18 de mar. de 2014

Controle da eliminação de fezes e de urina (controle dos esfíncteres)

Controle da eliminação de fezes e de urina (controle dos esfíncteres) Imprimir

A aquisição do controle das fezes e da urina (controle dos esfíncteres) relaciona-se não só com a maturação do sistema nervoso da criança, como também com o desenvolvimento de suas competências sociais.


Deve-se começar a ensinar a criança sobre o controle dos esfíncteres após os 18 meses, pois, em geral, antes disso ela não está pronta para tal aprendizado. Normalmente, a criança está pronta para iniciar o treinamento quando fala “xixi” e “cocô", sem se confundir.
O processo pode durar até o final do quarto ano de vida, sendo que, na maioria das vezes, ocorre primeiramente controle diurno da urina para depois haver o controle da eliminação de fezes e de urina noturna. Caso a criança complete cinco anos sem o controle esfincteriano, torna-se necessária avaliação multiprofissional mais detalhada.
Os pais devem ser bastante pacientes com seus filhos, evitando comparações ou repreensões e incentivando-os com elogios durante toda a aprendizagem. Algumas estratégias podem ser utilizadas para auxiliar na aquisição do controle da eliminação de fezes e urina, por exemplo: levar a criança ao banheiro a intervalos regulares (pelo menos uma vez antes de deitar, à noite), usar apoio para os pés ao sentar no vaso sanitário e diminuir a ingestão de líquido após as 18 horas.
Veja também: xixi na cama (enurese noturna).Xixi é linguagem infantil. Sugiro urina.

Fonte: http://www.medicina.ufmg.br/observaped/index.php/c/32-controle-da-eliminacao-de-fezes-e-de-urina-controle-dos-esfincteres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>