13 de abr. de 2013

Neurônios

Neurônios

Fonte: http://www.brasil-escola.com/biologia/biologia-celular/neuronios.html



As células do tecido nervoso fundamentais são chamados neurônios, responsáveis por receber e conduzir os impulsos eléctricos (nervo).
Os neurônios são as principais unidades estruturais e fisiológicas do tecido nervoso. Eles são células alongadas, divididos em três partes: corpo celular ou soma, dendritos e axônios.
Os corpos celulares encontram-se na matéria cinzenta do cérebro, medula espinal, gânglios nervosos e órgãos sensoriais. Eles são essenciais para o metabolismo de crescimento, em geral e na regeneração dos ramos de neurônios.
As lesões do corpo da célula ou soma são irreversíveis, deixando a área afetada de forma permanente. As células nervosas são altamente especializados. Após a vida embrionária, quando são formadas, os neurônios já não se dividem para substituir aqueles que são propensos a morrer naturalmente ou por algum acidente.
sistema nervoso Neurônios
Imagem de um neurônio
Figura ilustrando um neurônio. Cada célula tem um corpo da célula, onde eles são um núcleo e ramos, as dendrites. O axônio estende-se desde o corpo da célula e é envolvido pelas células de Schwann, separados por espaços, os nodos de Ranvier.
No corpo celular é um núcleo esférico, além de outros telefones móveis para organoide outras células.
Os dendritos são extensões ramificação muito, (dendron = árvore) arborizada, que conduzem os impulsos para o corpo celular.
O axônio é um filamento fino que pode ter mais de um metro de comprimento, terminando em ramos, as telodendros. Ser responsável por conduzir os impulsos do corpo celular para regiões específicas do corpo ou o estabelecimento de comunicação com outros neurônios através de sinapses.
A extensão dos neurônios pode proporcionar um invólucro ao longo do seu comprimento, formado por um conjunto de células, as células de Schwann. Eles são enrolados em espiral em torno do axónio e secretam uma substância chamada lípido mielina na natureza, que é depositado em torno do axônio, formando uma bainha em torno da bainha de mielina, que desempenha um papel protetor e facilitar a transmissão de impulsos nervosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>