PLANO DE ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
- DADOS DO EDUCANDO
- Nome: XXXXXXX
- D.N.: 01/12/2006
- Ano: 1º ano
- Período: Vespertino
- Professora (regular):
- Professora AEE: XXXXXXXX
- Diagnóstico: Deficiência Metal Moderada
- Médico responsável: XXXXXXXXXXXX
- Data: em 15/02/2013
- Iniciou o atendimento no ano de: ( ) 2012 ( X ) 2013
- Início do atendimento no ano de 2013: 07/03
- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
- Período de atendimento: de março a dezembro de 2013.
- Frequência: duas vezes por semana – segunda e quarta-feira
- Tempo de atendimento: Uma hora
- Composição de atendimento: atendimento individual
- OBJETIVO
Desenvolver
as funções mentais superiores, ou seja, desenvolver o conjunto de
funções cognitivas responsáveis pela ampliação da capacidade
psicomotora e de linguagem, como abstração e aquisição de
conceitos.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a linguagem
- Desenvolver coordenação motora ampla e fina
- Ampliar a capacidade de memorização
- Desenvolver a percepção visual e auditiva
- Reconhecer o corpo em suas partes e funções
- Ampliar a capacidade de se comunicar e utilizar a linguagem oral como instrumento de comunicação
- Adquirir hábitos de higiene pessoal e independência nas atividades da vida diária.
- Compreender e utilizar dos conceitos básicos, como: grande e pequeno, mais e menos, muito e pouco, aberto e fechado, ...
- Reconhecer e diferenciar cores
- Reconhecer e diferenciar formas geométricas
- Utilizar da contagem de grupos pequenos
- Compreender a função e dar significado a objetos do dia a dia
- ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Atividades fortalecedoras de sua autonomia e noções fundamentais de higiene e alimentação (lavar as mãos, merendar, escovar os dentes, pentear-se etc.)
- Atividades que envolvam noções sobre Tempo (hora, períodos do dia, dias da semana, meses e ano) e orientação espacial (rua, avenida, bairro, cidade etc.).
- Atividades com massa de modelar; construção de maquetes; utilização de jogos pedagógicos: letras, encaixes, gravuras.
- Utilização de jogos pedagógicos no computador; realização de atividades com pintura, desenho
- Jogos e atividades variadas com alfabeto móvel, blocos lógicos...
- Jogos de memória, associação de imagens, quebra-cabeça...
- Contação de histórias e dramatizações.
- Dinâmicas com músicas.
- Deslocamentos em ambientes abertos através da expressão corporal com o uso de variados recursos, tais como bolas, arcos, dentre outros.
- Brincadeiras com bolas de diferentes cores e tamanhos
- Desenhos com diferentes materiais (giz, lápis de cor, guache, tinta aquarela).
- Atividades com esquema corporal, como autorretrato, contorno do copo, etc.
- Brincadeira com bonecas, de casinha.
- Brincadeiras com outras crianças ou grupo de crianças.
- Brincadeiras com miniaturas.
- Carimbo e contorno de partes do corpo
- Alinhavo
- Brincadeiras com materiais de diferentes texturas, forma e cores.
- SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS
- Palitos de picolé
- Caixas de papelão
- Caixas de ovo
- Tampinhas de garrafa
- Botões
- EVA.
- Papel pardo
- Palitos de churrasco
- Cola
- Tesoura
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Canetinhas
- Entre outros...
- MATERIAIS EXISTENTES NA SALA
- Mobiliário:
- Duas mesas tipo escritório com três gavetas em cada.
- Duas cadeiras escolares
- Uma mesa pequena com quatro cadeiras coloridas e uma mesa sensorial
- Um quadro branco
- Um armário com duas portas
- Uma escrivaninha para computador (pertencente a professora)
- Um tapete de EVA na cor verde (pertencente a professora)
- Duas cortinas tipo persianas (pertencentes a professora
- Prateleiras (pertencentes a professora)
- Um espelho com moldura
- Uma lixeira de plástico
- Materiais:
- Um scanner
- Um material dourado
- Um alfabeto silábico
- Um esquema corporal
- Um quebra cabeça do corpo
- Tapete quebra-cabeça
- Sacolão Criativo (legos)
- Quebra-cabeça sobreposto (sequência lógica)
- Um alfabeto
- Plano Inclinado – Estante para Leitura
- Um dominó de associação de ideias
- Um jogo da memória dos numerais
- Uma caixa tátil
- Giz de cera
- Quatro bambolês
- Coleção “ A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão” – incompleta
Materiais pertencentes
a professora
- Jogos diferenciados
- Folhas de diferentes espessuras
- Lápis de cor
- Canetinhas
- Animais de pelúcia
- Caixas de plástico e de madeira
- Almofadas
- Brinquedos
- Potes e latas
- Livros
- Blocos lógicos
- Entre outros.
- MATERIAIS QUE NECESSITAM SER ADQUIRIDOS
- Blocos lógicos de diferentes tamanhos
- Material de Cuisenaire
- Jogos de encaixe e de montar
- Brinquedos de montar, como fazendinhas...
- Carretéis de linha (sem linha)
- Escorredor de macarrão
- Jogo de palito pequeno
- Canudinhos
- Jogos de alinhavo
- Linha de bordado
- Agulha grande
Devido a catástrofe ocorrida
na escola e consequentemente a perda de materiais, a sala
multifuncional tipo 1 precisa ser reequipada com seus materiais
tecnológicos e materiais de apoio.
- TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS
- Costureira
- PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO
As orientações serão de
acordo com a necessidade de cada profissional, principalmente a
professora do ensino regular.
- AVALIAÇÃO
- Formas de registro
O registro está sendo feito
por meio de um Portifólio, bem como um relatório diário com
prioridades e conquistas.
Mensalmente será feita uma
planilha de quantificação dos atendimentos e entregue a
supervisora, orientadora e diretora.
- Avaliação
A avaliação acontece de
forma qualitativa, com observação diária e registro, sendo esse
transformado em um relatório no final do ano.
Muito bom! Nossa realidade! Adaptável a todas as salas de AEE.
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirMaravilhoso seu planejamento. Objetivo e prático.
Obrigada por partilhar conosco.