Aprendizagem é uma função do cérebro. Apesar de não haver uma região específica no cérebro que seja exclusivamente responsável pela aprendizagem, pode-se afirmar que ele é no seu todo, funcional e estrutural, responsável pela aprendizagem.
Atualmente muitas são as pesquisas feitas principalmente por neurologistas, psicólogos e sociólogos querendo desvendar o homem, seja em nível neurológico, do comportamento ou através da capacidade de exteriorização do ser.
O corpo é um complexo harmonioso no qual emoção, inteligência, e parte física trabalham em uníssono. Haja visto uma situação de medo, onde o indivíduo não apenas pensa na fuga, como também todo o seu corpo se prepara de imediato para a ação elevando tanto a freqüência cardíaca como a pressão sanguínea e fazendo que o sangue flua pelas pernas a fim de abastecer os músculos locomotores da melhor maneira possível.
Também já é possível medir os efeitos fisiológicos provocados por uma emoção positiva.
Damásio (2005), neurologista e neurobiólogo, descobriu que diversas doenças ou acidentes que perturbam o funcionamento do corpo repercutem no estado mental e nas emoções. Inversamente, as emoções determinam em parte o modo pelo qual se tomam decisões e se constrói a própria imagem.
Para tratar o corpo, é necessário compreendê-lo, e para isso se torna essencial entender seu desenvolvimento.
O livro está dividido em 5 capítulos nos quais são esclarecidos alguns pontos referentes às dificuldades encontradas em crianças e adultos com relação à aprendizagem.
O primeiro capítulo está relacionado ao Desenvolvimento, e refere-se a algumas pesquisas recentes realizadas através da ressonância magnética funcional, e o desenvolvimento cerebral.
No segundo, Aprendizagem, é feito um retrospecto das integridades necessárias para uma aprendizagem perfeita.
O terceiro capítulo visa discorrer sobre o Distúrbio de Aprendizagem, no qual, na maioria das vezes, as dificuldades já se encontram instaladas quando a criança entra para a escola e, devido à sua pouca idade, professores e pais não percebem determinadas defasagens que se tornarão, mais tarde, dificuldades para uma leitura perfeita.
O quarto capítulo está direcionado à Dislexia, no qual através de um estudo com relação à sintomatologia, etiologia e alguns transtornos, será mostrado o que já foi descoberto com relação a essa patologia da linguagem, que acarreta no indivíduo, dificuldades no ato da leitura, criando um transtorno na sua comunicação.
O quinto capítulo une o tema Distúrbio de Aprendizagem ao processo da Dislexia, demonstrando a interação que pode existir entre essas duas patologias.
Sumário
Capítulo 1 - Desenvolvimento
Novas perspectivas
O raciocínio da criança
Cérebro
Plasticidade do cérebro humano
Organização funcional de Sistema Nervoso Central
Cérebro humano
Dominância cerebral
Bases cerebrais da leitura
O cérebro e a linguagem
Linguagem em desenvolvimento
Mecanismo da linguagem
Memória
Sexo
Capítulo 2 - Aprendizagem
Reinterpretando a aprendizagem
Integridade para a aprendizagem
Caminhos para a aprendizagem
A linguagem no processo de aprendizagem
Funções básicas necessárias para a aprendizagem
Percepção
Percepção tátil
Percepção háptica
Percepção visual
Percepção da forma
Coordenação visuomotora
Figura-fundo
Constância perceptiva
Espaço e tempo
Percepção auditiva
Capítulo 3 - Distúrbios de aprendizagem
Terminologia usada nas dificuldades de aprendizagem
Classificações e características dos problemas de aprendizagem segundo França
Generalização
Maturidade escolar e prontidão escolar
A criança e o distúrbio de aprendizagem
Comunicação
Requisitos necessários à aprendizagem
Desenvolvendo as habilidades básicas
Exercícios
Capítulo 4 - Dislexia
O que é Dislexia?
Bases cerebrais da leitura
Terminologia
Neuroimagem e Dislexia
Estudos anatomopatológicos
Síndrome da Dislexia
Linguagem - Aspectos anatomofuncionais
Bases genéticas e hereditárias da Dislexia
Bases patológicas da Dislexia
Processamento fonológico
Processamento visual
Processamento auditivo central
Aspectos psicoemocionais
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Aspectos sociais
Plasticidade cerebral e Dislexia
Como diagnosticar a Dislexia?
Ajudando a superar a Dislexia
Capítulo 5 - Dislexia e distúrbios de aprendizagem
Componentes indispensáveis à boa leitura
Tratamento
Conclusão
Apêndices
Apêndice 1 - O cérebro seus recursos
Apêndice 2 - Fases do desenvolvimento da leitura e da escrita
Apêndice 3 - Classificação das Dislexias
Apêndice 4 - Neurônios - espelho
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