30 de out. de 2014

ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO

ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO



ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO

O que é atraso do desenvolvimento e quais suas implicações?

Definição:O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das atividades da vida diária.
Intervenção:
Numa primeira fase, a intervenção deve ser efetuada pelo médico que acompanha a criança, para posteriormente se estabelecer o diagnóstico de um atraso ao nível do desenvolvimento.

Atraso Desenvolvimento-refere-se ao conjunto de dificuldade que a criança apresenta para acompanhar funcionalmente às várias demandas que o ambiente oferece.

Durante o desenvolvimento normal o bebe aprimora suas habilidades através do contato com lugares onde ele experimenta sensações e movimenta seu corpo.Essas experiências vão depender dos estímulos disponíveis e das capacidades motoras e percepto-cognitivas que ele é capaz de utilizar.

Quando o ambiente é favorável, mas a criança não consegue utilizar suas habilidades para explorar esse ambiente, acontece à falha na interação entre o ambiente e as habilidades provocando atrasos importantes no desenvolvimento. Também podem ocorrer os mesmos atrasos, quando a criança tem seu potencial ,mas os estímulos externos não são adequados ou suficientes.

O desenvolvimento normal apresenta etapas que funcionam como preparação para o processo de aprendizagem. Isso acontece porque as experiências vividas durante os primeiros anos do desenvolvimento são armazenadas na memória e depois se transformam em funções importantes relacionadas à postura, percepção, habilidades manuais, pensamento,relações afetivas e sociais.

Sinais e sintomas

•dificuldade para rolar,sentar,engatinhar e ficar de pé (a criança não suporta estas posturas e reage com irritação ou choro)
•incapacidade para segurar e explorar objetos (falta de interesse,pouco tempo envolvido na brincadeira)
•medo excessivo de arriscar
•quedas freqüentes
•dificuldade coordenação motora fina
•Dificuldades para ler e escrever
•dificuldade de aprendizagem


Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/search/label/ATRASOS%20DO%20DESENVOLVIMENTO

A Evolução do Desenho Infantil

A Evolução do Desenho Infantil

O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos Essa passagem é possível graças às interações da criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. Na garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos visuais que essa ação produziu. No decorrer do tempo, as garatujas, que refletiam sobretudo o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir, transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação, e podem estar se referindo a objetos naturais, objetos imaginários ou mesmo a outros desenhos.
O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar de registrar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio.


• De 1 a 3 anos
-É a idade das famosas garatujas: simples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e mexa todo o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão.
-As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes.
-figuras humanas com cabeça e olhos.


• De 3 a 4 anos
-conquistou a forma e seus desenhos têm a intenção de reproduzir algo.
-respeita melhor os limites do papel.
-desenho um ser humano com pernas, braços, pescoço e tronco.


• De 4 a 5 anos
-É uma fase de temas clássicos do desenho infantil, como paisagens, casinhas, flores, super-heróis, veículos e animais
-varia no uso das cores, buscando um certo realismo.
-figuras humanas já dispõem de novos detalhes, como cabelos, pés e mãos, e a -distribuição dos desenhos no papel obedecem a uma certa lógica, do tipo céu no alto da folha.


-Aparece ainda a tendência à antropomorfização, ou seja, a emprestar características humanas a elementos da natureza, como o famoso sol com olhos e boca. Esta tendência deve se estender até 7 ou 8 anos.


• De 5 a 6 anos
-Os desenhos sempre se baseiam em roteiros com começo, meio e fim.
-figuras humanas aparecem vestidas
-grande atenção a detalhes como as cores.
-Os temas variam e o fato de não terem nada a ver com a vida dela são um indício de desprendimento e capacidade de contar histórias sobre o mundo.



• De 7 a 8 anos
-O realismo é a marca desta fase, em que surge também a noção de perspectiva. Ou seja, os desenhos da criança já dão uma impressão de profundidade e distância.
-Extremamente exigentes, muitas deixam de desenhar, se acham que seus trabalhos não ficam bonitos.

O importante é respeitar os ritmos de cada criança e permitir que ela possa desenhar livremente, sem intervenção direta, explorando diversos materiais, suportes e situações.


fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/search/label/A%20Evolu%C3%A7%C3%A3o%20do%20Desenho%20Infantil

4 de out. de 2014

ESCALA CARS - para avaliação complementar do AUTISMO

Escala CARS para avaliação complementar de Autismo


Childhood Autism Rating Scale (CARS). Autismo infantil: tradução e validação da Childhood Autism Rating Scale para uso no Brasil

Fonte: Pereira A, Riesgo RS,Wagner MB.Childhood autism: translation and validation of the Childhood Autism Rating Scale for use in Brazil.


O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento, e seu quadro comportamental é composto basicamente de quatro manifestações: déficits qualitativos na interação social, déficits na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades.
 Somando-se aos sintomas principais, crianças autistas freqüentemente apresentam distúrbios comportamentais graves, como automutilação e agressividade em resposta às exigências do ambiente, além de sensibilidade anormal a estímulos sensoriais.
A prevalência do autismo varia de 4 a 13/10.000, ocupando o terceiro lugar entre os distúrbios do desenvolvimento infantil à frente das malformações congênitas e da síndrome de Down tico de autismo permanece clínico.Os critérios atualmente utilizados são aqueles descritos no Manual Estatístico e Diagnóstico da Associação Americana de Psiquiatria, o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV)4 .Os critérios do DSM-IV para diagnóstico de autismo têm umgrau elevado de especificidade e sensibilidade emgrupos de diversas faixas etárias e entre indivíduos com habilidades cognitivas e de linguagemdistintas; no entanto, para avaliar os sintomas de forma quantitativa e refinar o diagnóstico dife-
rencial, outros instrumentos são necessários.A Childhood Autism Rating Scale (CARS) foi desenvolvida ao longo de anos e é especialmente eficaz na distinção de casos de autismo leve, moderado e grave, além de discriminar crianças autistas daquelas com retardo mental.
É uma escala de 15 itens que auxilia na identificação de crianças com autismo e as distingüe de crianças com prejuízos do desenvolvimento sem autismo. Sua importância consiste na diferenciação do autismo leve-moderado do grave.
É breve e apropriada para uso em qualquer criança acima de 2 anos de idade. Sua construção foi realizada durante 15 anos e incluiu 1.500 crianças autistas. Para tal, levaram-se em conta os critérios diagnósticos de Kanner (1943), Creak (1961), Rutter (1978), Ritvo & Freeman (1978) e doDiagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-III) (1980).
A escala avalia o comportamento em 14 domínios geralmente afetados no autismo, mais uma categoria geral de impressão de autismo. Estes 15 itens incluem: relações pessoais, imitação, resposta emocional, uso corporal,uso de objetos, resposta a mudanças, resposta visual, resposta auditiva, resposta e uso do paladar, olfato e tato,medoou nervosismo, comunicação verbal, comunicação não verbal, nível de atividade, nível e consistência da resposta intelectual e impressões gerais.
Os escores de cada domínio variam de 1 (dentro dos limites da normalidade) a 4 (sintomas autistas graves). A pontuação varia de 15 a 60, e o ponto de corte para autismo é 30.
Tabela 2 - Versão em português da CARS
Relações pessoais:
1 Nenhuma evidência de dificuldade ou anormalidade nas relações pessoais: O comportamento da criança é adequado à sua idade. Alguma timidez, nervosismo ou aborrecimento podem ser observados quando é dito à criança o que fazer, mas não em grau atípico;
2 Relações levemente anormais: A criança pode evitar olhar o adulto nos olhos, evitar o adulto ou ter uma reação exagerada se a interação é forçada, ser excessivamente tímida, não responder ao adulto como esperado ou agarrar-se ao pais um pouco mais que a maioria das crianças da mesma idade;
3 Relações moderadamente anormais: Às vezes, a criança demonstra indiferença (parece ignorar o adulto). Outras vezes, tentativas persistentes e vigorosas são necessárias para se conseguir a atenção da criança. O contato iniciado pela criança é mínimo;
4 Relações gravemente anormais: A criança está constantemente indiferente ou inconsciente ao que o adulto está fazendo. Ela quase nunca responde ou inicia contato com o adulto. Somente a tentativa mais persistente para atrair a atenção tem algum efeito.
 II. Imitação:
1 Imitação adequada: A criança pode imitar sons, palavras e movimentos, os quais são adequados para o seu nível de habilidade;
2 Imitação levemente anormal: Na maior parte do tempo, a criança imita comportamentos simples como bater palmas ou sons
verbais isolados; ocasionalmente imita somente após estimulação ou com atraso;
 3 Imitação moderadamente anormal: A criança imita apenas parte do tempo e requer uma grande dose de persistência ou ajuda do adulto; freqüentemente imita apenas após um tempo (com atraso);
 4 Imitação gravemente anormal: A criança raramente ou nunca imita sons, palavras ou movimentos mesmo com estímulo e assistência.
III. Resposta emocional:
1 Resposta emocional adequada à situação e à idade: A criança demonstra tipo e grau adequados de resposta emocional, indicada por uma mudança na expressão facial, postura e conduta;
2 Resposta emocional levemente anormal: A criança ocasionalmente apresenta um tipo ou grau inadequados de resposta emocional. Às vezes, suas reações não estão relacionadas a objetos ou a eventos ao seu redor;
3 Resposta emocional moderadamente anormal: A criança demonstra sinais claros de resposta emocional inadequada (tipo ou grau). As reações podem ser bastante inibidas ou excessivas e sem relação com a situação; pode fazer caretas, rir ou tornar-se rígida até mesmo quando não estejam presentes objetos ou eventos produtores de emoção;
4 Resposta emocional gravemente anormal: As respostas são raramente adequadas à situação. Uma vez que a criança atinja um determinado humor, é muito difícil alterá-lo.Por outro lado, a criança pode demonstrar emoções diferentes quando nada mudou.
IV. Uso corporal:
1 Uso corporal adequado à idade: A criança move-se com a mesma facilidade, agilidade e coordenação de uma criança normal da mesma idade;
2 Uso corporal levemente anormal: Algumas peculiaridades podem estar presentes, tais como falta de jeito, movimentos repetitivos, pouca coordenação ou a presença rara de movimentos incomuns;
3 Uso corporal moderadamente anormal:Comportamentos que são claramente estranhos ou incomuns para uma criança desta idade podem incluir movimentos estranhos com os dedos, postura peculiar dos dedos ou corpo, olhar fixo, beliscar o corpo, auto-agressão, balanceio, girar ou caminhar nas pontas dos pés;
4 Uso corporal gravemente anormal: Movimentos intensos ou freqüentes do tipo listado acima são sinais de uso corporal gravemente anormal. Estes comportamentos podem persistir apesar das tentativas de desencorajar as crianças a fazê-los ou de envolver a criança em outras atividades.
V. Uso de objetos:
1 Uso e interesse adequados por brinquedos e outros objetos: A criança demonstra interesse normal por brinquedos e outros objetos adequados para o seu nível de habilidade e os utiliza de maneira adequada;
2 Uso e interesse levemente inadequados por brinquedos e outros objetos: A criança pode demonstrar um interesse atípico por um brinquedo ou brincar com ele de forma inadequada, de um modo pueril (exemplo: batendo ou sugando o brinquedo);
3 Uso e interesse moderadamente inadequados por brinquedos e outros objetos: A criança pode demonstrar pouco interesse por brinquedos ou outros objetos, ou pode estar preocupada em usá-los de maneira estranha. Ela pode concentrar-se em alguma parte insignificante do brinquedo, tornar-se fascinada com a luz que reflete do mesmo, repetitivamente mover alguma parte do objeto ou exclusivamente brincar com ele;
4 Uso e interesse gravemente inadequados por brinquedos e outros objetos: A criança pode engajar-se nos mesmos comportamentos citados acima, porém com maior freqüência e intensidade. É difícil distrair a criança quando ela está engajada nestas atividades inadequadas.
VI. Resposta a mudanças:
1 Respostas à mudança adequadas à idade: Embora a criança possa perceber ou comentar as mudanças na rotina, ela é capaz de aceitar estas mudanças sem angústia excessiva;
2 Respostas à mudança adequadas à idade levemente anormal: Quando um adulto tenta mudar tarefas, a criança pode continuar na mesma atividade ou usar os mesmos materiais;
 3 Respostas à mudança adequadas à idade moderadamente anormal: A criança resiste ativamente a mudanças na rotina, tenta continuar sua antiga atividade é difícil de distraí-la. Ela pode tornar-se infeliz e zangada quando uma rotina estabelecida é alterada;
4 Respostas à mudança adequadas à idade gravemente anormal: A criança demonstra reações graves às mudanças. Se uma mudança é forçada, ela pode tornar-se extremamente zangada ou não disposta a ajudar e responder com acessos de raiva
VII. Resposta visual:
1 Resposta visual adequada: O comportamento visual da criança é normal e adequado para sua idade. A visão é utilizada em conjunto com outros sentidos como forma de explorar um objeto novo;
2 Resposta visual levemente anormal: A criança precisa, ocasionalmente, ser lembrada de olhar para os objetos. A criança pode estar mais interessada em olhar espelhos ou luzes do que o fazem seus pares, pode ocasionalmente olhar fixamente para o espaço, ou pode evitar olhar as pessoas nos olhos; 3 Resposta visual moderadamente anormal: A criança deve ser lembrada freqüentemente de olhar para o que está fazendo, ela pode olhar fixamente para o espaço, evitar olhar as pessoas nos olhos, olhar objetos de um ângulo incomum ou segurar os objetos muito próximos aos olhos;
4 Resposta visual gravemente anormal: A criança evita constantemente olhar para as pessoas ou para certos objetos e pode demonstrar formas extremas de outras peculiaridades visuais descritas acima.
VIII. Resposta auditiva: 
1 Respostas auditivas adequadas para a idade: O comportamento auditivo da criança é normal e adequado para idade. A audição é utilizada junto com outros sentidos;
2 Respostas auditivas levemente anormais: Pode haver ausência de resposta ou uma resposta levemente exagerada a certos sons. Respostas a sons podem ser atrasadas e os sons podem necessitar de repetição para prender a atenção da criança. A criança pode ser distraída por sons externos;
3 Respostas auditivas moderadamente anormais: As respostas da criança aos sons variam. Freqüentemente ignora o som nas primeiras vezes em que é feito. Pode assustar-se ou cobrir as orelhas ao ouvir
alguns sons do cotidiano;
4 Respostas auditivas gravemente anormais: A criança reage exageradamente e/ou despreza sons num grau extremamente significativo, independente do tipo de som
IX. Resposta e uso do paladar, olfato e tato:
1 Uso e resposta normais do paladar, olfato e tato: A criança explora novos objetos de um modo adequado a sua idade, geralmente sentindo ou olhando. Paladar ou olfato podem ser usados quando adequados. Ao reagir a pequenas dores do dia a dia, a criança expressa desconforto, mas não reage exageradamente;
2 Uso e resposta levemente anormais do paladar, olfato e tato: A criança pode persistir em colocar objetos na boca; pode cheirar ou provar/experimentar objetos não comestíveis. Pode ignorar ou ter reação levemente exagerada à uma dor mínima, para a qual uma criança normal expressaria somente desconforto;
3 Uso e resposta moderadamente anormais do paladar, olfato e tato: A criança pode estar moderadamente preocupada em tocar, cheirar ou provar objetos ou pessoas. A criança pode reagir demais ou muito pouco;
4 Uso e resposta gravemente anormais do paladar, olfato e tato: A
criança está preocupada em cheirar, provar e sentir objetos, mais pela sensação do que pela exploração ou uso normal dos objetos. A
criança pode ignorar completamente a dor ou reagir muito fortemente a desconfortos leves.
X. Medo ou nervosismo:
1 Medo ou nervosismo normais: O comportamento da criança é adequado tanto à situação quanto à idade;
2 Medo ou nervosismo levemente anormais: A criança ocasionalmente demonstra muito ou pouco medo ou nervosismo quando comparada às rea-ções de uma criança normal da mesma idade e em situação semelhante;
3 Medo ou nervosismo moderadamente anormais: A criança demonstra bastante mais ou bastante menos medo do que seria típico para uma criança mais nova ou mais velha em uma situação similar;
4 Medo ou nervosismo gravemente anormais: Medos persistem mesmo após experiências repetidas com eventos ou objetos inofensivos. É extremamente difícil acalmar ou confortar a criança. A criança pode, por outro lado, falhar em demonstrar consideração adequada aos riscos que outras crianças da mesma idade evitam.
XI. Comunicação verbal:
 1 Comunicação verbal normal, adequada à idade e à situação;
2 Comunicação verbal levemente anormal: A fala demonstra um atraso global. A maior parte do discurso tem significado; porém, alguma ecolalia ou inversão pronominal podem ocorrer. Algumas palavras peculiares ou jargões podem ser usados ocasionalmente;
3 Comunicação verbal moderadamente anormal: A fala pode estar ausente. Quando presente, a comunicação verbal pode ser uma mistura de alguma fala significativa e alguma linguagem peculiar, tais
como jargão, ecolalia ou inversão pronominal. As peculiaridades na fala significativa podem incluir questionamentos excessivos ou preocupação com algum tópico em particular;
4 Comunicação verbal gravemente anormal: Fala significativa não é utilizada. A criança pode emitirgritos estridentes e infantis, sons animais ou bizarros, barulhos complexos semelhantes à fala, ou pode apresentar o uso bizarro e persistente de algumas palavras reconhecíveis ou frases
XII. Comunicação não-verbal:
1 Uso normal da comunicação não-verbal adequado à idade e situação;
2 Uso da comunicação não-verbal levemente anormal: Uso imaturo da comunicação não-verbal; a criança pode somente apontar vagamente ou esticar-se para alcançar o que quer, nas mesmas situações nas quais uma criança da mesma idade pode apontar ou gesticular mais especificamente para indicar o que deseja;
3 Uso da comunicação não-verbal moderadamente anormal: A criança geralmente é incapaz de expressar suas necessidades ou desejos de forma não verbal, e não consegue compreender a comunicação não-verbal dos outros;
4 Uso da comunicação não-verbal gravemente anormal: A criança utiliza somente gestos bizarros ou peculiares, sem significado aparente, e não demonstra nenhum conhecimento do significados associados aos gestos ou expressões faciais dos outros.
XIII. Nível de atividade:
1 Nível de atividade normal para idade e circunstâncias: A criança não é nem mais nem menos ativa que uma criança normal da mesma idade em uma situação semelhante;
2 Nível de atividade levemente anormal: A criança pode tanto ser um pouco irrequieta quanto um pouco “preguiçosa”, apresentando, algumas vezes, movimentos lentos. O nível de atividade da criança interfere apenas levemente no seu desempenho;
3 Nível de atividade moderadamente anormal: A criança pode ser bastante ativa e difícil de conter. Ela pode ter uma energia ilimitada ou pode não ir prontamente para a cama à noite. Por outro lado, a criança pode ser bastante letárgica e necessitar de um grande estímulo para mover-se; 4 Nível de atividade gravemente anormal: A criança exibe extremos de atividade ou inatividade e pode até mesmo mudar de um extremo ao outro.
XIV. Nível e consistência da resposta intelectual:
1 Ainteligência é normal e razoavelmente consistente em várias áreas: A criança é tão inteligente quanto crianças típicas da mesma idade e não tem qualquer habilidade intelectual ou problemas incomuns;
2 Funcionamento intelectual levemente anormal: A criança não é tão inteligente quanto crianças típicas da mesma idade; as habilidades apresentam-se razoavelmente regulares através de todas as áreas; 3 Funcionamento intelectual moderadamente anormal: Em geral, a criança não é tão inteligente quanto uma típica criança da mesma idade, porém a criança pode funcionar próximo do normal em uma ou mais áreas intelectuais;
4 Funcionamento intelectual gravemente anormal: Embora a criança geralmente não seja tão inteligente quanto uma criança típica da mesma idade, ela pode funcionar até mesmo melhor que uma criança normal da mesma idade em uma ou mais áreas.
XV. Impressões gerais:
1 Sem autismo: a criança não apresenta nenhum dos sintomas característicos do autismo;
2 Autismo leve: A criança apresenta somente um pequeno número de sintomas ou somente um grau leve de autismo;
3 Autismo moderado: A criança apresenta muitos sintomas ou um grau moderado de autismo;
 4 Autismo grave: a criança apresenta inúmeros sintomas ou um grau extremo de autismo.
Pode ser pontuada utilizando valores intermediários =1,5; 2,5; e 3,5.
15-30 = sem autismo 30-36 = autismo leve-moderado 36-60 = autismo grave

Este estudo traduziu e validou para a língua portuguesa, do Brasil, a CARS, uma escala mundialmente utilizada para diagnóstico e classificação do autismo e que, pela sua importância, já está traduzida para o japonês, sueco, francês, entre outros idiomas.
O DSM-IV representa um sistema de classificação desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria e utiliza as três características básicas do autismo, enquanto os 15 itens da CARS permitem um diagnóstico mais objetivo ao incluírem as características de autismo primário descritas por Kanner, as observadas por Creak&Rutter e escalas adicionais (CID-10 e DSM-IV).
. A correspondência entre os dois métodos pode chegar a 98%9, sendo, portanto, complementares no diagnóstico.


Fonte: http://marciocandiani.site.med.br/?PageName=Escala-20CARS-20para-20avalia-E7-E3o-20complementar-20de-20Autismo

GUIA PORTAGE


SOCIALIZAÇÃO
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Observa uma pessoa movimentando-se em seu campo visual.
-
02
Sorri em resposta à atenção do adulto.
-
03
Vocaliza em resposta à atenção.
-
04
Olha para sua própria mão, sorrindo ou vocalizando.
-
05
Responde a seu círculo familiar, sorrindo, vocalizando ou parando de chorar.
-
06
Sorri em resposta à expressão facial dos outros.
-
07
Sorri e vocaliza ao ver sua imagem no espelho
-
08
Acaricia ou toca no rosto de adultos (puxa cabelo, nariz, óculos, etc.).
-
09
Estende a mão em direção a um objeto oferecido.
-
10
Estende os braços em direção a pessoas familiares.
-
11
Estende a mão e toca sua imagem refletida no espelho.
-
12
Segura e examina por 1 minuto um objeto que lhe foi dado.
-
13
Sacode ou aperta um objeto colocado em sua mão, produzindo sons involuntários.
-
14
Brinca sozinho por 10 minutos.
-
15
Procura contato visual quando alguém lhe dá atenção por 2 a 3 minutos.
-
16
Brinca sozinho sem reclamar por 15 a 20 minutos, próximo de um adulto.
-
17
Vocaliza para obter atenção.
-
18
Imita adulto em brincadeiras de esconde-esconde.
-
19
Bate palmas, imitando um adulto.
-
20
Acena a mão, imitando um adulto.
-
21
Ergue os braços para expressar "grande", imitando um adulto.
-
22
Oferece algo mas nem sempre entrega.
-
23
Abraça, acaricia e beija familiares.
-
24
Responde ao próprio nome, olhando ou estendendo o braço para ser pego.
-
25
Aperta ou sacode um brinquedo para produzir sons, em imitação.
-
26
Manipula brinquedo ou objeto.
-
27
Estende um brinquedo ou objeto a um adulto e o entrega.
-
28
Imita movimentos de outras crianças ao brincar.
-
1 a 2 Anos
29
Imita um adulto em uma tarefa simples.
-
30
Brinca ao lado de outras crianças, com uma realizando uma tarefa diferente.
-
31
Toma parte em uma brincadeira com outra criança por 2 a 5 minutos.
-
32
Aceita a ausência dos pais, embora possa reclamar.
-
33
Explora activamente seu meio ambiente.
-
34
Realiza actividade manipulativa com outra pessoa.
-
35
Abraça e carrega uma boneca ou brinquedo macio.
-
36
Repete acções que produzem risos e atenção.
-
37
Dá um livro para que um adulto o leia ou para que ambos o compartilhem.
-
38
Puxa uma pessoa a mostrar-lhe algo.
-
39
Retira a mão ou diz "não" quando está próximo de um objecto não permitido e alguém o lembra disto.
-
40
Quando colocado em sua cadeira ou trocador espera ser atendido.
-
41
Brinca com 2 ou 3 crianças da sua idade.
-
42
Compartilha um objecto ou alimento com outra criança.
-
43
Cumprimenta colegas ou adultos quando lembrado.
-
2 a 3 Anos
44
Obedece ordens dos pais pelo menos ½ das vezes.
-
45
Busca / leva um objecto ou pessoa quando solicitado.
-
46
Presta atenção à estória ou música por 5 a 10 min.
-
47
Diz "Por favor" ou "Obrigado" quando lembrado.
-
48
Tenta ajudar os pais a executarem tarefas realizando parte da mesma.
-
49
Brinca de usar roupas de adultos.
-
50
Faz uma escolha quando indagado.
-
51
Demonstra entender sentimentos, expressando-os.
-
3 a 4 Anos
52
Canta e dança ao ouvir músicas.
-
53
Segue regras de um jogo imitando acções de outras crianças.
-
54
Cumprimenta pessoas familiares sem ser lembrado.
-
55
Seguem regras em jogos de grupos dirigidos por adultos.
-
56
Pede permissão para brincar com um brinquedo que está sendo usado por outra criança.
-
57
Diz "Por favor" e "Obrigado" sem ser lembrado ½ das vezes.
-
58
Atende o telefone, chamando um adulto e falando com pessoas familiares.
-
59
Espera a sua vez.
-
60
Segue regras em jogos dirigidos por uma criança mais velha.
-
61
Obedece as ordens de um adulto 75% das vezes.
-
62
Permanece em seu próprio quintal ou jardim.
-
63
Brinca perto de outras crianças conversando com elas enquanto trabalha em um projecto próprio (30 min.).
-
4 a 5 Anos
64
Pede ajuda quando está tendo dificuldades.
-
65
Contribui para a conversa de adultos.
-
66
Repete rimas, canções ou dança para os outros.
-
67
Faz uma tarefa sozinho por 20 a 30 minutos.
-
68
Pede desculpas sem ser lembrado 75% das vezes.
-
69
Espera sua vez em brincadeiras que envolvam de 8 a 9 crianças.
-
70
Brinca com 2 a 3 crianças por 20 min. em uma actividade que envolva cooperação.
-
71
Quando em público, apresenta um comportamento socialmente aceitável.
-
72
Pede permissão para usar objetos dos outros em 75% das vezes.
-
5 a 6 Anos
73
Manifesta seus sentimentos. 
74
Brinca com 4 a 5 crianças em actividades de cooperação por 20 minutos sem supervisão.-
75
Explica aos outros as regras do jogo ou actividade.-
76
Imita papéis de adulto.-
77
Colabora para a conversa durante as refeições.-
78
Segue regras de jogo que envolva raciocínio verbal.-
79
Conforta colegas quando estes estão tristes.-
80
Escolhe seus próprios amigos.-
81
Planeja e constrói, usando ferramentas simples.-
82
Estabelece metas para si próprio e executa actividades para atingi-las.-
83
Dramatiza trechos de estórias, desempenhando um papel ou utilizando fantoches.-

LINGUAGEM
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Repete sons emitidos por outras pessoas.-
02
Repete a mesma sílaba 2 a 3 vezes.-
03
Responde a gestos com gestos.-
04
Obedece a uma ordem simples, quando acompanhada de gestos indicativos.-
05
Interrompe a actividade quando lhe dizem "Não" 75% das vezes.-
06
Responde a perguntas simples com respostas não verbais.-
07
Combina 2 sílabas diferentes quando tenta verbalizar.-
08
Imita padrões de entonação da voz de outras pessoas.-
09
Usa uma palavra funcionalmente para indicar objetos ou pessoas.-
10
Vocaliza em resposta à fala de outras pessoas.-
1 a 2 Anos
11
Diz 5 palavras diferentes.
-
12
Pede "mais".
-
13
Diz "acabou".
-
14
Obedece a 3 ordens diferentes que não são acompanhadas de gestos indicativos.
-
15
Consegue "dar" ou "mostrar" quando solicitado.
-
16
Aponta para 12 objectos quando nomeados.
-
17
Aponta para 3 a 5 figuras em um livro.
-
18
Aponta para 3 partes de seu próprio corpo.
-
19
Diz seu nome ou apelido quando solicitado.
-
20
Responde à pergunta "O que é isto?"
-
21
Combina palavras e gestos para expressar desejos.
-
22
Nomeia 5 membros da família, incluindo animais.
-
23
Nomeia 4 brinquedos.
-
24
Produz sons de animais, ou os nomeia pelo som.
-
25
Pede alimentos conhecidos pelo nome, quando mostrados.
-
26
Faz perguntas variando a entonação da voz.
-
27
Nomeia 3 partes do corpo em uma boneca ou outra pessoa.
-
28
Respondes a perguntas de sim / não.
-
2 a 3 Anos
29
Combina substantivos ou adjectivos e substantivos em frases de 2 palavras.-
30
Combina substantivo e verbo em frases de 2 palavras-
31
Usa uma palavra para indicar que quer ir ao banheiro-
32
Combina verbo ou substantivo com "lá" e "aqui" em frases de 2 palavras.-
33
Combina 2 palavras para expressar posse.-
34
Emprega "não" na fala.-
35
Responde à pergunta "O que .... está fazendo?" para actividades habituais.-
36
Responde a perguntas tipo "Onde está objecto?"-
37
Nomeia sons ambientais familiares.-
38
Dá mais de um objecto quando se usa a forma plural na solicitação.-
39
Ao falar, refere-se a si próprio pelo nome.-
40
Aponta para figuras de objectos comuns descritos pelo uso (até 10)("O que serve pra comer? = colher")-
41
Mostra a idade pelos dedos.-
42
Diz seu sexo quando solicitado.-
43
Obedece à sequência de duas ordens relacionadas.-
44
Usa a forma do verbo no gerúndio.-
45
Emprega formas regulares no plural.-
46
Emprega algumas formas irregulares de verbos no passado de forma sistemática.-
47
Faz perguntas do tipo "O que é isso?"-
48
Controla o volume da voz 90% das vezes.-
49
Usa "este / esta" e "aquele / aquela" na fala.-
50
Emprega "é" e "está" em frases simples.-
51
Diz "eu", "mim", "meu" ao invés do próprio nome.-
52
Aponta objetos e diz que eles não são outras coisas.-
53
Responde à pergunta "Quem?" dando um nome.-
54
Emprega as formas possessivas dos substantivos.-
55
Usa artigos ao falar.-
56
Usa substantivos que indicam grupo ou categoria.-
57
Usa os verbos "ser", "estar" e "ter" no presente com poucos erros.-
58
Diz se os objetos estão abertos ou fechados.-
3 a 4 Anos
59
Expressa diminutivos e aumentativos quando fala.-
60
Presta atenção por 5 minutos a uma estória lida.-
61
Obedece à sequência de 2 ordens não relacionadas.-
62
Diz seu nome completo quando solicitado.-
63
Responde perguntas simples envolvendo "Como".-
64
Emprega verbos regulares no passado.-
65
Relata experiências imediatas.-
66
Diz como são usados objectos comuns.-
67
Expressa acções futuras empregando os verbos "ir", "ter" e "querer".-
68
Utiliza adequadamente masculino e feminino na fala.-
69
Usa formas imperativas de verbos ao pedir favores.-
70
Conta 2 fatos na ordem de ocorrência.-
4 a 5 Anos
71
Obedece a uma sequência envolvendo 3 ordens.-
72
Demonstra compreensão de verbos reflexivos, usando-os ocasionalmente (pe. ele se machucou).-
73
Consegue identificar objectos / figuras que formem par sob solicitação.-
74
Emprega o futuro ao falar.-
75
Usa orações compostas por coordenação.-
76
Consegue identificar a parte de cima e de baixo de objectos, quando solicitado.-
77
Emprega ocasionalmente o condicional ao falar (poderia, pudesse, iria, seria, faria).-
78
Consegue identificar absurdos em figuras.-
79
Emprega as seguintes palavras: irmã(o), avó, avô.-
80
Completa frases com antônimos.-
81
Relata uma estória conhecida sem ajuda de figuras.-
82
Em uma figura, nomeia o objecto que não pertence a uma determinada categoria.-
83
Diz se duas palavras rimam ou não.-
84
Usa frases complexas, compostas por subordinação.-
85
Diz se um som é forte ou fraco.-
5 a 6 Anos
86
Consegue indicar alguns, muitos e vários elementos.
-
87
Diz seu endereço.
-
88
Diz o número de seu telefone.
-
89
Aponta para o conjunto que tem mais, menos ou poucos elementos.
-
90
Conta piadas simples.
-
91
Relata experiências diárias.
-
92
Descreve um local ou movimento: através ou entre, longe de, de / desde..., para, por cima de, até.
-
93
Responde à pergunta "Porque" com uma explicação.
-
94
Ordena e conta uma estória de 2 a 5 episódios na sequência correta.
-
95
Define palavras.
-
96
Responde adequadamente a pergunta "Qual o contrário de ...".
-
97
Responde a pergunta "O que acontece se...".
-
98
Usa "ontem" e "amanhã' correctamente.
-
99
Pergunta o significado de perguntas novas ou conhecidas.
-

COGNIÇÃO
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Remove um pano do rosto que obscureça sua visão.-
02
Procura com o olhar um objecto que foi tirado de seu campo visual.-
03
Remove um objecto de um recipiente colocando a mão dentro do mesmo.-
04
Coloca um objecto em um recipiente imitando um adulto.-
05
Coloca um objecto em um recipiente quando recebe instruções.-
06
Balança um brinquedo que produz som, pendurado em um barbante.-
07
Coloca três objectos em um recipiente e o esvazia.-
08
Transfere um objecto de uma mão à outra para apanhar outro objecto.-
09
Deixa cair e apanha um brinquedo.-
10
Descobre um objecto escondido sob um recipiente.-
11
Empurra 3 blocos como se fosse um comboio.-
12
Remove um círculo de uma prancha, por imitação.-
13
Coloca um pino redondo em uma prancha de pinos, quando solicitado.-
14
Executa gestos simples quando requisitado.-
1 a 2 Anos
15
Retira 6 objectos de um recipiente, um por vez.-
16
Aponta para uma parte do corpo.-
17
Empilha 3 blocos, dada a ordem.-
18
Emparelha objectos semelhantes.-
19
Faz rabiscos no papel.-
20
Aponta para si quando perguntam "Cadê o Fulano?"-
21
Coloca 5 pinos redondos, dada a ordem.-
22
Emparelha objectos com a figura do mesmo nome.-
23
Aponta para a figura nomeada.-
24
Vira as páginas de um livro (2/3 por vez) para encontrar a figura nomeada.-
2 a 3 Anos
25
Encontra determinado livro quando solicitado.-
26
Completa um puzzle de encaixe de 3 peças.-
27
Nomeia 4 objectos comuns em figuras.-
28
Desenha uma linha vertical imitando um adulto.-
29
Desenha uma linha horizontal imitando um adulto.-
30
Copia um círculo.-
31
Emparelha objectos com a mesma textura.-
32
Aponta o "pequeno" e o "grande" quando solicitado.-
33
Desenha (+) imitando um adulto.-
34
Emparelha 3 cores.-
35
Coloca objectos dentro, em cima e em baixo de um recipiente, dada a ordem.-
36
Nomeia objectos quando ouve o barulho que fazem.-
37
Monta um brinquedo de encaixe de 4 peças.-
38
Nomeia ações em figuras ("O que ... está fazendo?").-
39
Emparelha forma geométrica com a figura da mesma.-
40
Empilha 5 ou mais argolas em uma vara na ordem.-
3 a 4 Anos
41
Nomeia objectos como sendo grandes ou pequenos.-
42
Aponta para 10 partes do corpo quando requisitado.-
43
Aponta para menino e menina, dada a ordem.-
44
Diz se um objecto é pesado ou leve.-
45
Une 2 partes de uma figura para formar o todo.-
46
Descreve 2 eventos ou personagens de uma estória familiar ou programa de televisão.-
47
Repete brincadeiras (rimas ou canções) que envolvam movimentos coordenados.-
48
Emparelha 3 ou mais objectos.-
49
Aponta para objectos compridos ou curtos.-
50
Diz quais objectos aparecem frequentemente juntos.-
51
Conta até 3 imitando um adulto.-
52
Agrupa objectos em categorias.-
53
Traça um (V) em imitação.-
54
Traça uma linha diagonal dado o exemplo.-
55
Conta até 10 objectos, imitando um adulto.-
56
Constrói uma ponte com 3 blocos por imitação.-
57
Emparelha uma sequência ou padrão (tamanho, cor) de blocos ou contas.-
58
Copia uma série de (V) interligados.-
59
Acrescenta perna ou braço em um desenho incompleto da figura humana.-
60
Completa um quebra-cabeças de 6 peças.-
61
Indica se os objectos são iguais ou diferentes.-
62
Desenha um quadrado imitando um adulto.-
63
Nomeia 3 cores sendo requisitado.-
64
Nomeia 3 formas geométricas (quadrado, triângulo e círculo).-
4 a 5 Anos
65
Apanha de 1 a 5 objectos quando solicitado.-
66
Nomeia 5 texturas diferentes.-
67
Copia um triângulo ao ser requisitado.-
68
Recorda-se de 4 objectos que haviam sido vistos em uma figura.-
69
Diz o momento do dia associado a cada actividade.-
70
Repete rimas familiares.-
71
Diz se um objecto é mais pesado ou mais leve (objectos com diferença de 0,5 quilo).-
72
Diz o que está faltando quando um objecto é retirado de um grupo de 3 objectos.-
73
Nomeia 8 cores.-
74
Identifica o valor de 3 moedas.-
75
Emparelha símbolos (letras e números).-
76
Diz a cor de objectos nomeados.-
77
Relata 5 principais factos de uma história contada 3x.-
78
Desenha figura humana(cabeça, tronco e 4 membros)-
79
Canta 5 estrofes de uma canção.-
80
Constrói uma pirâmide de 10 blocos por imitação.-
81
Nomeia objectos como sendo compridos ou curtos.-
82
Coloca objectos "atrás", "ao lado" ou "junto" a outros.-
83
Faz conjuntos iguais de 10 objetos,segundo modelo.-
84
Nomeia ou aponta para a parte ausente da figura.-
85
Conta de 1 a 20.-
86
Identifica o objecto que está colocado no meio, em primeiro e em último lugar.-
5 a 6 Anos
87
Conta até 20 objectos e responde adequadamente à pergunta: "Quantos ... você contou?"-
88
Nomeia 10 numerais.-
89
Identifica qual a sua esquerda e qual a sua direita.-
90
Diz as vogais em ordem.-
91
Escreve seu nome com letras de forma.-
92
Nomeia 5 letras do alfabeto.-
93
Ordena objectos em sequência de comprimento e largura.-
94
Nomeia as letras maiúsculas do alfabeto.-
95
Coloca numerais de 1 a 10 na sequência correcta.-
96
Identifica a posição de objectos em 1º, 2º e 3º lugar.-
97
Nomeia as letras minúsculas do alfabeto.-
98
Emparelha letras maiúsculas com minúsculas.-
99
Aponta para numerais de 1 a 25.-
100
Copia um losango.-
101
Completa um labirinto simples.-
102
Diz os dias da semana na ordem.-
103
Soma e subtrai combinações de até 3 elementos.-
104
Diz o mês e o dia de seu aniversário.-
105
Lê 10 palavras impressas.-
106
Prediz o que vai ocorrer.-
107
Aponta para objectos inteiros e partidos ao meio.-
108
Conta de memória de 1 a 100 (pedir que pare no 40, e continue no 80, caso não erre até o 40).-

AUTO-CUIDADOS
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Suga e deglute líquidos.-
02
Toma mingau / sopinha.-
03
Estende as mãos em direção ao biberão, tentando pegá-lo.-
04
Come alimentos peneirados dados pelos pais.-
05
Segura o biberão sem ajuda enquanto bebe.-
06
Leva o biberão até a boca ou a recusa, empurrando-a.-
07
Come alimentos amassados dados pelos pais.-
08
Bebe em uma chávena, segurada pelos pais.-
09
Come alimentos semi-sólidos dados pelos pais.-
10
Alimenta-se sozinho usando os dedos.-
11
Segura a chávena com ambas as mãos e bebe.-
12
Leva a colher cheia de comida até a boca com ajuda.-
13
Estica braços e pernas ao ser vestido.-
1 a 3 Anos
14
Come com colher de modo independente.-
15
Segura a chávena com uma só mão e bebe.-
16
Coloca a mão na água e dá tapinhas no rosto com as mãos molhadas, imitando alguém.-
17
Senta-se em um piniquinho ou sanita infantil por 5 min.-
18
Coloca um chapéu na cabeça e o remove.-
19
Tira as meias.-
20
Empurra os braços pelas mangas e os pés pelas pernas da calça.-
21
Tira os sapatos quando os atacadores estiverem desamarrados-
22
Tira o casaco quando desabotoado.-
23
Tira a calça quando desabotoada.-
24
Puxa um fecho grande para cima e para baixo.-
25
Utiliza palavras ou gestos indicando necessidade de ir a casa de banho.-
26
Alimenta-se sozinho usando colher ou chávena, derrubando um pouco de comida ou derramando pouco líquido.-
27
Quando recebe uma toalha enxuga as mãos e o rosto com ajuda.-
28
Suga líquido do copo ou chávena usando palhinha.-
29
Dá garfadas.-
30
Mastiga e engole apenas substâncias comestíveis.-
31
Enxuga as mãos sem ajuda ao lhe darem uma toalha.-
32
Avisa que quer ir a casa de banho, mesmo sendo tarde demais.-
33
Controla sua baba.-
34
Urina ou defeca quando colocado no piniquinho pelo menos 3 vezes por semana.-
35
Calça os sapatos.-
36
Escova os dentes imitando um adulto.-
37
Retira roupas simples que foram desabotoadas.-
38
Usa a casa de banho para defecar(falha apenas 1x por semana).-
39
Obtém água de uma torneira sem ajuda.-
40
Lava as mãos e o rosto com um sabonete.-
41
Avisa que quer ir a casa de banho durante o dia a tempo.-
42
Pendura o casaco em um gancho da sua altura.-
43
Permanece seco ao dormir durante o dia.-
44
Evita riscos, por ex: pontas em moveis e escadas sem corrimão.-
45
Usa guardanapo quando recomendado.-
46
Espeta o garfo na comida, levando-a à boca.-
47
Despeja líquido de uma peq. jarra para o copo sem ajuda.-
48
Desprende roupas presas com o feixe de pressão.-
49
Lava seus braços e pernas ao lhe darem banho.-
50
Coloca meias.-
51
Veste casaco, malha ou camisa.-
52
Identifica a parte dianteira da roupa.-
3 a 4 Anos
53
Alimenta-se sozinho por toda a refeição.-
54
Veste-se só, precisando de ajuda apenas quanto há malhas ou camisetas com golas cerradas ou botões e fechos.-
55
Enxuga o nariz quando lembrado.-
56
Acorda seco 2 manhãs por semana.-
57
Se menino, urina na sanita, em pé.-
58
Veste-se e despe-se sozinho, excepto quanto à botões e fechos em 75% das vezes.-
59
Fecha a roupa com fechos de pressão ou de gancho.-
60
Assoa o nariz quando lembrado.-
61
Evita perigos corriqueiros, por ex: caco de vidro.-
62
Pendura roupa no cabide e põe no armário quando pedem.-
63
Escova os dentes quando recebe instrução.-
64
Coloca luvas.-
65
Desabotoa botões grandes.-
66
Abotoa botões grandes.-
67
Calça botas.-
4 a 5 Anos
68
Limpa o que derramou por conta própria.-
69
Evita veneno e todas as substâncias prejudiciais.-
70
Desabotoa sua roupa.-
71
Abotoa sua roupa.-
72
Retira prato e talheres da mesa.-
73
Encaixa fecho em sua terminação.-
74
Lava as mão e o rosto.-
75
Usa talher apropriado para alimentar-se.-
76
Acorda de noite para ir a casa de banho, ou acorda seco.-
77
Limpa e assoa o nariz em 75% das vezes sem ser lembrado-
78
Toma banho só, precisando de ajuda apenas para lavar as costas, pescoço e orelhas.-
79
Usa faca para espalhar manteiga no pão.-
80
Aperta e afrouxa cintos ou fivelas.-
81
Veste-se sozinho, mas não dá laços.-
82
Serve-se à mesa enquanto seguram a travessa de comida.-
83
Ajuda a pôr a mesa correctamente quando recebe instruções.-
84
Escova os dentes.-
85
Vai a casa de banho à tempo, retira a roupa, usa papel higiênico, dá descarga e veste-se sem ajuda.-
86
Penteia ou escova cabelos compridos.-
87
Pendura roupas em cabides.-
88
Anda pela vizinhança sem constante supervisão.-
89
Enfia cordões em sapatos.-
90
Amarra ou dá laços nos cordões dos sapatos.-
5 a 6 Anos
91
É responsável por uma tarefa semanal e a executa ao ser lembrado.-
92
Selecciona roupas apropriadas ao clima e ocasião.-
93
Pára no passeio, olha para ambos os lados, e atravessa a rua sem precisar ser lembrado.-
94
Serve-se à mesa e passa aos demais a panela de comida.-
95
Prepara sua própria chávena de café com leite.-
96
É responsável por uma tarefa diária em casa.-
97
Ajusta a temperatura da água para o banho.-
98
Prepara seu própria sandes ou lanche.-
99
Anda sozinho até a distância de 2 quadras de casa.-
100
Corta alimentos tenros com faca.-
101
Encontra a casa de banho correcta em local público.-
102
Abre a embalagem de leite.-
103
Apanha uma bandeja com comida, levando-a e pondo sobre a mesa.-
104
Amarra os cordões em casacos com capuz.-
105
Aperta o cinto de segurança do automóvel.-

DESENVOLVIMENTO MOTOR
N.º
Verificar se
Avaliação
0 a 1 Ano
01
Alcança um objecto colocado à sua frente (15 a 20 cm.).
-
02
Apanha um objecto colocado à sua frente (8 cm.).
-
03
Estende os braços em direção a um objeto à sua frente e o apanha.
-
04
Alcança um objecto preferido.
-
05
Coloca objectos na boca.
-
06
Eleva a cabeça e o tronco apoiando-se nos braços, ao estar deitado de barriga para baixo.
-
07
Levanta a cabeça e o tronco apoiando-se em um só braço.
-
08
Toca e explora objectos com a boca.
-
09
Em DV, vira de lado e mantém esta posição ½ das vezes.
-
10
Em DV, vira de costas.
-
11
Em DV, move-se para frente o equivalente a sua altura.
-
12
Em DD, rola para o lado.
-
13
Em DD, vira de barriga para baixo.
-
14
Faz esforço para sentar-se, segurando nos dedos do adulto
-
15
Vira a cabeça com facilidade quando o corpo está apoiado.
-
16
Mantém-se sentado por 2 minutos.
-
17
Solta um objecto para apanhar outro.
-
18
Apanha e deixa cair um objecto propositalmente.
-
19
Fica em pé com o máximo de apoio.
-
20
Estando em pé com apoio, pula para cima e para baixo.
-
21
Engatinha para apanhar um objecto (distante a sua altura).
-
22
Senta-se apoiando-se sozinho.
-
23
Estando sentado, vira de gatinhas.
-
24
Estando em DV consegue sentar-se.
-
25
Senta-se sem o apoio das mãos.
-
26
Atira objetos ao acaso.
-
27
Balança para frente e para trás quando de gatinhas.
-
28
Transfere objectos de uma mão para outra quando sentado.
-
29
Retém em uma das mãos 2 cubos de 2,5 cm.
-
30
Fica de joelhos.
-
31
Fica em pé, apoiando-se em algo.
-
32
Usa preensão de pinça para pegar objectos.
-
33
Engatinha.
-
34
Estando de gatinhas, estende uma das mãos para o alto.
-
35
Fica em pé com o mínimo de apoio.
-
36
Lambe a comida ao redor da boca.
-
37
Mantém-se em pé sozinho por um minuto.
-
38
Derruba um objecto que está dentro de um recipiente.
-
39
Vira várias páginas de um livro ao mesmo tempo.
-
40
Escava com uma colher ou pá.
-
41
Coloca pequenos objectos dentro do recipiente.
-
42
Estando de pé, abaixa-se e senta.
-
43
Bate palmas.
-
44
Anda com um mínimo de apoio.
-
45
Dá alguns passos sem apoio.
-
1 a 2 Anos
46
Sobe escadas engatinhando.
-
47
Coloca-se em pé, estando sentado.
-
48
Rola uma bola imitando um adulto.
-
49
Sobe em uma cadeira de adulto, vira-se e senta.
-
50
Coloca 4 aros em uma pequena estaca.
-
51
Retira pinos de 2,5 cm de uma prancha ou tabuleiro.
-
52
Encaixa pinos de 2,5 cm em uma prancha de encaixe.
-
53
Constrói uma torre de 3 blocos.
-
54
Faz traços no papel com lápis ou lápis de cera.
-
55
Anda sozinho.
-
56
Desce escadas sentado, colocando primeiro os pés.
-
57
Senta-se em uma cadeirinha.
-
58
Agacha-se e volta a ficar em pé.
-
59
Empurra e puxa brinquedos ao andar.
-
60
Usa cadeira ou cavalo de balanço.
-
61
Sobe escadas com ajuda.
-
62
Dobra o corpo sem cair para apanhar objectos no chão.
-
63
Imita um movimento circular.
-
2 a 3 Anos
64
Enfia 4 contas grandes em um cordão em 2 minutos.-
65
Vira trincos ou maçanetas em portas.-
66
Salta no mesmo local com ambos os pés.-
67
Anda de costas.-
68
Desce escadas sem ajuda.-
69
Atira uma bola a um adulto à 1 ½ de distância.-
70
Constrói uma torre de 5 a 6 blocos.-
71
Vira páginas de um livro, uma por vez.-
72
Desembrulha um pequeno objecto.-
73
Dobra um papel ao meio, imitando um adulto.-
74
Desmancha e reconstrói brinquedos de encaixe por pressão.-
75
Desenrosca brinquedos que se encaixam por roscas.-
76
Chuta uma bola grande que está imóvel.-
77
Faz bolas de argila, barro ou massinha.-
78
Segura o lápis entre o polegar e o indicador, apoiando-o sobre o dedo médio.-
79
Dá cambalhota para frente com ajuda.-
80
Dá marteladas para encaixar 5 pinos em seus orifícios.-
3 a 4 Anos
81
Faz um quebra cabeça de 3 peças.
-
82
Corta algo em pedaços com tesoura.
-
83
Pula de uma altura de 20 cm.
-
84
Chuta uma bola grande quando enviada para si.
-
85
Anda na ponta dos pés.
-
86
Corre 10 passos coordenando e alternando o movimento dos braços e pés.
-
87
Pedala com triciclo a distância de 1 metro e ½.
-
88
Balança em um balanço quando este está em movimento.
-
89
Sobe em um escorregador de 1,20m a 1,80m e escorrega.
-
90
Dá cambalhotas para frente.
-
91
Sobe escadas alternando os pés.
-
92
Marcha (anda de forma ritmada).
-
93
Apara a bola com ambas as mãos.
-
94
Desenha figuras seguindo contornos ou pontilhados.
-
95
Recorta ao longo de uma linha reta 20 cm, afastando-se pouco da linha.
-
4 a 5 Anos
96
Fica em um só pé sem apoio por 4 a 8 segundos.
-
97
Muda de direção ao correr.
-
98
Anda sobre uma viga ou tábua, mantendo o equilíbrio.
-
99
Pula para frente 10 vezes sem cair.
-
100
Salta sobre uma corda suspensa a 5 cm do solo.
-
101
Pula de costas 6 vezes.
-
102
Rebate e apanha uma bola grande.
-
103
Une 2 a 3 pedaços de massa de modelar.
-
104
Recorta em torno de linhas curvas.
-
105
Encaixa objetos de rosca.
-
106
Desce escadas alternando os pés.
-
107
Pedala um triciclo fazendo curvas.
-
108
Salta em um só pé 5 vezes consecutivas.
-
109
Recorta um círculo em 5 cm.
-
110
Desenha figuras simples facilmente identificáveis (por ex: casa).
-
111
Recorta e cola formas simples.
-
5 a 6 Anos
112
Escreve letras de imprensa maiúsculas, isoladas e grandes em qualquer lugar do papel.
-
113
Anda sobre uma tábua para trás, para frente e para os lados, mantendo o equilíbrio.
-
114
Caminha saltitando.
-
115
Balança em um balanço iniciando e mantendo o movimento.
-
116
Estica os dedos tocando o polegar em cada um deles.
-
117
Copia letras maiúsculas.
-
118
Sobe em escadas de mão ou de escorregador de 3 m.
-
119
Bate em um prego com martelo.
-
120
Rebate a bola à medida em que anda com direção.
-
121
Consegue colorir sem sair da margem em 95% das vezes.
-
122
Recorta figuras sem sair mais que 6 mm da margem.
-
123
Usa afiador de lápis.
-
124
Copia desenhos complexos (escola, navio).
-
125
Rasga figuras simples de um papel.
-
126
Dobra um papel quadrado 2x em diagonal por imitação.
-
127
Apanha uma bola leve com uma só mão.
-
128
Pula corda sozinho.
-
129
Golpeia uma bola com um bastão ou pedaço de pau.
-
130
Apanha um objecto no chão enquanto corre.
-
131
Paina uma distância de 3 m, ou usa skate.
-
132
Anda de bicicleta.
-
133
Escorrega descendo um monte de areia ou terra.
-
134
Anda ou brinca em piscina tendo água até a cintura.
-
135
Conduz um patinete dando impulso com um só pé.
-
136
Salta e gira em um só pé.
-
137
Escreve seu nome com letras de forma em caderno pautado.
-
138
Salta de uma altura de 30 cm. e cai na ponta dos pés.
-
139
Pára em um só pé sem apoio com olhos fechados por 10 segundos.
-
140
Dependura-se por 10 segundos em uma barra horizontal.
-

FONTE: http://www.profala.com/portage.htm

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>