4 de out de 2014

GUIA PORTAGE


SOCIALIZAÇÃO
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Observa uma pessoa movimentando-se em seu campo visual.
-
02
Sorri em resposta à atenção do adulto.
-
03
Vocaliza em resposta à atenção.
-
04
Olha para sua própria mão, sorrindo ou vocalizando.
-
05
Responde a seu círculo familiar, sorrindo, vocalizando ou parando de chorar.
-
06
Sorri em resposta à expressão facial dos outros.
-
07
Sorri e vocaliza ao ver sua imagem no espelho
-
08
Acaricia ou toca no rosto de adultos (puxa cabelo, nariz, óculos, etc.).
-
09
Estende a mão em direção a um objeto oferecido.
-
10
Estende os braços em direção a pessoas familiares.
-
11
Estende a mão e toca sua imagem refletida no espelho.
-
12
Segura e examina por 1 minuto um objeto que lhe foi dado.
-
13
Sacode ou aperta um objeto colocado em sua mão, produzindo sons involuntários.
-
14
Brinca sozinho por 10 minutos.
-
15
Procura contato visual quando alguém lhe dá atenção por 2 a 3 minutos.
-
16
Brinca sozinho sem reclamar por 15 a 20 minutos, próximo de um adulto.
-
17
Vocaliza para obter atenção.
-
18
Imita adulto em brincadeiras de esconde-esconde.
-
19
Bate palmas, imitando um adulto.
-
20
Acena a mão, imitando um adulto.
-
21
Ergue os braços para expressar "grande", imitando um adulto.
-
22
Oferece algo mas nem sempre entrega.
-
23
Abraça, acaricia e beija familiares.
-
24
Responde ao próprio nome, olhando ou estendendo o braço para ser pego.
-
25
Aperta ou sacode um brinquedo para produzir sons, em imitação.
-
26
Manipula brinquedo ou objeto.
-
27
Estende um brinquedo ou objeto a um adulto e o entrega.
-
28
Imita movimentos de outras crianças ao brincar.
-
1 a 2 Anos
29
Imita um adulto em uma tarefa simples.
-
30
Brinca ao lado de outras crianças, com uma realizando uma tarefa diferente.
-
31
Toma parte em uma brincadeira com outra criança por 2 a 5 minutos.
-
32
Aceita a ausência dos pais, embora possa reclamar.
-
33
Explora activamente seu meio ambiente.
-
34
Realiza actividade manipulativa com outra pessoa.
-
35
Abraça e carrega uma boneca ou brinquedo macio.
-
36
Repete acções que produzem risos e atenção.
-
37
Dá um livro para que um adulto o leia ou para que ambos o compartilhem.
-
38
Puxa uma pessoa a mostrar-lhe algo.
-
39
Retira a mão ou diz "não" quando está próximo de um objecto não permitido e alguém o lembra disto.
-
40
Quando colocado em sua cadeira ou trocador espera ser atendido.
-
41
Brinca com 2 ou 3 crianças da sua idade.
-
42
Compartilha um objecto ou alimento com outra criança.
-
43
Cumprimenta colegas ou adultos quando lembrado.
-
2 a 3 Anos
44
Obedece ordens dos pais pelo menos ½ das vezes.
-
45
Busca / leva um objecto ou pessoa quando solicitado.
-
46
Presta atenção à estória ou música por 5 a 10 min.
-
47
Diz "Por favor" ou "Obrigado" quando lembrado.
-
48
Tenta ajudar os pais a executarem tarefas realizando parte da mesma.
-
49
Brinca de usar roupas de adultos.
-
50
Faz uma escolha quando indagado.
-
51
Demonstra entender sentimentos, expressando-os.
-
3 a 4 Anos
52
Canta e dança ao ouvir músicas.
-
53
Segue regras de um jogo imitando acções de outras crianças.
-
54
Cumprimenta pessoas familiares sem ser lembrado.
-
55
Seguem regras em jogos de grupos dirigidos por adultos.
-
56
Pede permissão para brincar com um brinquedo que está sendo usado por outra criança.
-
57
Diz "Por favor" e "Obrigado" sem ser lembrado ½ das vezes.
-
58
Atende o telefone, chamando um adulto e falando com pessoas familiares.
-
59
Espera a sua vez.
-
60
Segue regras em jogos dirigidos por uma criança mais velha.
-
61
Obedece as ordens de um adulto 75% das vezes.
-
62
Permanece em seu próprio quintal ou jardim.
-
63
Brinca perto de outras crianças conversando com elas enquanto trabalha em um projecto próprio (30 min.).
-
4 a 5 Anos
64
Pede ajuda quando está tendo dificuldades.
-
65
Contribui para a conversa de adultos.
-
66
Repete rimas, canções ou dança para os outros.
-
67
Faz uma tarefa sozinho por 20 a 30 minutos.
-
68
Pede desculpas sem ser lembrado 75% das vezes.
-
69
Espera sua vez em brincadeiras que envolvam de 8 a 9 crianças.
-
70
Brinca com 2 a 3 crianças por 20 min. em uma actividade que envolva cooperação.
-
71
Quando em público, apresenta um comportamento socialmente aceitável.
-
72
Pede permissão para usar objetos dos outros em 75% das vezes.
-
5 a 6 Anos
73
Manifesta seus sentimentos. 
74
Brinca com 4 a 5 crianças em actividades de cooperação por 20 minutos sem supervisão.-
75
Explica aos outros as regras do jogo ou actividade.-
76
Imita papéis de adulto.-
77
Colabora para a conversa durante as refeições.-
78
Segue regras de jogo que envolva raciocínio verbal.-
79
Conforta colegas quando estes estão tristes.-
80
Escolhe seus próprios amigos.-
81
Planeja e constrói, usando ferramentas simples.-
82
Estabelece metas para si próprio e executa actividades para atingi-las.-
83
Dramatiza trechos de estórias, desempenhando um papel ou utilizando fantoches.-

LINGUAGEM
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Repete sons emitidos por outras pessoas.-
02
Repete a mesma sílaba 2 a 3 vezes.-
03
Responde a gestos com gestos.-
04
Obedece a uma ordem simples, quando acompanhada de gestos indicativos.-
05
Interrompe a actividade quando lhe dizem "Não" 75% das vezes.-
06
Responde a perguntas simples com respostas não verbais.-
07
Combina 2 sílabas diferentes quando tenta verbalizar.-
08
Imita padrões de entonação da voz de outras pessoas.-
09
Usa uma palavra funcionalmente para indicar objetos ou pessoas.-
10
Vocaliza em resposta à fala de outras pessoas.-
1 a 2 Anos
11
Diz 5 palavras diferentes.
-
12
Pede "mais".
-
13
Diz "acabou".
-
14
Obedece a 3 ordens diferentes que não são acompanhadas de gestos indicativos.
-
15
Consegue "dar" ou "mostrar" quando solicitado.
-
16
Aponta para 12 objectos quando nomeados.
-
17
Aponta para 3 a 5 figuras em um livro.
-
18
Aponta para 3 partes de seu próprio corpo.
-
19
Diz seu nome ou apelido quando solicitado.
-
20
Responde à pergunta "O que é isto?"
-
21
Combina palavras e gestos para expressar desejos.
-
22
Nomeia 5 membros da família, incluindo animais.
-
23
Nomeia 4 brinquedos.
-
24
Produz sons de animais, ou os nomeia pelo som.
-
25
Pede alimentos conhecidos pelo nome, quando mostrados.
-
26
Faz perguntas variando a entonação da voz.
-
27
Nomeia 3 partes do corpo em uma boneca ou outra pessoa.
-
28
Respondes a perguntas de sim / não.
-
2 a 3 Anos
29
Combina substantivos ou adjectivos e substantivos em frases de 2 palavras.-
30
Combina substantivo e verbo em frases de 2 palavras-
31
Usa uma palavra para indicar que quer ir ao banheiro-
32
Combina verbo ou substantivo com "lá" e "aqui" em frases de 2 palavras.-
33
Combina 2 palavras para expressar posse.-
34
Emprega "não" na fala.-
35
Responde à pergunta "O que .... está fazendo?" para actividades habituais.-
36
Responde a perguntas tipo "Onde está objecto?"-
37
Nomeia sons ambientais familiares.-
38
Dá mais de um objecto quando se usa a forma plural na solicitação.-
39
Ao falar, refere-se a si próprio pelo nome.-
40
Aponta para figuras de objectos comuns descritos pelo uso (até 10)("O que serve pra comer? = colher")-
41
Mostra a idade pelos dedos.-
42
Diz seu sexo quando solicitado.-
43
Obedece à sequência de duas ordens relacionadas.-
44
Usa a forma do verbo no gerúndio.-
45
Emprega formas regulares no plural.-
46
Emprega algumas formas irregulares de verbos no passado de forma sistemática.-
47
Faz perguntas do tipo "O que é isso?"-
48
Controla o volume da voz 90% das vezes.-
49
Usa "este / esta" e "aquele / aquela" na fala.-
50
Emprega "é" e "está" em frases simples.-
51
Diz "eu", "mim", "meu" ao invés do próprio nome.-
52
Aponta objetos e diz que eles não são outras coisas.-
53
Responde à pergunta "Quem?" dando um nome.-
54
Emprega as formas possessivas dos substantivos.-
55
Usa artigos ao falar.-
56
Usa substantivos que indicam grupo ou categoria.-
57
Usa os verbos "ser", "estar" e "ter" no presente com poucos erros.-
58
Diz se os objetos estão abertos ou fechados.-
3 a 4 Anos
59
Expressa diminutivos e aumentativos quando fala.-
60
Presta atenção por 5 minutos a uma estória lida.-
61
Obedece à sequência de 2 ordens não relacionadas.-
62
Diz seu nome completo quando solicitado.-
63
Responde perguntas simples envolvendo "Como".-
64
Emprega verbos regulares no passado.-
65
Relata experiências imediatas.-
66
Diz como são usados objectos comuns.-
67
Expressa acções futuras empregando os verbos "ir", "ter" e "querer".-
68
Utiliza adequadamente masculino e feminino na fala.-
69
Usa formas imperativas de verbos ao pedir favores.-
70
Conta 2 fatos na ordem de ocorrência.-
4 a 5 Anos
71
Obedece a uma sequência envolvendo 3 ordens.-
72
Demonstra compreensão de verbos reflexivos, usando-os ocasionalmente (pe. ele se machucou).-
73
Consegue identificar objectos / figuras que formem par sob solicitação.-
74
Emprega o futuro ao falar.-
75
Usa orações compostas por coordenação.-
76
Consegue identificar a parte de cima e de baixo de objectos, quando solicitado.-
77
Emprega ocasionalmente o condicional ao falar (poderia, pudesse, iria, seria, faria).-
78
Consegue identificar absurdos em figuras.-
79
Emprega as seguintes palavras: irmã(o), avó, avô.-
80
Completa frases com antônimos.-
81
Relata uma estória conhecida sem ajuda de figuras.-
82
Em uma figura, nomeia o objecto que não pertence a uma determinada categoria.-
83
Diz se duas palavras rimam ou não.-
84
Usa frases complexas, compostas por subordinação.-
85
Diz se um som é forte ou fraco.-
5 a 6 Anos
86
Consegue indicar alguns, muitos e vários elementos.
-
87
Diz seu endereço.
-
88
Diz o número de seu telefone.
-
89
Aponta para o conjunto que tem mais, menos ou poucos elementos.
-
90
Conta piadas simples.
-
91
Relata experiências diárias.
-
92
Descreve um local ou movimento: através ou entre, longe de, de / desde..., para, por cima de, até.
-
93
Responde à pergunta "Porque" com uma explicação.
-
94
Ordena e conta uma estória de 2 a 5 episódios na sequência correta.
-
95
Define palavras.
-
96
Responde adequadamente a pergunta "Qual o contrário de ...".
-
97
Responde a pergunta "O que acontece se...".
-
98
Usa "ontem" e "amanhã' correctamente.
-
99
Pergunta o significado de perguntas novas ou conhecidas.
-

COGNIÇÃO
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Remove um pano do rosto que obscureça sua visão.-
02
Procura com o olhar um objecto que foi tirado de seu campo visual.-
03
Remove um objecto de um recipiente colocando a mão dentro do mesmo.-
04
Coloca um objecto em um recipiente imitando um adulto.-
05
Coloca um objecto em um recipiente quando recebe instruções.-
06
Balança um brinquedo que produz som, pendurado em um barbante.-
07
Coloca três objectos em um recipiente e o esvazia.-
08
Transfere um objecto de uma mão à outra para apanhar outro objecto.-
09
Deixa cair e apanha um brinquedo.-
10
Descobre um objecto escondido sob um recipiente.-
11
Empurra 3 blocos como se fosse um comboio.-
12
Remove um círculo de uma prancha, por imitação.-
13
Coloca um pino redondo em uma prancha de pinos, quando solicitado.-
14
Executa gestos simples quando requisitado.-
1 a 2 Anos
15
Retira 6 objectos de um recipiente, um por vez.-
16
Aponta para uma parte do corpo.-
17
Empilha 3 blocos, dada a ordem.-
18
Emparelha objectos semelhantes.-
19
Faz rabiscos no papel.-
20
Aponta para si quando perguntam "Cadê o Fulano?"-
21
Coloca 5 pinos redondos, dada a ordem.-
22
Emparelha objectos com a figura do mesmo nome.-
23
Aponta para a figura nomeada.-
24
Vira as páginas de um livro (2/3 por vez) para encontrar a figura nomeada.-
2 a 3 Anos
25
Encontra determinado livro quando solicitado.-
26
Completa um puzzle de encaixe de 3 peças.-
27
Nomeia 4 objectos comuns em figuras.-
28
Desenha uma linha vertical imitando um adulto.-
29
Desenha uma linha horizontal imitando um adulto.-
30
Copia um círculo.-
31
Emparelha objectos com a mesma textura.-
32
Aponta o "pequeno" e o "grande" quando solicitado.-
33
Desenha (+) imitando um adulto.-
34
Emparelha 3 cores.-
35
Coloca objectos dentro, em cima e em baixo de um recipiente, dada a ordem.-
36
Nomeia objectos quando ouve o barulho que fazem.-
37
Monta um brinquedo de encaixe de 4 peças.-
38
Nomeia ações em figuras ("O que ... está fazendo?").-
39
Emparelha forma geométrica com a figura da mesma.-
40
Empilha 5 ou mais argolas em uma vara na ordem.-
3 a 4 Anos
41
Nomeia objectos como sendo grandes ou pequenos.-
42
Aponta para 10 partes do corpo quando requisitado.-
43
Aponta para menino e menina, dada a ordem.-
44
Diz se um objecto é pesado ou leve.-
45
Une 2 partes de uma figura para formar o todo.-
46
Descreve 2 eventos ou personagens de uma estória familiar ou programa de televisão.-
47
Repete brincadeiras (rimas ou canções) que envolvam movimentos coordenados.-
48
Emparelha 3 ou mais objectos.-
49
Aponta para objectos compridos ou curtos.-
50
Diz quais objectos aparecem frequentemente juntos.-
51
Conta até 3 imitando um adulto.-
52
Agrupa objectos em categorias.-
53
Traça um (V) em imitação.-
54
Traça uma linha diagonal dado o exemplo.-
55
Conta até 10 objectos, imitando um adulto.-
56
Constrói uma ponte com 3 blocos por imitação.-
57
Emparelha uma sequência ou padrão (tamanho, cor) de blocos ou contas.-
58
Copia uma série de (V) interligados.-
59
Acrescenta perna ou braço em um desenho incompleto da figura humana.-
60
Completa um quebra-cabeças de 6 peças.-
61
Indica se os objectos são iguais ou diferentes.-
62
Desenha um quadrado imitando um adulto.-
63
Nomeia 3 cores sendo requisitado.-
64
Nomeia 3 formas geométricas (quadrado, triângulo e círculo).-
4 a 5 Anos
65
Apanha de 1 a 5 objectos quando solicitado.-
66
Nomeia 5 texturas diferentes.-
67
Copia um triângulo ao ser requisitado.-
68
Recorda-se de 4 objectos que haviam sido vistos em uma figura.-
69
Diz o momento do dia associado a cada actividade.-
70
Repete rimas familiares.-
71
Diz se um objecto é mais pesado ou mais leve (objectos com diferença de 0,5 quilo).-
72
Diz o que está faltando quando um objecto é retirado de um grupo de 3 objectos.-
73
Nomeia 8 cores.-
74
Identifica o valor de 3 moedas.-
75
Emparelha símbolos (letras e números).-
76
Diz a cor de objectos nomeados.-
77
Relata 5 principais factos de uma história contada 3x.-
78
Desenha figura humana(cabeça, tronco e 4 membros)-
79
Canta 5 estrofes de uma canção.-
80
Constrói uma pirâmide de 10 blocos por imitação.-
81
Nomeia objectos como sendo compridos ou curtos.-
82
Coloca objectos "atrás", "ao lado" ou "junto" a outros.-
83
Faz conjuntos iguais de 10 objetos,segundo modelo.-
84
Nomeia ou aponta para a parte ausente da figura.-
85
Conta de 1 a 20.-
86
Identifica o objecto que está colocado no meio, em primeiro e em último lugar.-
5 a 6 Anos
87
Conta até 20 objectos e responde adequadamente à pergunta: "Quantos ... você contou?"-
88
Nomeia 10 numerais.-
89
Identifica qual a sua esquerda e qual a sua direita.-
90
Diz as vogais em ordem.-
91
Escreve seu nome com letras de forma.-
92
Nomeia 5 letras do alfabeto.-
93
Ordena objectos em sequência de comprimento e largura.-
94
Nomeia as letras maiúsculas do alfabeto.-
95
Coloca numerais de 1 a 10 na sequência correcta.-
96
Identifica a posição de objectos em 1º, 2º e 3º lugar.-
97
Nomeia as letras minúsculas do alfabeto.-
98
Emparelha letras maiúsculas com minúsculas.-
99
Aponta para numerais de 1 a 25.-
100
Copia um losango.-
101
Completa um labirinto simples.-
102
Diz os dias da semana na ordem.-
103
Soma e subtrai combinações de até 3 elementos.-
104
Diz o mês e o dia de seu aniversário.-
105
Lê 10 palavras impressas.-
106
Prediz o que vai ocorrer.-
107
Aponta para objectos inteiros e partidos ao meio.-
108
Conta de memória de 1 a 100 (pedir que pare no 40, e continue no 80, caso não erre até o 40).-

AUTO-CUIDADOS
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Suga e deglute líquidos.-
02
Toma mingau / sopinha.-
03
Estende as mãos em direção ao biberão, tentando pegá-lo.-
04
Come alimentos peneirados dados pelos pais.-
05
Segura o biberão sem ajuda enquanto bebe.-
06
Leva o biberão até a boca ou a recusa, empurrando-a.-
07
Come alimentos amassados dados pelos pais.-
08
Bebe em uma chávena, segurada pelos pais.-
09
Come alimentos semi-sólidos dados pelos pais.-
10
Alimenta-se sozinho usando os dedos.-
11
Segura a chávena com ambas as mãos e bebe.-
12
Leva a colher cheia de comida até a boca com ajuda.-
13
Estica braços e pernas ao ser vestido.-
1 a 3 Anos
14
Come com colher de modo independente.-
15
Segura a chávena com uma só mão e bebe.-
16
Coloca a mão na água e dá tapinhas no rosto com as mãos molhadas, imitando alguém.-
17
Senta-se em um piniquinho ou sanita infantil por 5 min.-
18
Coloca um chapéu na cabeça e o remove.-
19
Tira as meias.-
20
Empurra os braços pelas mangas e os pés pelas pernas da calça.-
21
Tira os sapatos quando os atacadores estiverem desamarrados-
22
Tira o casaco quando desabotoado.-
23
Tira a calça quando desabotoada.-
24
Puxa um fecho grande para cima e para baixo.-
25
Utiliza palavras ou gestos indicando necessidade de ir a casa de banho.-
26
Alimenta-se sozinho usando colher ou chávena, derrubando um pouco de comida ou derramando pouco líquido.-
27
Quando recebe uma toalha enxuga as mãos e o rosto com ajuda.-
28
Suga líquido do copo ou chávena usando palhinha.-
29
Dá garfadas.-
30
Mastiga e engole apenas substâncias comestíveis.-
31
Enxuga as mãos sem ajuda ao lhe darem uma toalha.-
32
Avisa que quer ir a casa de banho, mesmo sendo tarde demais.-
33
Controla sua baba.-
34
Urina ou defeca quando colocado no piniquinho pelo menos 3 vezes por semana.-
35
Calça os sapatos.-
36
Escova os dentes imitando um adulto.-
37
Retira roupas simples que foram desabotoadas.-
38
Usa a casa de banho para defecar(falha apenas 1x por semana).-
39
Obtém água de uma torneira sem ajuda.-
40
Lava as mãos e o rosto com um sabonete.-
41
Avisa que quer ir a casa de banho durante o dia a tempo.-
42
Pendura o casaco em um gancho da sua altura.-
43
Permanece seco ao dormir durante o dia.-
44
Evita riscos, por ex: pontas em moveis e escadas sem corrimão.-
45
Usa guardanapo quando recomendado.-
46
Espeta o garfo na comida, levando-a à boca.-
47
Despeja líquido de uma peq. jarra para o copo sem ajuda.-
48
Desprende roupas presas com o feixe de pressão.-
49
Lava seus braços e pernas ao lhe darem banho.-
50
Coloca meias.-
51
Veste casaco, malha ou camisa.-
52
Identifica a parte dianteira da roupa.-
3 a 4 Anos
53
Alimenta-se sozinho por toda a refeição.-
54
Veste-se só, precisando de ajuda apenas quanto há malhas ou camisetas com golas cerradas ou botões e fechos.-
55
Enxuga o nariz quando lembrado.-
56
Acorda seco 2 manhãs por semana.-
57
Se menino, urina na sanita, em pé.-
58
Veste-se e despe-se sozinho, excepto quanto à botões e fechos em 75% das vezes.-
59
Fecha a roupa com fechos de pressão ou de gancho.-
60
Assoa o nariz quando lembrado.-
61
Evita perigos corriqueiros, por ex: caco de vidro.-
62
Pendura roupa no cabide e põe no armário quando pedem.-
63
Escova os dentes quando recebe instrução.-
64
Coloca luvas.-
65
Desabotoa botões grandes.-
66
Abotoa botões grandes.-
67
Calça botas.-
4 a 5 Anos
68
Limpa o que derramou por conta própria.-
69
Evita veneno e todas as substâncias prejudiciais.-
70
Desabotoa sua roupa.-
71
Abotoa sua roupa.-
72
Retira prato e talheres da mesa.-
73
Encaixa fecho em sua terminação.-
74
Lava as mão e o rosto.-
75
Usa talher apropriado para alimentar-se.-
76
Acorda de noite para ir a casa de banho, ou acorda seco.-
77
Limpa e assoa o nariz em 75% das vezes sem ser lembrado-
78
Toma banho só, precisando de ajuda apenas para lavar as costas, pescoço e orelhas.-
79
Usa faca para espalhar manteiga no pão.-
80
Aperta e afrouxa cintos ou fivelas.-
81
Veste-se sozinho, mas não dá laços.-
82
Serve-se à mesa enquanto seguram a travessa de comida.-
83
Ajuda a pôr a mesa correctamente quando recebe instruções.-
84
Escova os dentes.-
85
Vai a casa de banho à tempo, retira a roupa, usa papel higiênico, dá descarga e veste-se sem ajuda.-
86
Penteia ou escova cabelos compridos.-
87
Pendura roupas em cabides.-
88
Anda pela vizinhança sem constante supervisão.-
89
Enfia cordões em sapatos.-
90
Amarra ou dá laços nos cordões dos sapatos.-
5 a 6 Anos
91
É responsável por uma tarefa semanal e a executa ao ser lembrado.-
92
Selecciona roupas apropriadas ao clima e ocasião.-
93
Pára no passeio, olha para ambos os lados, e atravessa a rua sem precisar ser lembrado.-
94
Serve-se à mesa e passa aos demais a panela de comida.-
95
Prepara sua própria chávena de café com leite.-
96
É responsável por uma tarefa diária em casa.-
97
Ajusta a temperatura da água para o banho.-
98
Prepara seu própria sandes ou lanche.-
99
Anda sozinho até a distância de 2 quadras de casa.-
100
Corta alimentos tenros com faca.-
101
Encontra a casa de banho correcta em local público.-
102
Abre a embalagem de leite.-
103
Apanha uma bandeja com comida, levando-a e pondo sobre a mesa.-
104
Amarra os cordões em casacos com capuz.-
105
Aperta o cinto de segurança do automóvel.-

DESENVOLVIMENTO MOTOR
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Alcança um objecto colocado à sua frente (15 a 20 cm.).
-
02
Apanha um objecto colocado à sua frente (8 cm.).
-
03
Estende os braços em direção a um objeto à sua frente e o apanha.
-
04
Alcança um objecto preferido.
-
05
Coloca objectos na boca.
-
06
Eleva a cabeça e o tronco apoiando-se nos braços, ao estar deitado de barriga para baixo.
-
07
Levanta a cabeça e o tronco apoiando-se em um só braço.
-
08
Toca e explora objectos com a boca.
-
09
Em DV, vira de lado e mantém esta posição ½ das vezes.
-
10
Em DV, vira de costas.
-
11
Em DV, move-se para frente o equivalente a sua altura.
-
12
Em DD, rola para o lado.
-
13
Em DD, vira de barriga para baixo.
-
14
Faz esforço para sentar-se, segurando nos dedos do adulto
-
15
Vira a cabeça com facilidade quando o corpo está apoiado.
-
16
Mantém-se sentado por 2 minutos.
-
17
Solta um objecto para apanhar outro.
-
18
Apanha e deixa cair um objecto propositalmente.
-
19
Fica em pé com o máximo de apoio.
-
20
Estando em pé com apoio, pula para cima e para baixo.
-
21
Engatinha para apanhar um objecto (distante a sua altura).
-
22
Senta-se apoiando-se sozinho.
-
23
Estando sentado, vira de gatinhas.
-
24
Estando em DV consegue sentar-se.
-
25
Senta-se sem o apoio das mãos.
-
26
Atira objetos ao acaso.
-
27
Balança para frente e para trás quando de gatinhas.
-
28
Transfere objectos de uma mão para outra quando sentado.
-
29
Retém em uma das mãos 2 cubos de 2,5 cm.
-
30
Fica de joelhos.
-
31
Fica em pé, apoiando-se em algo.
-
32
Usa preensão de pinça para pegar objectos.
-
33
Engatinha.
-
34
Estando de gatinhas, estende uma das mãos para o alto.
-
35
Fica em pé com o mínimo de apoio.
-
36
Lambe a comida ao redor da boca.
-
37
Mantém-se em pé sozinho por um minuto.
-
38
Derruba um objecto que está dentro de um recipiente.
-
39
Vira várias páginas de um livro ao mesmo tempo.
-
40
Escava com uma colher ou pá.
-
41
Coloca pequenos objectos dentro do recipiente.
-
42
Estando de pé, abaixa-se e senta.
-
43
Bate palmas.
-
44
Anda com um mínimo de apoio.
-
45
Dá alguns passos sem apoio.
-
1 a 2 Anos
46
Sobe escadas engatinhando.
-
47
Coloca-se em pé, estando sentado.
-
48
Rola uma bola imitando um adulto.
-
49
Sobe em uma cadeira de adulto, vira-se e senta.
-
50
Coloca 4 aros em uma pequena estaca.
-
51
Retira pinos de 2,5 cm de uma prancha ou tabuleiro.
-
52
Encaixa pinos de 2,5 cm em uma prancha de encaixe.
-
53
Constrói uma torre de 3 blocos.
-
54
Faz traços no papel com lápis ou lápis de cera.
-
55
Anda sozinho.
-
56
Desce escadas sentado, colocando primeiro os pés.
-
57
Senta-se em uma cadeirinha.
-
58
Agacha-se e volta a ficar em pé.
-
59
Empurra e puxa brinquedos ao andar.
-
60
Usa cadeira ou cavalo de balanço.
-
61
Sobe escadas com ajuda.
-
62
Dobra o corpo sem cair para apanhar objectos no chão.
-
63
Imita um movimento circular.
-
2 a 3 Anos
64
Enfia 4 contas grandes em um cordão em 2 minutos.-
65
Vira trincos ou maçanetas em portas.-
66
Salta no mesmo local com ambos os pés.-
67
Anda de costas.-
68
Desce escadas sem ajuda.-
69
Atira uma bola a um adulto à 1 ½ de distância.-
70
Constrói uma torre de 5 a 6 blocos.-
71
Vira páginas de um livro, uma por vez.-
72
Desembrulha um pequeno objecto.-
73
Dobra um papel ao meio, imitando um adulto.-
74
Desmancha e reconstrói brinquedos de encaixe por pressão.-
75
Desenrosca brinquedos que se encaixam por roscas.-
76
Chuta uma bola grande que está imóvel.-
77
Faz bolas de argila, barro ou massinha.-
78
Segura o lápis entre o polegar e o indicador, apoiando-o sobre o dedo médio.-
79
Dá cambalhota para frente com ajuda.-
80
Dá marteladas para encaixar 5 pinos em seus orifícios.-
3 a 4 Anos
81
Faz um quebra cabeça de 3 peças.
-
82
Corta algo em pedaços com tesoura.
-
83
Pula de uma altura de 20 cm.
-
84
Chuta uma bola grande quando enviada para si.
-
85
Anda na ponta dos pés.
-
86
Corre 10 passos coordenando e alternando o movimento dos braços e pés.
-
87
Pedala com triciclo a distância de 1 metro e ½.
-
88
Balança em um balanço quando este está em movimento.
-
89
Sobe em um escorregador de 1,20m a 1,80m e escorrega.
-
90
Dá cambalhotas para frente.
-
91
Sobe escadas alternando os pés.
-
92
Marcha (anda de forma ritmada).
-
93
Apara a bola com ambas as mãos.
-
94
Desenha figuras seguindo contornos ou pontilhados.
-
95
Recorta ao longo de uma linha reta 20 cm, afastando-se pouco da linha.
-
4 a 5 Anos
96
Fica em um só pé sem apoio por 4 a 8 segundos.
-
97
Muda de direção ao correr.
-
98
Anda sobre uma viga ou tábua, mantendo o equilíbrio.
-
99
Pula para frente 10 vezes sem cair.
-
100
Salta sobre uma corda suspensa a 5 cm do solo.
-
101
Pula de costas 6 vezes.
-
102
Rebate e apanha uma bola grande.
-
103
Une 2 a 3 pedaços de massa de modelar.
-
104
Recorta em torno de linhas curvas.
-
105
Encaixa objetos de rosca.
-
106
Desce escadas alternando os pés.
-
107
Pedala um triciclo fazendo curvas.
-
108
Salta em um só pé 5 vezes consecutivas.
-
109
Recorta um círculo em 5 cm.
-
110
Desenha figuras simples facilmente identificáveis (por ex: casa).
-
111
Recorta e cola formas simples.
-
5 a 6 Anos
112
Escreve letras de imprensa maiúsculas, isoladas e grandes em qualquer lugar do papel.
-
113
Anda sobre uma tábua para trás, para frente e para os lados, mantendo o equilíbrio.
-
114
Caminha saltitando.
-
115
Balança em um balanço iniciando e mantendo o movimento.
-
116
Estica os dedos tocando o polegar em cada um deles.
-
117
Copia letras maiúsculas.
-
118
Sobe em escadas de mão ou de escorregador de 3 m.
-
119
Bate em um prego com martelo.
-
120
Rebate a bola à medida em que anda com direção.
-
121
Consegue colorir sem sair da margem em 95% das vezes.
-
122
Recorta figuras sem sair mais que 6 mm da margem.
-
123
Usa afiador de lápis.
-
124
Copia desenhos complexos (escola, navio).
-
125
Rasga figuras simples de um papel.
-
126
Dobra um papel quadrado 2x em diagonal por imitação.
-
127
Apanha uma bola leve com uma só mão.
-
128
Pula corda sozinho.
-
129
Golpeia uma bola com um bastão ou pedaço de pau.
-
130
Apanha um objecto no chão enquanto corre.
-
131
Paina uma distância de 3 m, ou usa skate.
-
132
Anda de bicicleta.
-
133
Escorrega descendo um monte de areia ou terra.
-
134
Anda ou brinca em piscina tendo água até a cintura.
-
135
Conduz um patinete dando impulso com um só pé.
-
136
Salta e gira em um só pé.
-
137
Escreve seu nome com letras de forma em caderno pautado.
-
138
Salta de uma altura de 30 cm. e cai na ponta dos pés.
-
139
Pára em um só pé sem apoio com olhos fechados por 10 segundos.
-
140
Dependura-se por 10 segundos em uma barra horizontal.
-

FONTE: http://www.profala.com/portage.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distúrbios de Aprendizagem

Loading...

Psicopedagogia

Loading...

Dislexia

Loading...

TDAH

Loading...

AEE

Loading...

Língua Portuguesa

Loading...

Cérebro

Loading...

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>