20 de fev. de 2013

O diagnóstico operatório na prática psicopedagógica

Lançamento JORGE VISCA

O diagnóstico operatório na prática psicopedagógica

Jorge Visca
 
Por: R$40,00
 

Formato: 16X23
ISBN: 8589892565
Edição: 1     Ano: 2008
N. Pag.: 208
Capa: BROCHURA



Logo nas primeiras páginas da obra "O Diagnóstico Operatório na Prática Psicopedagógica", Jorge Visca propõe um aprendizado que não se restringe aos domínios escolares; como base para este raciocínio o autor introduz o Método Clínico como caminho de pesquisa na área da saúde, juntamente com o Método de Piaget no diagnóstico e tratamento psicopedagógico.

Visca explica como aplicar o Método de Piaget desde o início da investigação do problema, passando por estratégias durante a entrevista, análise de comportamento, alternativas de condução para cada paciente, até a correta interpretação dos resultados coletados. Este conteúdo introdutório é fundamental para o entendimento dos capítulos subseqüentes, pois englobam procedimentos para avaliação, em crianças, da percepção de quantidades, proporção espacial, volume, comprimento, quantidades de massas e líquidos constantes em diferentes formatos, igualdade de pesos em formatos e materiais diferentes (conceito de continuidades) e proporção espacial.

Visca indica as perguntas pertinentes em cada situação, elenca materiais utilizados e ilumina o passo-a-passo da aplicação, dividindo os resultados em 3 categorias: não conservador, intermediário e conservador, onde a escala é acompanhada pelo acréscimo etário. Além disso, a obra apresenta o desenvolvimento de critérios para associação e agrupamento de elementos por cor, formato, peso, tamanho e outros; analisa a noção de conjunto – união, intersecção e simultaneidade – e mensura a percepção de referenciais e dimensionalidades.

Em cada capítulo, "O Diagnóstico Operatório na Prática Psicopedagógica" permite protocolos para complementação do estudo. Didática, prazerosa e essencial: a obra de Visca é de tamanha importância e generosidade que permite concluir com o autor que "aprendizagem é a melhor escolha da vida".

Há trintas anos, precisamente, trabalhei com Visca na aprendizagem destes exercícios diagnósticos para avaliar o pensamento dos sujeitos, que com tanta clareza são apresentados nestas páginas. O propósito que teve para fazê-lo, segundo suas palavras, foi destacar a importância do método Clínico-Crítico e as contribuições de base Epistemológica Piagetiana na realização do Diagnóstico Psicopedagógico e suas conseqüentes ações para levar adiante, tanto os tratamentos das dificuldades de aprendizagem, como a elaboração de propostas preventivas das mesmas.

Através destas páginas aprendemos a articulação entre a avaliação do desenvolvimento cognitivo e seus constantes processos de equilibração e a função do Psicopedagogo Clínico, como legítimo mediador, que com sua intervenção desvela o oculto, o ignorado, o imprevisível, o criativo e até o óbvio do processo de aprendizagem que realiza um sujeito.

Jorge Visca nos ensina o perfil do Psicopedagogo Clínico. Junto as suas orientações podemos "aprender a ser" Psicopedagogos e "aprender a fazer Psicopedagogia Clínica. Convido-os a ler este livro e refletir sobre "como ser Psicopedagogo" e aplicarem sua prática o Diagnóstico Operatório interpretado a partir da Epistemologia Genética, sem deixar de observar o trabalho a partir da Epistemologia Convergente.

Lic. Silvia Cora Schumacher

Sumário:

Biografia

Visca por Visca

Prefácio (primeira edição)

Prefácio

Introdução

Desenvolvimento histórico do método clínico

Características gerais e a aplicação do método

Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos

Conservação de superfície

Conservação das quantidades de líquido

Conservação da quantidade de matéria (massa)

Conservação de Peso

Conservação de Volume

Conservação de Comprimento

Mudança de Critério

Quantificação da Inclusão de Classes

Intersecção de Classes

Seriação de Palitos

Espaço Unidimensional

Espaço Bidimensional

Espaço Tridimensional

Citações Bibliográficas

Referências

http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?cPath=8&products_id=1243
  Fonte: http://psico09.blogspot.com.br/2012/09/lancamento-jorge-visca.html
 

19 de fev. de 2013

Sugestões de livros literários


Sugestões de Livros Literários para 2013

1.      Procura-se LOBO – Ana Maria Machado – Editora Ática
2.      Rick, o nerd detetive –  Walcyr Carrasco - Editora Ática
3.      A ararinha do bico torto – Walcyr Carrasco  - Editora Ática
4.      Pituxa, a vira-lata – Walcyr Carrasco – Editora Ática
5.      Os três Mosqueteiros – Ática
6.      A Carta de Pero Vaz de Caminha – Studio Nobel
7.      Tem uma história nas cartas de Marisa – Mônica Stahel
8.      Uma cor só minha – Ricardo Chaves Prado –  Editora Moderna
9.      Fazedor de Tatuagem – Ricardo Azevedo – Editora Moderna
10.  Robin Hood - A lenda da liberdade -  Pedro Bandeira
11.  A carta de Pero Vaz de Caminha – Toni Brandão -  Studio Nobel
12.  O limpador de placas – Autor: Monika Feth
13.  Os cavaleiros da Távola Redonda – FTD
14.  Diário de uma aranha – Companhia das Letrinhas
15.  O mundo do meu amigo – Formato
16.  Bat Pat – Bruxas à meia-noite – Fundamento
17.  . Bat Pat – O monstro do Esgoto  - Fundamento
18.  Bat Pat – A avó de Lutcamon – Fundamento
19.  Bat Pat – O fantasma do Doutor BOLOR - Fundamento
20.  . Bat Pat – O Pirata dente de ouro – Fundamento
21.  Bat Pat – A mamute friorenta - Fundamento
22.  Judy Moody  - SALAMANDRA
23.  Judy Moody  quer a fama! - SALAMANDRA
24.  Judy Moody salva o mundo – SALAMANDRA
25.  . Judy Moody adivinha o futuro – SALAMANDRA
26.  Doutora Judy Moody – SALAMANDRA
27.  Judy Moody – A volta ao mundo em 8 ½ dias – SALAMANDRA
28.  Em busca da cidade perdida - Brink Book
29.  O mistério do peixe vermelho - Brink Book
30.  Procura-se um planeta sustentável – Editora Scipione
31.  Fadinha Aninha - Travessura Mágica
32.  Fadinha Aninha – Tumulto Mágico
33.  Fadinha Aninha – Confusão Mágica
34.  Fadinha Aninha - Trapalhada Mágica
35.  . Fadinha Aninha – Enganos Mágicos
36.  Fadinha Aninha – Música Mágica
37.  Planeta Corpo – Editora Globo
38.  Por trás das portas – Ática
39.  Consertam-se Arco-íris – Ática
40.  O ladrão de sorrisos – Ática
41.  De boca bem  fechada – Ática
42.  Melhor de três – Ática
43.  Contos de irmãos – Moderna
44.  Coleção Sherlock Holmes – Editora Melhoramentos
45.  Coleção Turma dos Tigres – Editora Ática

‎"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".
Bill Gates






18 de fev. de 2013

Projeto PRAIA PARA TODOS inclui 45 milhões de pessoas




No nosso país, isso significa incluir 45 milhões de pessoas na diversão, segundo o IBGE.

Um local de lazer que reúne brasileiros de todas as condições sociais está se tornando ainda mais democrático. O esforço de uma organização não governamental permitiu que a praia passe a receber, com mais conforto e segurança, quem tenha algum tipo de deficiência. No nosso país, isso significa incluir 45 milhões de pessoas na diversão, segundo o IBGE.

No site do Praia para Todos, você encontra outras informações sobre o projeto, datas e locais de eventos, fotos e contatos.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/02/ong-permite-que-praia-receba-com-mais-conforto-quem-tem-deficiencia.html

Cabide que fala ajuda deficientes visuais a escolher o que vestir







Chip instalado no acessório armazena mensagens gravadas anteriormente e as reproduz quando botão é acionado. Primeiro modelo já foi aprovado.


Como escolher a roupa no armário? Tarefa difícil para quem não enxerga. “Ele tem que fazer o quê? Tem que memorizar a posição e a textura daquilo que ele guardou dentro do armário”, explica a terapeuta ocupacional Neila Vieira de Souza.
E se o cabide avisasse o que está pendurado nele? “Bom dia, eu sou seu blazer rosa”, anuncia a voz no cabide. A ideia surgiu de duas irmãs donas de uma fábrica em Petrópolis, Região Serrana do Rio. “Minha irmã é pedagoga, trabalha com deficientes visuais. Então os alunos se queixavam muito dessa necessidade organizacional de como se vestir, como melhor aproveitar o seu dia a dia”, lembra Adriana Sêmola, dona da fábrica.
O segredo está em um chip instalado dentro, que armazena as mensagens e é ligado a um alto-falante. É preciso apertar um botão atrás para gravar, como “Esta é a sua camisa azul turquesa”, e ouvir ao acionar outro botão na frente.
O cabide também tem o conceito de sustentabilidade. É feito com sobras de madeira reciclada. A dificuldade, por enquanto, é encontrar uma empresa que fabrique um chip semelhante no Brasil. O do modelo atual foi importado da China. A fábrica vai produzir agora 500 peças e distribuir em instituições de atendimento a deficientes visuais e em uma feira do setor em abril.
Luis Benedicto está entre os mais de 6,5 milhões de brasileiros cegos ou com grande dificuldade de enxergar. Ele aprovou a invenção. “A facilidade de ter a livre escolha da roupa que você quer, da camisa que você quer”, comenta ele. “Vai apertando os botõezinhos e vai vendo qual é a camisa”, completa.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/02/cabide-que-fala-ajuda-deficientes-visuais-escolher-o-que-vestir.htm
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Mensagens para o início do ano letivo!





Fontes:
emvirgiliomonteiro.blogspot.com
blogs.piraidigital.com.br 
catianunes48.blogspot.com 

12 de fev. de 2013

Atividades para início das aulas - 1º ao 5º ano






















5o ano – Ensino Fundamental – Data: ____/____/____
Nome: ___________________________________________________________
 
1) É comum, quando falamos, repetirmos palavras ou expressões, mas, ao redigirmos um parágrafo, isso precisa ser evitado, para que o texto fique mais harmonioso e expressivo. Observe, nos textos a seguir, como as repetições prejudicam-lhe o sentido.
A fim de construir textos mais claros, elimine as repetições.

a) Os cangurus são perseguidos, porque os cangurus atacam as plantações e porque os cangurus tem o pelo aproveitado pelos homens. A caçada ao canguru não é muito fácil: o canguru é rápido, o canguru ouve de longe o inimigo, o canguru nada otimamente e até no mar o canguru se atira, na aflição do canguru de escapar dos perseguidores.

b) O macaco-aranha tem as pernas e os braços compridos, finos e peludos, como as patas de algumas aranhas. O macaco-aranha anda e pula em cima das árvores. O macaco-aranha dá saltos espetaculares (de uns dez metros de distância). De vez em quando, o macaco-aranha se atira num galho onde está com um dos braços e, com o outro braço, com a cauda e com as pernas, o macaco aranha faz uma porção de travessuras ao mesmo tempo. O macaco-aranha também pode se pendurar pela cauda e pode ficar pintando o sete com as pernas e braços.
O macaco-aranha mede de uns quarenta a uns sessenta centímetros de comprimento, fora a cauda, a cauda vai de uns setenta a uns noventa e cinco centímetros. O macaco-aranha vive no Brasil (sobretudo no norte e no centro), vive em outros países da América do Sul e da América Central. O macaco-aranha também é chamado de cuatá, maquipaçá etc.

(Trecho adaptado do livro Mamíferos, 2. Ed., do Ministério de Educação e Cultura, 1962.)


2) No texto anterior apareceu a palavra cauda. Procure saber, agora, o que significa calda e explore o sentido dessas palavras num pequeno texto.
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5o ano – Ensino Fundamental – Data:____/____/____
Atividades de Língua Portuguesa
Nome: ___________________________________________________________
 
Leia este texto com bastante atenção:
A ONÇA
Dos moradores do sítio de Dona Benta, o mais andejo era o Marquês de Rabicó. Conhecia todas as florestas, inclusive o capoeirão dos taquaruçus, mato muito cerrado onde Dona Benta não deixava que os meninos fossem passear. Certo dia em que Rabicó se aventurou nesse mato à procura das orelhas-de-pau que crescem nos troncos podres, parece que as coisas não lhe correram muito bem, pois voltou na volata.
— Que aconteceu? — perguntou Pedrinho, ao vê-lo chegar todo arrepiado e com os olhos cheios de susto. — Está com cara de marquês que viu onça…
— Não vi, mas quase vi! — respondeu Rabicó, tomando fôlego. — Ouvi um miado esquisito e dei com uns rastos mais esquisitos ainda. Não conheço onça, que dizem ser um gatão assim do tamanho dum bezerro. Ora, o miado que ouvi era de gato, mas muito mais forte, e os rastos também eram de gato, mas muito maiores. Logo, era onça.
Pedrinho refletiu sobre o caso e achou que bem podia ser verdade. Correu em procura de Narizinho.
— Sabe? Rabicó descobriu que anda uma onça no capoeirão dos taquaruçus!…
-— Uma onça? Não me diga! Vou avisar vovó…
— Não caia nessa — advertiu o menino. — Medrosa como ela é, vovó morre de medo ou trata de nos levar hoje mesmo para a cidade. Muito melhor ficarmos quietos e caçarmos a onça.
A menina arregalou os olhos.
— Está louco, Pedrinho? Não sabe que onça é um bicho feroz que come gente?
— Sei, sim, como também sei que gente mata onça.
LOBATO, Monteiro. As caçadas de Pedrinho. 27. ed. São Paulo:  Brasiliense, 1977.
1) Ao ler esse texto, você deve ter encontrado algumas palavras cujo significado você desconhece.
Localize, no primeiro parágrafo, a palavra que tenha um dos significados abaixo:

a) Grande pressa, disparada: _________________________________________

b) Que anda ou caminha muito, por muitas terras; que não para em casa; rueiro: ____________________________________________

c) Terreno em que o mato foi queimado e/ou roçado para cultivo da terra: ____________________________________________
 

2) Numa narrativa, o narrador pode ser narrador personagem (aquele que narra a história e dela participa) ou narrador observador (apenas narra a história, sem participar dela).

a) No texto A onça, qual é a posição que o narrador assume?
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b) Se o narrador da história fosse o Marquês de Rabicó, como seria contado o primeiro parágrafo?
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3) Participam dessa história as seguintes personagens: o Marquês de Rabicó, Narizinho e Pedrinho, mas os fatos que se sucedem no texto acontecem por causa de uma característica de uma das personagens. Ligue essa personagem à sua característica.



Ÿ Marquês de Rabicó.
Ÿ Narizinho.
Ÿ Pedrinho.
Ÿ medrosa
Ÿ andejo
Ÿ corajoso


 

4) Sobre o texto, marque a alternativa correta.

a) Dona Benta nunca deixava os meninos passearem na fazenda.
b) Em “parece que as coisas não lhe correram muito bem...”, o trecho destacado quer dizer “algo deu errado”.
c) Como Rabicó viu a onça frente a frente, pôs-se a correr.
d) Pedrinho concordou com Narizinho, pois compreendeu que onça é um animal feroz.
 

5) O Marquês de Rabicó “conhecia todas as florestas, inclusive o capoeirão dos taquaruçus...”. Isso prova que ele

a) morava no sítio de Dona Benta.
b) gostava de mato cerrado.
c) andava por todos os lugares.
d) se escondia no capoeirão.
 

6) Transcreva do texto trechos que demonstram:

a) o medo de Narizinho:
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b) a coragem de Pedrinho:
__________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Rabicó chega à conclusão de que o que ele tinha visto era onça. Através de um desenho, mostre em que ele se baseou para chegar a essa conclusão.
















 

8) Explique esta fala do Marquês de Rabicó:
“Não vi, mas quase vi!”.
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Observe as duas possibilidades de colocação das palavras na frase abaixo e tente explicar por que o autor preferiu a segunda possibilidade.

a) O Marquês de Rabicó era o mais andejo dos moradores do sítio de Dona Benta.

b) “Dos moradores do sítio de Dona Benta, o Marquês de Rabicó era o mais andejo.”

9) Reescreva as frases seguintes mudando a ordem das palavras, como fez o autor.

a) José é o mais esperto dos garotos do bairro.
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b) Ana é a mais simpática das professoras da minha escola.
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c) Uberaba é uma das mais importantes cidades deste Estado.
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d) Verinha é a mais carinhosa das meninas que eu conheço.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
 

10) Reescreva o trecho abaixo usando a pontuação adequada:

Rabicó descobriu uma onça no capoeirão então precisamos avisar a vovó de jeito algum ela vai querer nos levar para a cidade vamos caçar a onça você está maluco ela vai nos comer não nós é que vamos matá-la.

 
 









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10) Você concorda com a atitude dos meninos de não contarem para a avó a respeito da onça? Por quê?
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11) Observe esta passagem:


“Ouvi um miado esquisito e dei com uns rastos mais esquisitos ainda. (...) Logo, era onça.”

 
 





O termo destacado expressa uma conclusão a respeito da passagem anterior.
Observando essa ideia (de conclusão), desenvolva as frases a seguir.

a) Estava muito calor e o sol arrebentando no céu, portanto _________________
_________________________________________________________________

b) Fiz todas as tarefas, estudei para as avaliações e apresentei todo o trabalho sobre os imigrantes, logo, ___________________________________________
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c) Retornamos ao trabalho no 5o ano. Conheci meus colegas e professores, já estou fazendo novos amigos, logo, ___________________________________
_________________________________________________________________



 




fonte: www.cneconline.com.br

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