17 de ago. de 2011

Atividade - 5º ano



Nome: ____________________________________________________________________
Data: ___/___/2011.

Atividades de História e Geografia

Texto para as questões 1, 2, 3, 4 e 5.

Tratado de Tordesilhas

Em 1492, o navegador genovês Cristóvão Colombo realizou uma das maiores descobertas realizadas no período das grandes navegações. Financiado pelos recursos da Coroa Espanhola, esse navegador anunciou a descoberta de terras a oeste do principal Meridiano. Tal feito acabou inserindo o reino espanhol no processo de expansão marítimo-comercial que, desde o início daquele século, já havia propiciado significativas conquistas para o Império Português ao longo de todo século XV.
          Com a ascensão dos espanhóis na exploração de novas terras, o clima de disputa com os portugueses se acirrou. Para que um conflito de maiores proporções fosse evitado, o papa Alexandre VI foi convocado para negociar os limites de exploração colonial entre essas duas potências europeias. Inicialmente, Portugal buscava garantir seu monopólio na costa africana e a Espanha preocupava-se em legitimar a exploração nas terras localizadas a oeste.
No ano de 1493, o papa então anunciou a assinatura da “Bula Inter Coetera”, que fixava uma linha imaginária a 100 léguas da Ilha de Açores. No entanto, no ano seguinte, o rei português Dom João II exigiu a revisão desse primeiro acordo, que não satisfazia os interesses lusitanos. Segundo alguns historiadores, essa mudança de ideia era um forte indício de que os portugueses tinham conhecimento de outras terras localizadas na porção sul do novo continente descoberto pelos espanhóis. Séculos mais tarde, documentos explicariam essa “repentina” mudança de ideia dos lusitanos.
Buscando evitar o desgaste de um conflito militar, os espanhóis aceitaram a revisão dos acordos com uma nova intermediação do papa. Com isso, o Tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494. Nesse novo acerto ficava estabelecida a demarcação de um novo meridiano localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. Os territórios a oeste seriam explorados pelos espanhóis; e as terras a leste deveriam ser controladas pelos lusitanos. Dessa forma, o novo acordo assegurou a exploração lusitana em parte dos territórios que hoje compõem o Brasil.
Pouco tempo depois, as determinações desse tratado seriam questionadas pelas outras nações europeias que iniciavam seu processo de expansão marítima. Diversos monarcas não aceitavam o fato de a divisão ter se restringido aos países ibéricos. Os franceses, por exemplo, passaram a organizar expedições marítimas para o Brasil em sinal do não reconhecimento do tratado. As nações que protestaram contra, na verdade, reivindicavam o princípio de posse útil da terra para legitimar a exploração colonial.
           Mediante tal proposta, os portugueses se viram forçados a intensificar os mecanismos de controle e dominação sobre seus territórios. A partir de 1530, Portugal enviou Martinho Afonso para as terras brasileiras, com o objetivo de fundar o primeiro centro de exploração colonial. Em contrapartida, expedições inglesas e francesas buscaram terras na região norte do continente americano.
                                         Por Rainer Sousa
                                                                   Equipe Brasil 
Escola

    Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:
1)      A descoberta do navegador genovês foi:
a)    (    ) um novo oceano
b)    (    ) um novo continente
c)    (    ) um novo meridiano
d)    (    ) um novo paralelo

2)      O continente descoberto por Colombo inicialmente foi chamado:
a)    (     ) Velho Mundo
b)    (     )   Berço da Humanidade
c)    (    )   Colômbia
d)    (     ) Novo Mundo

3)      “... o Tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494.” Se este tratado ainda existisse estaria completando:
a)    (     ) entre 500 e 510 anos
b)    (     ) mais de 511 anos
c)    (     ) menos de 500 anos
d)    (     ) mais de 1000 anos

4)      Coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

(     ) Em “Financiado pelos recursos da Coroa Espanhola, esse navegador anunciou a descoberta de terras a oeste do principal Meridiano.” O meridiano citado refere-se ao Meridiano do Equador.
(     ) O principal meridiano divide a Terra em dois hemisférios: Hemisfério Ocidental e Sul.
(    ) Portugal e Espanha foram os países europeus que se destacaram no período das grandes navegações.
(    ) O continente Americano recebeu este nome para homenagear o navegador e cartógrafo Américo Vespúcio.

A sequência correta é:

a.    V, V, F. V     b. V, F, V, F      c. V,V,V,V     d. F, F, V, V.









5)      Analise as alternativas

I.              Em “…e as terras a leste deveriam ser controladas pelos LUSITANOS.” A palavra em destaque por ser substituída por PORTUGUESES sem alteração de sentido.
II.            O meridiano de Tordesilhas dividiu o “Novo Continente” em duas partes. Tudo que estivesse a leste do meridiano pertencia a Portugal e a oeste pertencia à Espanha.
III.           Colombo,  na sua viagem para chegar às Índias  encontrou um novo continente chamado Pangeia.
IV.          Na época das grandes navegações os navegadores procuravam um novo caminho para a África.

Está correto em que se afirma em:
a.    I e IV                     b. I e III                      c. I e II                     d. III e IV



 “Depois de alguns desencontros, conseguimos nos reunir novamente e aportamos em uma das ILHAS Canárias, em busca de reabastecimento de água, lenha e mantimentos. (...)“
ILHA  é uma forma de relevo. Sobre relevo resolva a questão 6 

6. Relacione  corretamente as palavras indicadas por números às frases que as definem.
(1) Planície         ( 2) Planalto                     (3) Ilha                             (4) Serra
(    ) Porção de terra cercada de água dos lados.
(    ) Muitas montanhas juntas.
(    ) Terreno mais ou menos plano e baixo em relação às regiões vizinhas.
(   ) Terreno elevado.
A sequência correta é;
a)     3,4, 1 e 2              b)1,2,3 e 4               c) 2,3,4 e 1          d) 4,3,2,e 1





           
           

Atividades 5º ano - Ensino Fundamental


5o ano – Ensino Fundamental – Data: ___/___/___
Atividades Integradas
Nome: ______________________________________________________
 

Até quando vai a escala Richter?

Pode até soar assustador, mas matematicamente, ela não tem limite. Na prática, o maior terremoto registrado aconteceu no Chile, em 1960, e chegou a 9,5 graus nessa medição. O abalo foi provocado pelo contato entre placas tectônicas ao longo de 965 km da costa chilena, mas como essa zona de atrito poderia ser maior, os graus podem subir indefinidamente. “Medimos sismos há pouco tempo (desde 1900) para estabelecer esse valor máximo”, afirma Afonso Vasconcelos, professor de geofísica da USP. Em 1998, cientistas detectaram um terremoto no Sol com magnitude equivalente a 11,3 graus. Na terra, um sismo dessas proporções chacoalharia o chão 90 vezes mais do que no tremor chileno.

Medidas drásticas

Conheça outras escalas usadas para medir fenômenos (e seus estragos)
Segura a onda

Escala Beaufort Criação 1805
Mede a velocidade de ventos em terra firme, mas foi feita para ajudar navegantes. Quando o mar parece um espelho, registra-se o nível mais baixo. Já no estágio máximo, o 12, as ondas têm mais de 14 m e a visibilidade é nula por causa de espuma e dos borrifos d’água. No nível 9, os ventos ficam entre 76 e 87 km/h




Calada noite preta
Escala de Bortle Criação 2001
Mede a escuridão da noite e a visibilidade das estrelas. Começa pelo paraíso dos observadores: céu bem escuro e só a luminosidade natural da atmosfera. No último nível (9), fica a cidade grande, com poucos astros visíveis. Aqui, retratamos o nível 5: mesmo com alguma claridade, dá para ver a Via Láctea no horizonte.

Insípida, inodora... e só
Escala Forel-Ulle Criação 1889
Esta serve para classificar a cor da água, indicando sua qualidade e os materiais dissolvidos nela. A medição é feita pela comparação do líquido testado com pequenos vidros de água colorida, que variam do azul ao marrom, passando por tons de verde e amarelo. Entre as 21 cores usadas, um mar azul como este entra no patamar 6.

E o vento levou
Escala de Fujita criação 1971
Avalia os estragos de um tornado. Vai do FO, com ventos que não passam de 117 km/h, ao F5, com intensidade suficiente para levantar carros e destruir prédios. Como o tamanho não determina a intensidade, é possível que um tornado F3 seja pequeno e potente, chegando a arrancar do chão.

Versão oriental

O Japão tem sua própria escala para terremotos, a Shindo. No primeiro tremor que atingiu o país em março, o grau máximo dessa escala (7) foi registrado na província de Miyagi.





Abalou Bangu
Escala de Mercalli criação 1902

Também ligada aos terremotos, ela quantifica o estrago causado pelo tremor. Enquanto a Richter é mais científica, esta guia-se pela mera observação. Vai do sismo que nem é sentido (nível I)à destruição total (nível XII). O tremor de 7 graus que atingiu o Haiti, em janeiro do ano passado, ultrapassou o nível X.

Perigo Radioativo
Escala internacional de eventos nucleares criação 1990

Define a gravidade de uma catástrofe nuclear, na própria usina ou durante o transporte ou utilização da radiação. O primeiro grau classifica um pequeno contato com o material atômico. Já o pior nível, o 7, equivale ao desastre de Chernobyl, na ex-URSS, que expôs 8,4 milhões de pessoas à radiação só na principal região afetada, em 1986.

É o armagedom
Escala de Turim criação 1999

Categoriza o risco de colisão entre um asteroide (ou cometa) e a Terra. Impactos muito improváveis são indicados pela cor branca. No extremo oposto está o vermelho, só para desastres certos, que ameaçariam o futuro da civilização. Mas fique tranquilo: uma catástrofe dessas acontece só uma vez a cada 100 mil anos.

De grão em grão
Escala de Wentworth criação 1922
Existe medição até para tamanho de partículas. A tabela vai de grãos que medem no máximo 4 micrômetros (argila) até os que passam de ínfimos 256 milímetros (matacão). A areia, por exemplo, fica no nível 3, entre 60 micrômetros e 2 mm.
ONU (Organização das Nações Unidas), Nasa (Agência Espacial Americana), ESA (Agência Espacial Europeia), USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), revista Sky and Telescope.
Revista Mundo Estranho, abril 2011.

De acordo com as manchetes e seus conhecimentos resolva as questões propostas.
1) O maior terremoto do mundo registrado no Chile em 1960 foi provocado pelo contato entre placas tectônicas. O que são placas tectônicas? Onde elas se localizam.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

2) Diferencie um maremoto de um terremoto.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

3) Qual é a relação entre o encontro de placas tectônicas e a formação de vulcões?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

4) A escala de Bortle mede a escuridão da noite. Por que é mais fácil ver a Via Láctea no horizonte longe das cidades grandes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

5) A escala de Fujita avalia os estragos de um tornado. O que são os tornados?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) A escala de Mercall apresenta os níveis de abalo sísmico com algarismos romanos. Transcreva-os com algarismos indo-arábicos:
Nível I: _______________________________________________________
Nível XII: _____________________________________________________
Nível X: ______________________________________________________
 

7) O perigo radioativo está relacionado com qual fonte de energia?
a) hidrelétricas.
b) usinas de energia eólica.
c) placas solares.
d) usinas nucleares.

8) Escreva como se lê o número de pessoas expostas à radiação no desastre de Chernobyl: 8,4 milhões.
__________________________________________________________________________________________________________________________
 

9) Se uma catástrofe categorizada pela colisão entre um asteroide e  a Terra ocorre a cada 100 mil anos, quando deve ter ocorrido um último evento desse para que ele ocorra novamente no ano de 2011?











Resposta: ____________________________________________________
10) Explique com poucas palavras como se formam os grãos de areia que são medidos pela escala de Wentworth.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

11) No texto há a expressão “medidas drásticas”, podendo ser substituída, sem prejuízo de sentido por
a) (   ) medidas muito eficazes
b) (   ) medidas brandas
c) (   ) medidas simples
d) (   ) medidas suaves

12) Releia este trecho e, em seguida, preencha o quadro com os substantivos e os adjetivos que você encontrou.
Calada noite preta
Escala de Bortle Criação 2001
Mede a escuridão da noite e a visibilidade das estrelas. Começa pelo paraíso dos observadores: céu bem escuro e só a luminosidade natural da atmosfera. No último nível (9), fica a cidade grande, com poucos astros visíveis. Aqui, retratamos o nível 5: mesmo com alguma claridade, dá para ver a Via Láctea no horizonte

 
 









Substantivos
Adjetivos















13) Retire do texto o nome de dois países.
Em seguida escreva o seu adjetivo pátrio correspondente.
__________________________________________________________________________________________________________________________
 

14) Leia as afirmativas em relação as manchetes apresentadas anteriormente e, em seguida, julgue-as em Verdadeiras (V) ou falsas (F).
(    ) Podemos dizer que o ano em que ocorreu o terremoto no Chile foi um ano bissexto.
(   ) Em 1990 foi o ano da criação da Escola Internacional de Eventos Nucleares. Sobre esta data, é correto dizer que ela é divisível por 2, 3, 4 e 5.
(     ) A Escala de Fujita é capaz de avaliar os estragos de um tornado. Vai de FO, com ventos que não passam de 117 km/h. O numeral destacado, decomposto é: 3.3.13.
(   ) Os numerais 9 e 5 aparecem na manchete “Calada Noite Preta”. É correto dizer que todos dois são números primos.
 

Atividades para o 5º ano - Ensino Fundamental



Nome: ­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________
Atividades de Matemática

1.    Pinte no quadro as quadrículas com números múltiplos de 2.

16
25
7
13
1
72
64
98
27
45
28
36
15
9
90
86
73
3
18
77
52
67
42
58
87
4
95
2
40
47
34
49
51
63
73
30
91
6
61
92
·   Analise os números que você pintou. O que eles têm em comum? _________________
______________________________________________________
·   Que conclusão você chegou a respeito dos múltiplos de dois? ____________________
______________________________________________________________________

2.    Complete a tabela e descubra os múltiplos de alguns números:
x
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
3













7













8













5













4













6













9














3.    Assinale com um (X) os números que são divisíveis por:

132
435
99
100
5
150
17
816
23
730
156
23
1












2












3












4












5












6












8












9












10












Por ele mesmo












·         Observe a tabela  e escreva:
ü  Quais são os divisíveis por 1 e por ele mesmo? ________________
ü  Esses números são chamados de números _______________
ü  O único número par primo é o número __________



4.    Escreva os divisores dos números abaixo e circule os números primos:

a.    D (14)= ____________________________________________________
b.    D(25) = ____________________________________________________
c.    D (37) = ___________________________________________________
d.    D(19) = ___________________________________________________

5.    Decomponha em fatores primos os números a seguir:

 a)    80                       b) 49                      c)  40                            d) 55






6.    Descubra qual o número que a forma fatorada representa:

a)    2.2.3.5.5 = _____________
b)    2.5.11 = ______________
c)    2.3.3.7= _______________
d)    3.3.3.3= _______________
e)    3.5.13 = _________________
f)     3.7.17 = _________________
g)    3.3.5.5.5= ________________


7.    Coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(     ) Os divisores são finitos  e todos os números tem como menor divisor o 1 e maior ele mesmo.
(     ) O zero é divisor de todos os números.
(     ) Os múltiplos são infinitos.
(     )  Os números multiplicados por números pares terão como produto números pares.
(     ) Os números pares são primos, exceto o 2.
(     ) Os números 16 e 24 são ao mesmo tempo múltiplos de 8 e 12.

8.      DESAFIOS


a)    Considere o número 313131A, onde A representa o algarismo das unidades. Se  esse número é divisível por 4, então qual é o maior valor que A pode assumir?
_________________________________________________

b)      Seja o número 51b8. Quais algarismos podemos colocar no lugar da letra b para que o número seja divisível por 3?_______________________________

c)    Seja o número 3s76. Qual algarismo podemos colocar no lugar da letra s para que o número seja divisível por 9? _____________________________________

d)     Qual é o menor número que se deve adicionar a 371, para se obter um número divisível por 6? ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________

9.    No espaço abaixo,  decomponha em fatores primos os seguintes números: (Pode utilizar o verso da folha. Organize-se!)



a) 180
b) 220
c) 320

d) 308
e) 605
f) 616

g) 1008
h) 1210
i) 2058

j) 3125
k) 4225
l) 5040



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