26/08/2012

DATAS COMEMORATIVAS DE SETEMBRO










01- INÍCIO DA SEMANA DA PÁTRIA
01- DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
02- DIA  DO REPÓRTER FOTOGRÁFICO
03- DIA DO GUARDA CIVIL
03- DIA DO BIÓLOGO
05- DIA OFICIAL DA FARMÁCIA
05- DIA DA AMAZÔNIA
06- DIA DO ALFAIATE
06- OFICIALIZAÇÃO DA LETRA DO HINO NACIONAL

07- DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



08- DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
09- DIA DO ADMINISTRADOR
09- DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO
09- DIA DA VELOCIDADE

18- DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS
Dia dos Símbolos Nacionais – 18 de Setembro


Os Símbolos Nacionais são (Lei Nº 5.700):
1 - a Bandeira Nacional.
2 - o Hino Nacional.
3 - as Armas Nacionais.
4 - o Selo Nacional.


Bandeira
A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".



Arma
No sentido simbólico, a arma é um antimonstro que, por sua vez, pode se transformar também num monstro se for desviada de sua finalidade (lutar contra o inimigo) para dominar o amigo ou o outro. Essa característica da arma vem do fato de ela representar, ao mesmo tempo, um instrumento de justiça e de opressão, de defesa e de conquista. De qualquer forma, a arma materializa a vontade direcionada para um objetivo específico.
Certas armas ainda simbolizam funções: a maça, o bastão e o chicote seriam atributos do poder do soberano; a lança e a espada, o arco e a flecha são atributos do guerreiro; a faca, o punhal, a adaga e o venábulo são símbolos do caçador; e o raio e as redes são atributos da divindade suprema.



Selo
Objeto de importância fundamental nas antigas civilizações orientais, o selo é utilizado em várias áreas e situações. O rei imprime seu selo sobre os documentos que expressam suas decisões. É, portanto, um sinal de autoridade e poder, autenticando um tratado público ou privado.
O selo preserva também determinado documento de publicação antecipada (testamento) e daí a palavra selar ser sinônimo de "fechar", "lacrar", "reservar". Neste sentido, o selo é símbolo de segredo.
O selo marca uma pessoa ou um objeto como propriedade indiscutível daquele cuja estampilha trazem. Deus marca os homens com o seu selo (veja na Bíblia, em Ezequiel 9,4 - Apocalipse 7, 3) mostrando, desta forma, que eles lhe pertencem e estão sob a sua proteção.






HinoOs antigos acreditavam que a música era uma harmonia dos números e do cosmo - e que o próprio cosmo podia ser reduzido a números sonoros. Recorrer à música, com seus timbres, suas tonalidades, seus ritmos, seus instrumentos diversos, é um dos meios da pessoa se ligar à plenitude da vida cósmica.
Em todas as civilizações, os atos mais importantes da vida de um grupo ou de uma pessoa são marcados pela música - hinos, canções, melodias.O Hino Nacional do Brasil tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi oficializado pela Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) em de 2 de setembro de 1971.


 
19- DIA DE SÃO GERALDO
19- DIA DO TEATRO
20- DIA DO FUNCINÁRIO MUNICIPAL
21- DIA DA ÁRVORE

21- DIA DO FAZENDEIRO
23- INICÍO DA PRIMAVERA

23- DIA DO SOLDADOR
25- DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

27- DIA NACIONAL DO IDOSO




30- DIA DA SECRETÁRIA
 FONTES:
http://danizinhaeduca.blogspot.com.br
http://tiamicheleblog.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distúrbios de Aprendizagem

Loading...

Psicopedagogia

Loading...

Dislexia

Loading...

TDAH

Loading...

AEE

Loading...

Língua Portuguesa

Loading...

Cérebro

Loading...

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>