Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram
softwares educacionais que prometem auxiliar na educação de jovens e adultos
com deficiência intelectual. Apesar de os programas ainda estarem em
configuração primária, podem ser extremamente úteis aos educadores que
encontram dificuldades no seu dia a dia.
Ao todo são três softwares educacionais lançados pelo Projeto Participar. Aproximar é voltado para
o ensino de gestos sociais para autistas, Participar para a alfabetização e Somar para
o uso social da Matemática, como o uso de calculadora, de células monetárias e
leitura de relógio digital.
As ferramentas foram pensadas e desenvolvidas por alunos e
um professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB, com uma
consultoria pedagógica, visando atender às necessidades reais dos alunos.
Apesar de contar com recursos visuais e sonoros, os três
programas foram pensados para ser executados em computadores mais antigos, como
é o caso de computadores de muitas escolas no Brasil. Contendo indicações ao
professor, seu objetivo é servir de apoio aos professores que trabalham com
autistas e deficientes intelectuais.
A ferramenta já é utilizada em 650 escolas públicas do
Distrito Federal, ou seja, já vem sendo testada em casos reais.
A importância do aprendizado dessas habilidades apresentadas
nos softwares produzidos pelo grupo Participar é que são fundamentais para a
autonomia e inserção social desse público. É daí que surge o nome do projeto:
visando a maior participação dos deficientes intelectuais
na vida social.
Os programas estão disponíveis para
download gratuito no site do Projeto Participar.
FONTE: http://www.projetoparticipar.unb.br/index.php/participar2
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