desenha figuras simples facilmente identificáveis (por ex: casa).
| - |
111
|
Recorta e cola formas simples.
| - |
5 a 6 Anos
|
112
|
Escreve letras de imprensa maiúsculas, isoladas e grandes em qualquer lugar do papel.
| - |
113
|
Anda sobre uma tábua para trás, para frente e para os lados, mantendo o equilíbrio.
| - |
114
|
Caminha saltitando.
| - |
115
|
Balança em um balanço iniciando e mantendo o movimento.
| - |
116
|
Estica os dedos tocando o polegar em cada um deles.
| - |
117
|
Copia letras maiúsculas.
| - |
118
|
Sobe em escadas de mão ou de escorregador de 3 m.
| - |
119
|
Bate em um prego com martelo.
| - |
120
|
Rebate a bola à medida em que anda com direção.
| - |
121
|
Consegue colorir sem sair da margem em 95% das vezes.
| - |
122
|
Recorta figuras sem sair mais que 6 mm da margem.
| - |
123
|
Usa afiador de lápis.
| - |
124
|
Copia desenhos complexos (escola, navio).
| - |
125
|
Rasga figuras simples de um papel.
| - |
126
|
Dobra um papel quadrado 2x em diagonal por imitação.
| - |
127
|
Apanha uma bola leve com uma só mão.
| - |
128
|
Pula corda sozinho.
| - |
129
|
Golpeia uma bola com um bastão ou pedaço de pau.
| - |
130
|
Apanha um objecto no chão enquanto corre.
| - |
131
|
Paina uma distância de 3 m, ou usa skate.
| - |
132
|
Anda de bicicleta.
| - |
133
|
Escorrega descendo um monte de areia ou terra.
| - |
134
|
Anda ou brinca em piscina tendo água até a cintura.
| - |
135
|
Conduz um patinete dando impulso com um só pé.
| - |
136
|
Salta e gira em um só pé.
| - |
137
|
Escreve seu nome com letras de forma em caderno pautado.
| - |
138
|
Salta de uma altura de 30 cm. e cai na ponta dos pés.
| - |
139
|
Pára em um só pé sem apoio com olhos fechados por 10 segundos.
| - |
140
|
Dependura-se por 10 segundos em uma barra horizontal.
| - |
Nenhum comentário:
Postar um comentário