17 de ago de 2011

Atividades 5º ano - Ensino Fundamental


5o ano – Ensino Fundamental – Data: ___/___/___
Atividades Integradas
Nome: ______________________________________________________
 

Até quando vai a escala Richter?

Pode até soar assustador, mas matematicamente, ela não tem limite. Na prática, o maior terremoto registrado aconteceu no Chile, em 1960, e chegou a 9,5 graus nessa medição. O abalo foi provocado pelo contato entre placas tectônicas ao longo de 965 km da costa chilena, mas como essa zona de atrito poderia ser maior, os graus podem subir indefinidamente. “Medimos sismos há pouco tempo (desde 1900) para estabelecer esse valor máximo”, afirma Afonso Vasconcelos, professor de geofísica da USP. Em 1998, cientistas detectaram um terremoto no Sol com magnitude equivalente a 11,3 graus. Na terra, um sismo dessas proporções chacoalharia o chão 90 vezes mais do que no tremor chileno.

Medidas drásticas

Conheça outras escalas usadas para medir fenômenos (e seus estragos)
Segura a onda

Escala Beaufort Criação 1805
Mede a velocidade de ventos em terra firme, mas foi feita para ajudar navegantes. Quando o mar parece um espelho, registra-se o nível mais baixo. Já no estágio máximo, o 12, as ondas têm mais de 14 m e a visibilidade é nula por causa de espuma e dos borrifos d’água. No nível 9, os ventos ficam entre 76 e 87 km/h




Calada noite preta
Escala de Bortle Criação 2001
Mede a escuridão da noite e a visibilidade das estrelas. Começa pelo paraíso dos observadores: céu bem escuro e só a luminosidade natural da atmosfera. No último nível (9), fica a cidade grande, com poucos astros visíveis. Aqui, retratamos o nível 5: mesmo com alguma claridade, dá para ver a Via Láctea no horizonte.

Insípida, inodora... e só
Escala Forel-Ulle Criação 1889
Esta serve para classificar a cor da água, indicando sua qualidade e os materiais dissolvidos nela. A medição é feita pela comparação do líquido testado com pequenos vidros de água colorida, que variam do azul ao marrom, passando por tons de verde e amarelo. Entre as 21 cores usadas, um mar azul como este entra no patamar 6.

E o vento levou
Escala de Fujita criação 1971
Avalia os estragos de um tornado. Vai do FO, com ventos que não passam de 117 km/h, ao F5, com intensidade suficiente para levantar carros e destruir prédios. Como o tamanho não determina a intensidade, é possível que um tornado F3 seja pequeno e potente, chegando a arrancar do chão.

Versão oriental

O Japão tem sua própria escala para terremotos, a Shindo. No primeiro tremor que atingiu o país em março, o grau máximo dessa escala (7) foi registrado na província de Miyagi.





Abalou Bangu
Escala de Mercalli criação 1902

Também ligada aos terremotos, ela quantifica o estrago causado pelo tremor. Enquanto a Richter é mais científica, esta guia-se pela mera observação. Vai do sismo que nem é sentido (nível I)à destruição total (nível XII). O tremor de 7 graus que atingiu o Haiti, em janeiro do ano passado, ultrapassou o nível X.

Perigo Radioativo
Escala internacional de eventos nucleares criação 1990

Define a gravidade de uma catástrofe nuclear, na própria usina ou durante o transporte ou utilização da radiação. O primeiro grau classifica um pequeno contato com o material atômico. Já o pior nível, o 7, equivale ao desastre de Chernobyl, na ex-URSS, que expôs 8,4 milhões de pessoas à radiação só na principal região afetada, em 1986.

É o armagedom
Escala de Turim criação 1999

Categoriza o risco de colisão entre um asteroide (ou cometa) e a Terra. Impactos muito improváveis são indicados pela cor branca. No extremo oposto está o vermelho, só para desastres certos, que ameaçariam o futuro da civilização. Mas fique tranquilo: uma catástrofe dessas acontece só uma vez a cada 100 mil anos.

De grão em grão
Escala de Wentworth criação 1922
Existe medição até para tamanho de partículas. A tabela vai de grãos que medem no máximo 4 micrômetros (argila) até os que passam de ínfimos 256 milímetros (matacão). A areia, por exemplo, fica no nível 3, entre 60 micrômetros e 2 mm.
ONU (Organização das Nações Unidas), Nasa (Agência Espacial Americana), ESA (Agência Espacial Europeia), USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), revista Sky and Telescope.
Revista Mundo Estranho, abril 2011.

De acordo com as manchetes e seus conhecimentos resolva as questões propostas.
1) O maior terremoto do mundo registrado no Chile em 1960 foi provocado pelo contato entre placas tectônicas. O que são placas tectônicas? Onde elas se localizam.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

2) Diferencie um maremoto de um terremoto.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

3) Qual é a relação entre o encontro de placas tectônicas e a formação de vulcões?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

4) A escala de Bortle mede a escuridão da noite. Por que é mais fácil ver a Via Láctea no horizonte longe das cidades grandes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

5) A escala de Fujita avalia os estragos de um tornado. O que são os tornados?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) A escala de Mercall apresenta os níveis de abalo sísmico com algarismos romanos. Transcreva-os com algarismos indo-arábicos:
Nível I: _______________________________________________________
Nível XII: _____________________________________________________
Nível X: ______________________________________________________
 

7) O perigo radioativo está relacionado com qual fonte de energia?
a) hidrelétricas.
b) usinas de energia eólica.
c) placas solares.
d) usinas nucleares.

8) Escreva como se lê o número de pessoas expostas à radiação no desastre de Chernobyl: 8,4 milhões.
__________________________________________________________________________________________________________________________
 

9) Se uma catástrofe categorizada pela colisão entre um asteroide e  a Terra ocorre a cada 100 mil anos, quando deve ter ocorrido um último evento desse para que ele ocorra novamente no ano de 2011?











Resposta: ____________________________________________________
10) Explique com poucas palavras como se formam os grãos de areia que são medidos pela escala de Wentworth.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

11) No texto há a expressão “medidas drásticas”, podendo ser substituída, sem prejuízo de sentido por
a) (   ) medidas muito eficazes
b) (   ) medidas brandas
c) (   ) medidas simples
d) (   ) medidas suaves

12) Releia este trecho e, em seguida, preencha o quadro com os substantivos e os adjetivos que você encontrou.
Calada noite preta
Escala de Bortle Criação 2001
Mede a escuridão da noite e a visibilidade das estrelas. Começa pelo paraíso dos observadores: céu bem escuro e só a luminosidade natural da atmosfera. No último nível (9), fica a cidade grande, com poucos astros visíveis. Aqui, retratamos o nível 5: mesmo com alguma claridade, dá para ver a Via Láctea no horizonte

 
 









Substantivos
Adjetivos















13) Retire do texto o nome de dois países.
Em seguida escreva o seu adjetivo pátrio correspondente.
__________________________________________________________________________________________________________________________
 

14) Leia as afirmativas em relação as manchetes apresentadas anteriormente e, em seguida, julgue-as em Verdadeiras (V) ou falsas (F).
(    ) Podemos dizer que o ano em que ocorreu o terremoto no Chile foi um ano bissexto.
(   ) Em 1990 foi o ano da criação da Escola Internacional de Eventos Nucleares. Sobre esta data, é correto dizer que ela é divisível por 2, 3, 4 e 5.
(     ) A Escala de Fujita é capaz de avaliar os estragos de um tornado. Vai de FO, com ventos que não passam de 117 km/h. O numeral destacado, decomposto é: 3.3.13.
(   ) Os numerais 9 e 5 aparecem na manchete “Calada Noite Preta”. É correto dizer que todos dois são números primos.
 

Um comentário:

  1. OI GIANE.. SEMPRE QUE POSSO VISITO O SEU BLOG... ADOOOOOROOOOO... MUITAS SAUDADES DOS NOSSOS ENCONTROS NO PRO LETRAMENTO.....BJOKS CRISSSSSSSSS

    ResponderExcluir

Distúrbios de Aprendizagem

Loading...

Psicopedagogia

Loading...

Dislexia

Loading...

TDAH

Loading...

AEE

Loading...

Língua Portuguesa

Loading...

Cérebro

Loading...

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>