5o
ano – Ensino Fundamental – Data: ____/____/____
Nome:
___________________________________________________________
1) É comum, quando falamos, repetirmos
palavras ou expressões, mas, ao redigirmos um parágrafo, isso precisa ser
evitado, para que o texto fique mais harmonioso e expressivo. Observe, nos
textos a seguir, como as repetições prejudicam-lhe o sentido.
A fim de construir textos mais claros, elimine as
repetições.
a) Os cangurus são perseguidos, porque os cangurus atacam as plantações e porque os cangurus tem o pelo aproveitado pelos homens. A caçada ao canguru não é muito fácil: o canguru é rápido, o canguru ouve de longe o inimigo, o canguru nada otimamente e até no mar o canguru se atira, na aflição do canguru de escapar dos perseguidores.
b) O macaco-aranha tem as pernas e os braços compridos, finos e peludos,
como as patas de algumas aranhas. O macaco-aranha
anda e pula em cima das árvores. O macaco-aranha
dá saltos espetaculares (de uns dez metros de distância). De vez em quando, o macaco-aranha se atira num galho onde
está com um dos braços e, com o outro braço, com a cauda e com as pernas, o
macaco aranha faz uma porção de travessuras ao mesmo tempo. O macaco-aranha também pode se pendurar
pela cauda e pode ficar pintando o sete com as pernas e braços.
O macaco-aranha mede de uns
quarenta a uns sessenta centímetros de comprimento, fora a cauda, a cauda vai
de uns setenta a uns noventa e cinco centímetros. O macaco-aranha vive no Brasil (sobretudo no norte e no centro), vive
em outros países da América do Sul e da América Central. O macaco-aranha também é chamado de cuatá, maquipaçá etc.
(Trecho adaptado do livro Mamíferos,
2. Ed., do Ministério de Educação e Cultura, 1962.)
2) No texto anterior apareceu
a palavra cauda. Procure saber,
agora, o que significa calda e
explore o sentido dessas palavras num pequeno texto.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
5o
ano – Ensino Fundamental – Data:____/____/____
Atividades de Língua
Portuguesa
Nome:
___________________________________________________________
Leia este texto com bastante atenção:
A ONÇA
Dos moradores do sítio de Dona Benta, o mais andejo era o Marquês
de Rabicó. Conhecia todas as florestas, inclusive o capoeirão dos taquaruçus,
mato muito cerrado onde Dona Benta não deixava que os meninos fossem passear.
Certo dia em que Rabicó
se aventurou nesse mato à procura das orelhas-de-pau que crescem nos troncos
podres, parece que as coisas não lhe correram muito bem, pois voltou na volata.
—
Que aconteceu? — perguntou Pedrinho, ao vê-lo chegar todo arrepiado e com os
olhos cheios de susto. — Está com cara de marquês que viu onça…
—
Não vi, mas quase vi! — respondeu Rabicó, tomando fôlego. — Ouvi um miado
esquisito e dei com uns rastos mais esquisitos ainda. Não conheço onça, que
dizem ser um gatão assim do tamanho dum bezerro. Ora, o miado que ouvi era de
gato, mas muito mais forte, e os rastos também eram de gato, mas muito maiores.
Logo, era onça.
Pedrinho
refletiu sobre o caso e achou que bem podia ser verdade. Correu em procura de
Narizinho.
—
Sabe? Rabicó descobriu que anda uma onça no capoeirão dos taquaruçus!…
-—
Uma onça? Não me diga! Vou avisar vovó…
—
Não caia nessa — advertiu o menino. — Medrosa como ela é, vovó morre de medo ou
trata de nos levar hoje mesmo para a cidade. Muito melhor ficarmos quietos e
caçarmos a onça.
A
menina arregalou os olhos.
—
Está louco, Pedrinho? Não sabe que onça é um bicho feroz que come gente?
—
Sei, sim, como também sei que gente mata onça.
LOBATO, Monteiro. As caçadas de
Pedrinho. 27. ed. São Paulo: Brasiliense,
1977.
1) Ao ler esse
texto, você deve ter encontrado algumas palavras cujo significado você
desconhece.
Localize, no
primeiro parágrafo, a palavra que tenha um dos significados abaixo:
a) Grande pressa, disparada:
_________________________________________
b) Que anda ou caminha muito,
por muitas terras; que não para em casa; rueiro: ____________________________________________
c) Terreno em que o mato foi
queimado e/ou roçado para cultivo da terra:
____________________________________________
2) Numa narrativa, o
narrador pode ser narrador personagem (aquele
que narra a história e dela participa) ou narrador
observador (apenas narra a história, sem participar dela).
a) No texto A onça, qual é a posição que o narrador assume?
_________________________________________________________________
b) Se o narrador da história
fosse o Marquês de Rabicó, como seria contado o primeiro parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Participam dessa
história as seguintes personagens: o Marquês de Rabicó, Narizinho e Pedrinho,
mas os fatos que se sucedem no texto acontecem por causa de uma característica
de uma das personagens. Ligue essa personagem à sua característica.
Marquês de
Rabicó.
Narizinho.
Pedrinho.
medrosa
andejo
corajoso
4) Sobre o texto,
marque a alternativa correta.
a) Dona Benta nunca deixava os
meninos passearem na fazenda.
b) Em “parece que as coisas não lhe correram muito bem...”,
o trecho destacado quer dizer “algo deu errado”.
c) Como Rabicó viu a onça frente
a frente, pôs-se a correr.
d) Pedrinho concordou com
Narizinho, pois compreendeu que onça é um animal feroz.
5) O Marquês de
Rabicó “conhecia todas as florestas, inclusive o capoeirão dos taquaruçus...”.
Isso prova que ele
a) morava no sítio de Dona
Benta.
b) gostava de mato cerrado.
c) andava por todos os lugares.
d) se escondia no capoeirão.
6) Transcreva do
texto trechos que demonstram:
a) o medo de Narizinho:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b) a coragem de Pedrinho:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Rabicó chega à conclusão de que o que ele tinha visto era onça. Através
de um desenho, mostre em que ele se baseou para chegar a essa conclusão.
8) Explique esta fala do Marquês de Rabicó:
“Não vi, mas quase vi!”.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as duas possibilidades
de colocação das palavras na frase abaixo e tente explicar por que o autor
preferiu a segunda possibilidade.
a) O Marquês de Rabicó era o
mais andejo dos moradores do sítio de
Dona Benta.
b) “Dos moradores do sítio de Dona Benta, o Marquês de Rabicó era o
mais andejo.”
9) Reescreva as
frases seguintes mudando a ordem das palavras, como fez o autor.
a) José é o mais esperto dos
garotos do bairro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Ana é a mais simpática das
professoras da minha escola.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Uberaba é uma das mais
importantes cidades deste Estado.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Verinha é a mais carinhosa
das meninas que eu conheço.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Reescreva o
trecho abaixo usando a pontuação adequada:
|
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Você concorda
com a atitude dos meninos de não contarem para a avó a respeito da onça? Por
quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Observe esta passagem:
|
O termo
destacado expressa uma conclusão a
respeito da passagem anterior.
Observando
essa ideia (de conclusão), desenvolva as frases a seguir.
a) Estava muito calor e o sol
arrebentando no céu, portanto _________________
_________________________________________________________________
b) Fiz todas as tarefas, estudei
para as avaliações e apresentei todo o trabalho sobre os imigrantes, logo,
___________________________________________
_________________________________________________________________
c) Retornamos ao trabalho no 5o
ano. Conheci meus colegas e professores, já estou fazendo novos amigos, logo, ___________________________________
_________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário