É PRECISO CRIAR CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCONSTRUTIVISTA E INTERATIVA, PARA QUE A CRIANÇA TENHA TEMPO E CONDIÇÕES DE APRENDER.
"LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM; LUTAR PELA DIFERENÇA SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE" Boaventura Souza Santos
Páginas
▼
25 de abr. de 2009
SALA DE AULA - VISÃO DE CIMA
DANDO CONTINUIDADE AO CONTEÚDO ESCOLA, TRABALHADO DESDE SUA HISTÓRIA ATÉ COMO FUNCIONA HOJE, COM SEUS FUNCIONÁRIOS E IMPORTÂNCIA PARA COMUNIDADE, TRABALHOU-SE A SALA DE AULA, REGRAS E SUA FORMAÇÃO.
ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E DO REGISTRO ATRAVÉS DO DESENHO, MONTOU-SE UM PLANTA BAIXA DA SALA DE AULA, COLETIVA E INDIVIDUALMENTE. EXPLORANDO A LATERALIDADE E A PERCEPÇÃO ESPACIAL.
21 de abr. de 2009
CIEP VOVÓ BIQUINHA
• Educar crianças é abrir a elas o caminho para a cidadania. O CIEP Vovó Biquinha acredita que o acesso a uma educação de qualidade nos primeiros anos de vida da criança é um direito universal e que beneficia a criança, sua família e a sociedade.
Na convivência com a diversidade a criança aprenderá quem ela é, seu valor como pessoa e construirá seu espaço na sociedade.
O trabalho no CIEP se baseia no princípio de que a aprendizagem ocorre através das interações da criança com seus pares e com adultos em um ambiente que provê oportunidades de aprendizagem apropriadas ao desenvolvimento de todas as crianças, inclusive aquelas que apresentam necessidades educacionais especiais.
• A filosofia da instituição:
Toda criança, principalmente as consideradas de alto-risco ou com necessidades especiais, é antes de tudo uma criança com os mesmos direitos fundamentais de qualquer outra, especialmente no que se refere à assistência, a educação e a convivência em ambiente sócio-familiar, que proporcione condições apropriadas para o desenvolvimento integral”.
• Pressupostos Básicos
- Atendimento: Propiciar atendimento educacional, social, nutricional, e psicopedagógico à criança de alto risco social, biológico e com necessidades educativas especiais.
- Família: Trabalhar com as famílias em nível de conscientização sobre higiene, saúde, nutrição e relacionamento.
- Estudo-pesquisa: Realizar estudo e pesquisa experimental de técnicas metodológicas para a clientela de alto-risco e necessidades educativas especiais.
- Capacitação de recursos humanos: Servir como campo de estágio e treinamento para recursos humanos vinculados a prevenção do agravamento das deficiências e defasagens do desenvolvimento e do aprendizado em crianças até 6 anos.
- Participação comunitária: Proporcionar a integração de recursos comunitários na busca de soluções e alternativas que possibilitem o bem estar social.