"LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM; LUTAR PELA DIFERENÇA SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE" Boaventura Souza Santos
Páginas
▼
26 de mai. de 2014
22 de mai. de 2014
Entrevista com os professores - para avaliação Psicopedagógica ou do AEE
ENTREVISTA
COM O PROFESSOR (A)
Nome
do educando:_____________________________________________
Ano:______________Turno:________________________________
Nome
do professor:_______________________________________
E-mail:_______________________________________________________
Professor(a), essa
entrevista é simples e fácil. Somente assinale a alternativa de
acordo com sua observação em sala de aula. Sua opinião é muito
importante para o planejamento das atividades relacionadas ao
educando. A entrevista foi organizada em quatro partes. A primeira
relacionada ao convívio social, a segunda aos aspectos cognitivos e
motores, a terceira em relação a participação da família e a
quarta relaciona-se com seu planejamento. Ao final, agradeço pelo
parecer descritivo, com o objetivo de complementar com informações
não descritas na entrevista. Importante salientar que todas as
informações descritas são sigilosas e só serão usadas para a
complementação do meu trabalho. Desde já agradeço sua
disponibilidade e sua contribuição.
1ª Parte:
Convívio Social
SIM
|
Às
vezes
|
NÃO
|
|
Tem
bom vínculo com seus pares?
|
|||
Tem
bom vínculo com a professora?
|
|||
Reage
bem as frustrações?
|
|||
Segue
regras de jogo?
|
|||
Cumpre
as regras da escola?
|
|||
Precisa
ser chamada a atenção mais de uma vez?
|
|||
Resolve
seus problemas com seus pares usando da violência?
|
|||
Expressa
sua opinião?
|
|||
Trabalha
em grupo?
|
|||
Isola-se
e prefere trabalhar individualmente?
|
|||
Aceita
opinião do outro?
|
|||
No
trabalho em grupo, participa?
|
|||
Espera
que o outro faça por ele?
|
|||
Comunica-se
com clareza?
|
|||
Gosta
de participar de atividades extra-classe?
|
|||
Participa
oralmente da aula?
|
|||
Tem
coerência no que fala?
|
|||
Chora
sem motivo?
|
|||
Expressa-se
no que está sentindo?
|
|||
Chora
ao se deparar com um problema?
|
|||
Relaciona-se
com pares da sua faixa etária?
|
|||
Gosta
de brincar?
|
|||
Participa
da Educação Física?
|
|||
Participa
de teatro ou danças?
|
|||
Canta?
|
|||
Cria
brincadeiras?
|
|||
Gosta
de fazer apresentações?
|
|||
É
agressivo?
|
|||
É
passivo?
|
|||
É
dependente?
|
|||
É
medroso?
|
|||
É
retraído?
|
|||
É
agitado?
|
|||
É
calmo?
|
|||
É
desligado?
|
|||
É
motivado?
|
|||
É
curioso?
|
|||
É
compreensivo?
|
|||
SIM
|
Às
vezes
|
NÃO
|
|
Tem
resistência a mudança de rotina?
|
|||
Reclama
muito?
|
|||
Adapta-se
a novas situações?
|
|||
Reage
a sons, ruídos ou músicas?
|
|||
Vai
ao banheiro sozinho?
|
|||
Se
alimenta com autonomia?
|
|||
Tem
bons hábitos de higiene?
|
|||
2ª Parte:
Aspectos Cognitivos e Motores
SIM
|
Às
vezes
|
NÃO
|
|
É
criativo?
|
|||
Sua
letra é legível?
|
|||
Tem
traçado leve?
|
|||
Tem
traçado forte?
|
|||
Tem
traçado normal?
|
|||
Reconhece
seu nome?
|
|||
Produz
desenho temáticos?
|
|||
Produz
desenhos livres?
|
|||
Colore
seus desenhos?
|
|||
Usa
cores diferentes ao colorir detalhes de desenhos?
|
|||
Relaciona
o objeto a sua cor?
|
|||
Reconhece
as letras do alfabeto?
|
|||
Relaciona
grafemas e fonemas?
|
|||
Tem
boa compreensão dos conteúdos?
|
|||
Está
alfabetizado?
|
|||
Lê
com autonomia?
|
|||
Escreve
com autonomia?
|
|||
Lê
pequenas histórias?
|
|||
Interessa-se
por livros?
|
|||
Escuta
histórias lidas?
|
|||
Reconta
histórias ouvidas?
|
|||
Reconta
histórias lidas?
|
|||
Conta
histórias imaginárias?
|
|||
Conta
histórias do dia a dia?
|
|||
Desenha
parte da história?
|
|||
Responde
oralmente perguntas sobre uma história lida?
|
|||
Responde
oralmente perguntas sobre uma história ouvida?
|
|||
Sabe
os dias da semana?
|
|||
Utiliza-se
corretamente do ontem, hoje e manhã?
|
|||
Sabe
os meses do ano?
|
|||
Corresponde
o dia de hoje a data?
|
|||
Realiza
operações de adição?
|
|||
Realiza
operações de divisão?
|
|||
Realiza
operações de subtração?
|
|||
Realiza
operações de multiplicação?
|
|||
Resolve
problema matemáticos?
|
|||
Utiliza-se
de cálculo mental?
|
|||
É
dependente de material concreto para contagem?
|
|||
Utiliza-se
o dedo para contagem?
|
|||
Conta
até____ corretamente?
|
|||
Relaciona
o número ao numeral?
|
|||
Utiliza-se
de conceitos simples (grande, pequeno, perto, longe, aberto
fechado, …)?
|
|||
Utiliza-se
de conceitos abstratos (maior, menor, mais perto, mais longe,
...)?
|
|||
Reconhece
cores?
|
|||
Reconhece
e/ou nomeia as formas geométricas planas?
|
|||
Reconhece
e/ou nomeia as formas geométricas espaciais?
|
|||
SIM
|
Às
vezes
|
NÃO
|
|
Reconhece
as partes do corpo?
|
|||
Representa
por meio de desenho o esquema corporal?
|
|||
Sabe
o nome da rua em que mora?
|
|||
Sabe
dizer se mora perto ou longe?
|
|||
Sabe
o nome da mãe ou pai?
|
|||
Nomeia
as pessoas da família?
|
|||
Realiza
as tarefas de casa?
|
|||
Consegue
terminar em tempo hábil as tarefas em sala?
|
|||
É
lento?
|
|||
Se
nega a fazer atividades propostas?
|
|||
É
caprichoso?
|
|||
É
organizado?
|
|||
Tem
boa compreensão oral?
|
3ª
Parte: Participação da família
A
família:
SIM
|
Às
vezes
|
NÃO
|
|
É
presente espontaneamente?
|
|||
É
presente sempre que chamada?
|
|||
Participa
das festividades da escola?
|
|||
Participa
das reuniões?
|
|||
Comunica-se
com a escola?
|
|||
Tem
um bom vínculo com o professor?
|
|||
Tem
um bom vínculo com o a escola?
|
|||
Assina
tarefas e avaliações?
|
|||
Acompanha
as tarefas escolares?
|
|||
Incentiva
a pesquisa?
|
|||
Incentiva
a leitura?
|
|||
Reclama
de tudo?
|
|||
SIM
|
Às
vezes
|
NÃO
|
|
É
justa em suas ações?
|
|||
Reclama
quando tem razão?
|
|||
Os
pais são alfabetizados?
|
|||
Os
pais acreditam no potencial do filho?
|
|||
4ª Parte:
Planejamento
SIM
|
Às
vezes
|
NÃO
|
|
Você acredita no
potencial do seu aluno?
|
|||
Tem
objetivos claros para desenvolver as habilidades desse educando?
|
|||
Seu
planejamento contempla esse educando?
|
|||
Você
se sente preparado para trabalhar com ele?
|
|||
Você
acha que necessita de auxilio?
|
|||
Durante
a tarde você consegue dar atenção necessária ao educando?
|
|||
Você
acha a inclusão necessária?
|
|||
Procura
estar informado sobre a inclusão?
|
|||
Tem
dificuldade em lidar com situações de convívio social desse
educando?
|
|||
Tem
dificuldade em atingir cognitivamente esse educando?
|
|||
Você
acredita que o educando já obteve crescimento?
|
|||
Esse
crescimento foi dentro do esperado?
|
|||
Você
tem dificuldade em avaliar esse educando?
|
|||
Sente-se
confortável com a sua presença em sala?
|
|||
Tem
apoio da escola em suas ações
|
|||
Tem
ajuda das pessoas da escola quando necessita?
|
|||
Observações relevante
sobre o seu dia a dia com o educando: .:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Parecer
descritivo (se achar necessário)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agradeço, imensamente
sua colaboração.
Atenciosamente,
Psicopedagoga Giane Fiorenzano
Data:
Assinatura:
___________________________
- Autorizo a utilização dessa, desde que os direitos de elaboração sejam identificados e respeitados.Entrevista elaborada pela Neuropsicopedagoga Giane Fiorenzano
21 de mai. de 2014
20 de mai. de 2014
19 de mai. de 2014
16 de mai. de 2014
14 de mai. de 2014
13 de mai. de 2014
PSICOPEDAGOGIA- Referências Bibliográficas Sugeridas
PSICOPEDAGOGIA
Bibliografia
Sugerida
- BOSSA,Nádia Ap. - A Psicopedagogia no Brasil:contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
- BARBOSA, Laura Monte Serrat. - A Psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.
- FERNANDEZ, Alícia
A inteligência aprisionada.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
___________.
A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
__________.
Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
- JOSÉ, E. A. A. & COELHO, M. T.
Problemas de Aprendizagem.
São Paulo: Ática, 1995. - AIN, Sara.
Diagnóstico e Tratamento do Problema de Aprendizagem.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
__________.
O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento.
Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento.
Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
- RUBINSTEIN, Edith.
A intervenção psicopedagógica clínica.
In SCOZ et alii, Psicopedagogia textualização, Formação e Atuação Profissional
Porto Alegre: Artes Médicas, p. 103-111, 1992.
- RUBINSTEIN, Edith (Org.)
Psicopedagogia – uma prática, diferentes estilos.
São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
- VISCA, Jorge.
Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
__________.
A Psicopedagogia no Brasil.
In SCOZ et alii, Psicopedagogia: Avanços teóricos e práticos – Escola – Família – aprendizagem. Livro do Congresso. São Paulo: Vetor, p. 418-422, 2000.
A Psicopedagogia no Brasil.
In SCOZ et alii, Psicopedagogia: Avanços teóricos e práticos – Escola – Família – aprendizagem. Livro do Congresso. São Paulo: Vetor, p. 418-422, 2000.
________.
Psicopedagogia: novas contribuições.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
Psicopedagogia: novas contribuições.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
- ZENICOLA, Ana Maria.
A Psicopedagogia e suas parcerias em questões da aprendizagem -
um estudo de caso.
Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, vol. 18, n. 47, p. 6-9, 1999.
- WEISS, Alba M. L. & CRUZ, Mara, L. R. M. da
A Informática e os Problemas escolares de aprendizagem.
Rio de Janeiro: DP&A, 3° Ed. 2001 – no prelo nova edição Ed. Lamparina
________.
Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
In: GLAT. R. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar.
Rio de Janeiro: Ed. Sette Letras, 2007.
Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
In: GLAT. R. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar.
Rio de Janeiro: Ed. Sette Letras, 2007.
- WEISS, Maria Lucia L.
Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar.
6° Ed. - Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2007.
______.
Psicopedagogia Institucional: controvérsias, possibilidade e limites.
In FLORES, Herval G. (editor), A Praxis Psicopedagógica Brasileira
São Paulo: ABPp, p. 93-106, 1994.
Psicopedagogia Institucional: controvérsias, possibilidade e limites.
In FLORES, Herval G. (editor), A Praxis Psicopedagógica Brasileira
São Paulo: ABPp, p. 93-106, 1994.
- CHAMAT, Leila Sara José. Diagnóstico Psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista. São Paulo: Vetor, 2004.
- FONSECA, Vitor da. Cognição, neurociência e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. – 3ª edição – Petrópolis: Vozes, 2009.
- MAIA, Heber (Org.). Neurociências e desenvolvimento cognitivo. – 2ª edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
- MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: edição do autor, 2011.
- RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. – 2ª Edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
- ROS, Silvia Zanatta da. Pedagogia e mediação em Reuven Feuerstein. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
- ______. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. – 5ª edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
- SHOEREDER, Margaret Maria; MECKING, Maria Letizia Marchese. Pedagogia e Psicopedagogia. Disponível em: http://www.pedagobrasil.com.br/artigosanteriores/pedago_psico.htm. Acesso em: 06 de novembro de 2013 às 8h30
- SOUZA, Ana Maria Martins de; DEPRESBITERIS, Léa; MACHADO, Osny Telles Marcondes. A mediação como princípio educacional: bases teóricas das abordagens de Reuven Feuerstein. São Paulo: Editora Senac, 2004.