25 de jun de 2013

PLANO DE ATENDIMENTO - Dislexia

PLANO DE ATENDIMENTO


  1. DADOS DO EDUCANDO
  • Nome: XXXXXXXXXXXXX
  • D.N.: 26/05/2004
  • Ano: 3º ano
  • Período: Vespertino
  • Professora (regular): XXXXXXX
  • Psicopedagoga: XXXXXXXXXXXXX
  • Diagnóstico: Dislexia
  • Médico responsável: DR. XXXXXXX
  • Data: em 28/011/2012
  • Iniciou o atendimento no ano de: ( ) 2012 ( X ) 2013
  • Início do atendimento no ano de 2013: 12/03

  1. ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO


  • Período de atendimento: de março a dezembro de 2013.
  • Frequência: duas vezes por semana – segunda e quarta-feira
  • Tempo de atendimento: 45’
  • Composição de atendimento: atendimento individual


  1. OBJETIVO


Desenvolver as funções mentais superiores, ou seja, desenvolver o conjunto de funções cognitivas responsáveis pela percepção. abstração, memória .




  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Desenvolver as linguagens oral e escrita
  • Desenvolver a função social da leitura e da escrita
  • Ampliar o vocabulário
  • Desenvolver coordenação motora ampla e fina
  • Ampliar a capacidade de memorização
  • Desenvolver a percepção visual e auditiva
  • Ampliar a capacidade de se comunicar
  • Utilizar a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação
  • Reconhecer e diferenciar formas geométricas
  • Desenvolver a lateralidade
  • Compreender regras ortográficas
  • Desenvolver e ampliar seu nível de abstração
  • Desenvolver seu nível de concentração
  • Compreender o tempo como uma sequência regular
  • Utilizar-se do ontem, do hoje e do amanhã, corretamente
  • Desenvolver a capacidade de planejamento a curto e a longo prazo
  • Compreender a relação entre grafemas e fonemas
  • Compreender as regularidades e irregularidades do sistema escrito
  • Ampliar a capacidade de compreensão semântica
  • Compreender, interpretar e reconstruir um texto ouvido ou lido
  • Desenvolver a capacidade de ler, ouvir e contar histórias 
     
  1. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
  • Jogos de raciocínio lógico, ampliação de vocabulário e regras orográficas.
  • Escrita e reescrita de histórias
  • Teatro de fantoche
  • Leitura de livros literários
  • Montagem de painéis com palavras
  • Construção da linha do tempo, calendário e diários.
  • Montar quebra-cabeça
  • Sequenciar histórias ou fatos
  • Pintar ou destacar figura e fundo
  • Cantar, sequenciar ritmos e músicas
  • Modelagem com massinha de modelar pronta e caseira
  • Ordenação de formas
  • Classificação com blocos lógicos, figuras, ...
  • Receitas de bolos e sanduíches naturais
  • Escrita de diferentes gêneros textuais
  • Pesquisas e leitura na internet, livros e revistas
  • Jogos no computador
  • Atividades de digitação
  • Construção de jogos e materiais diversos
  • Ler e interpretar textos
  • Reconstruir histórias já existentes
  • Ouvir e contar histórias
  • Desenhar a partir de uma história lida ou ouvida 
     
  1. SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS


  • Figuras e objetos diferenciados
  • Meias
  • Palitos de picolé
  • Caixas de papelão
  • Caixas de ovo
  • Tampinhas de garrafa
  • Botões
  • EVA.
  • Papel pardo
  • Palitos de churrasco
  • Cola
  • Tesoura
  • Giz de cera
  • Lápis de cor
  • Canetinhas
  • Cartolina
  • Fichas de palavras
  • Entre outros...


  1. MATERIAIS EXISTENTES NA SALA


  • Duas mesas tipo escritório com três gavetas em cada.
  • Duas cadeiras escolares
  • Uma mesa pequena com quatro cadeiras coloridas e uma mesa sensorial
  • Um quadro branco
  • Um armário com duas portas
  • Uma escrivaninha para computador (pertencente a professora)
  • Um tapete de EVA na cor verde (pertencente a professora)
  • Duas cortinas tipo persianas (pertencentes a professora
  • Prateleiras (pertencentes a professora)
  • Um espelho com moldura
  • Uma lixeira de plástico
  • Um scanner
  • Um material dourado
  • Um alfabeto silábico
  • Um esquema corporal
  • Um quebra cabeça do corpo
  • Tapete quebra-cabeça
  • Sacolão Criativo (legos)
  • Quebra-cabeça sobreposto (sequência lógica)
  • Um alfabeto
  • Plano Inclinado – Estante para Leitura
  • Um dominó de associação de ideias
  • Um jogo da memória dos numerais
  • Uma caixa tátil
  • Giz de cera
  • Quatro bambolês
  • Coleção “ A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão” – incompleta
  • Jogos diferenciados
  • Folhas de diferentes espessuras
  • Lápis de cor
  • Canetinhas
  • Animais de pelúcia
  • Caixas de plástico e de madeira
  • Almofadas
  • Brinquedos
  • Potes e latas
  • Livros
  • Blocos lógicos
  • Entre outros.




  1. MATERIAIS QUE NECESSITAM SER ADQUIRIDOS


  • Blocos lógicos de diferentes tamanhos
  • Material de Cuisenaire
  • Jogos de encaixe e de montar
  • Brinquedos de montar, como fazendinhas...
  • Quebra-cabeças
  • Carretéis de linha (sem linha)
  • Escorredor de macarrão
  • Jogo de palito pequeno
  • Canudinhos
  • Jogos de alinhavo
  • Linha de bordado
  • Agulha grande
  • Jogos de raciocínio lógico





  1. TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS


  • Costura e marcenaria




  1. PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO
Visitas  periódicas à escola. As orientações serão de acordo com a necessidade de cada profissional, principalmente a professora do ensino regular.


  1. AVALIAÇÃO


  • Formas de registro


O registro está sendo feito por meio de um Portifólio, bem como um relatório diário com prioridades e conquistas.
Mensalmente será feita uma planilha de quantificação.


  • Avaliação


A avaliação acontece de forma qualitativa, com observação diária e registro, sendo esse transformado em um relatório no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distúrbios de Aprendizagem

Loading...

Psicopedagogia

Loading...

Dislexia

Loading...

TDAH

Loading...

AEE

Loading...

Língua Portuguesa

Loading...

Cérebro

Loading...

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>