29 de ago. de 2012

Organização Temporal - AEE e Psicopedagogia







ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS - SEMANA DA PÁTRIA

Ruth Rocha. O reizinho mandão.

O reizinho mandão
Eu vou contar pra vocês uma história que o meu avô sempre contava.
Ele dizia que essa história aconteceu há muitos e muitos anos, num lugar muito longe daqui.
Nesse lugar tinha um rei, daqueles que têm nas histórias. Da barba branca batendo no peito, da capa vermelha batendo no pé.
Como esse rei era rei de história, era um rei muito bonzinho, muito justo... E tudo o que ele fazia era pro bem do povo.
Vai que esse rei morreu, porque era muito velhinho, e o príncipe, filho do rei, virou rei daquele lugar.
O príncipe era um sujeitinho muito mal-educado, mimado, destes que as mães deles fazem todas as vontades, e eles ficam pensando que são os donos do mundo.
Eu tenho uma porção de amigos assim. Querem mandar nas brincadeiras... Querem que a gente faça tudo o que eles gostam...
Quando a gente quer brincar de outra coisa, ficam logo zangados. Vão logo dizendo: “Não brinco mais!”.
E quando as mães deles vêm ver o que aconteceu, se atiram no chão e ficam roxinhos, esperneiam e tudo.
Então as mães deles ficam achando que a gente está maltratando o filhinho delas.
Então, como eu estava contando, o tal do príncipe ficou sendo o rei daquele país.
Precisa ver que reizinho chato que ele ficou! Mandão, teimoso, implicante, xereta!
Ele era tão xereta, tão mandão, que queria mandar em tudo o que acontecia no reino.
Quando eu digo tudo, era tudo mesmo!
A diversão do reizinho era fazer leis e mais leis. E as leis que ele fazia eram as mais absurdas do mundo.
Olha só esta lei: “Fica terminantemente proibido cortar a unha do dedão do pé direito em noite de lua cheia!”.
Agora, por que é que o reizinho queria mandar no dedão das pessoas, isso ninguém jamais vai saber.
Outra lei que ele fez: “É proibido dormir de gorro na primeira quarta-feira do mês”.
Agora, por que é que ele inventou essas tolices, isso ninguém sabia.
Eu tenho a impressão de que era mesmo mania de mandar em tudo.
(...)
Ruth Rocha. O reizinho mandão. São Paulo, Quinteto Editorial, 1997.
1-       Releia o trecho do texto:
“(...) essa história aconteceu há muitos e muitos anos, num lugar muito longe daqui.”
De acordo com esse trecho, podemos dizer que a época e o lugar em que a história ocorreu são:
(  )indefinidos, isto é, não é possível saber exatamente onde e quando a história se passou.
(  )definidos, quer dizer, é possível saber onde e quando a história ocorreu.
2-       A pessoa que está narrando conta a história como se estivesse conversando com o leitor. Localize e copie do texto um trecho que confirma essa afirmação.

3-       Encontre no texto algumas palavras que qualificam os seguintes personagens: rei (o pai) e príncipe (o reizinho). Copie-as.
4-       O reizinho era implicante e xereta. O que significa estas palavras?
5-       “A diversão do reizinho era fazer leis e mais leis. E as leis que ele fazia eram as mais absurdas do mundo.” O que você entende por leis absurdas?
6-       O reizinho vivia inventando leis. Em sua opinião, por que ele as criava?
7-       O que você faria se vivesse naquele reino e fosse informado a respeito dessas leis?

PRODUÇÃO DE TEXTO:
IMAGINE SE... na sua sala de aula, todos pudessem falar ao mesmo tempo, ir ao banheiro quando quisessem, fazer lanche a qualquer hora, brincar de bola, peteca, aviãozinho... Parece que seria bastante divertido, não é? Mas, com o tempo, todos ficariam cansados e irritados com tanto barulho e desordem. Além disso, a turma deixaria de aprender os conteúdos e faria outras coisas legais como ler boas histórias, contar e estudar novidades, realizar trabalhos em grupo, adquirir novos conhecimentos...
            Para organizar a vida das pessoas, seja na família, no trânsito, na escola, etc, é que as leis e as regras existem. Quando são bem estabelecidas e as pessoas estão de acordo com elas, servem para tornar a convivência melhor e mais organizada.
            Falando nisso, o que você acha de criar regras para a sua sala de aula? Forme um grupo de cinco integrantes e discutam que regras seriam importantes todos cumprirem. Tomem notas delas, ilustre e apresentem para a turma o que vocês fizeram.
            Depois faremos uma eleição para eleger as mais importantes e necessárias. As mais importantes, serão ilustradas em cartolina para serem afixadas na sala de aula.

Fonte: http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br

27 de ago. de 2012

GNT - Sindrome de Asperger - Parte 02

GNT - Síndrome de Asperger - Parte 01/02

Síndrome de Asperger

Matéria Síndrome de Asperger no Fantástico

AUTISMO

A lista serve como orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade. 

Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,
Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina,
Risos e sorrisos inapropriados,
Não temer os perigos,
Pouco contato visual,
Pequena resposta aos métodos normais de ensino,
Brinquedos muitas vezes interrompidos,
Aparente insensibilidade à dor,
Ecolalia (repetição de palavras ou frases),
Preferência por estar só; conduta reservada,
Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente,
Faz girar os objetos,
Hiper ou hipo atividade física,
Aparenta angústia sem razão aparente,
Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo,
Apego inapropriado a objetos,
Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e
Dificuldade em expressar suas necessidades; emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de
usar palavras.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?44

Semana da Pessoa com Deficiência - Escola Básica Ariribá

































26 de ago. de 2012

DATAS COMEMORATIVAS DE SETEMBRO










01- INÍCIO DA SEMANA DA PÁTRIA
01- DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
02- DIA  DO REPÓRTER FOTOGRÁFICO
03- DIA DO GUARDA CIVIL
03- DIA DO BIÓLOGO
05- DIA OFICIAL DA FARMÁCIA
05- DIA DA AMAZÔNIA
06- DIA DO ALFAIATE
06- OFICIALIZAÇÃO DA LETRA DO HINO NACIONAL

07- DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



08- DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
09- DIA DO ADMINISTRADOR
09- DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO
09- DIA DA VELOCIDADE

18- DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS
Dia dos Símbolos Nacionais – 18 de Setembro


Os Símbolos Nacionais são (Lei Nº 5.700):
1 - a Bandeira Nacional.
2 - o Hino Nacional.
3 - as Armas Nacionais.
4 - o Selo Nacional.


Bandeira
A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".



Arma
No sentido simbólico, a arma é um antimonstro que, por sua vez, pode se transformar também num monstro se for desviada de sua finalidade (lutar contra o inimigo) para dominar o amigo ou o outro. Essa característica da arma vem do fato de ela representar, ao mesmo tempo, um instrumento de justiça e de opressão, de defesa e de conquista. De qualquer forma, a arma materializa a vontade direcionada para um objetivo específico.
Certas armas ainda simbolizam funções: a maça, o bastão e o chicote seriam atributos do poder do soberano; a lança e a espada, o arco e a flecha são atributos do guerreiro; a faca, o punhal, a adaga e o venábulo são símbolos do caçador; e o raio e as redes são atributos da divindade suprema.



Selo
Objeto de importância fundamental nas antigas civilizações orientais, o selo é utilizado em várias áreas e situações. O rei imprime seu selo sobre os documentos que expressam suas decisões. É, portanto, um sinal de autoridade e poder, autenticando um tratado público ou privado.
O selo preserva também determinado documento de publicação antecipada (testamento) e daí a palavra selar ser sinônimo de "fechar", "lacrar", "reservar". Neste sentido, o selo é símbolo de segredo.
O selo marca uma pessoa ou um objeto como propriedade indiscutível daquele cuja estampilha trazem. Deus marca os homens com o seu selo (veja na Bíblia, em Ezequiel 9,4 - Apocalipse 7, 3) mostrando, desta forma, que eles lhe pertencem e estão sob a sua proteção.






HinoOs antigos acreditavam que a música era uma harmonia dos números e do cosmo - e que o próprio cosmo podia ser reduzido a números sonoros. Recorrer à música, com seus timbres, suas tonalidades, seus ritmos, seus instrumentos diversos, é um dos meios da pessoa se ligar à plenitude da vida cósmica.
Em todas as civilizações, os atos mais importantes da vida de um grupo ou de uma pessoa são marcados pela música - hinos, canções, melodias.O Hino Nacional do Brasil tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi oficializado pela Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) em de 2 de setembro de 1971.


 
19- DIA DE SÃO GERALDO
19- DIA DO TEATRO
20- DIA DO FUNCINÁRIO MUNICIPAL
21- DIA DA ÁRVORE

21- DIA DO FAZENDEIRO
23- INICÍO DA PRIMAVERA

23- DIA DO SOLDADOR
25- DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

27- DIA NACIONAL DO IDOSO




30- DIA DA SECRETÁRIA
 FONTES:
http://danizinhaeduca.blogspot.com.br
http://tiamicheleblog.blogspot.com.br

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