26 de mai. de 2014

A Neurociência do Aprendizado

O Desempenho Escolar Focado nas Competências e Habilidades

O Desempenho Escolar Focado nas Competências e Habilidades



PALESTRA PROFESSOR VASCO MORETTO

Cérebro - prazer em aprender


22 de mai. de 2014

Entrevista com os professores - para avaliação Psicopedagógica ou do AEE




ENTREVISTA COM O PROFESSOR (A)

Nome do educando:_____________________________________________

Ano:______________Turno:________________________________


Nome do professor:_______________________________________

E-mail:_______________________________________________________



Professor(a), essa entrevista é simples e fácil. Somente assinale a alternativa de acordo com sua observação em sala de aula. Sua opinião é muito importante para o planejamento das atividades relacionadas ao educando. A entrevista foi organizada em quatro partes. A primeira relacionada ao convívio social, a segunda aos aspectos cognitivos e motores, a terceira em relação a participação da família e a quarta relaciona-se com seu planejamento. Ao final, agradeço pelo parecer descritivo, com o objetivo de complementar com informações não descritas na entrevista. Importante salientar que todas as informações descritas são sigilosas e só serão usadas para a complementação do meu trabalho. Desde já agradeço sua disponibilidade e sua contribuição.


1ª Parte: Convívio Social


SIM
Às vezes
NÃO
Tem bom vínculo com seus pares?



Tem bom vínculo com a professora?



Reage bem as frustrações?



Segue regras de jogo?



Cumpre as regras da escola?



Precisa ser chamada a atenção mais de uma vez?



Resolve seus problemas com seus pares usando da violência?



Expressa sua opinião?



Trabalha em grupo?



Isola-se e prefere trabalhar individualmente?



Aceita opinião do outro?



No trabalho em grupo, participa?



Espera que o outro faça por ele?



Comunica-se com clareza?



Gosta de participar de atividades extra-classe?



Participa oralmente da aula?



Tem coerência no que fala?



Chora sem motivo?



Expressa-se no que está sentindo?



Chora ao se deparar com um problema?



Relaciona-se com pares da sua faixa etária?



Gosta de brincar?



Participa da Educação Física?



Participa de teatro ou danças?



Canta?



Cria brincadeiras?



Gosta de fazer apresentações?



É agressivo?



É passivo?



É dependente?



É medroso?



É retraído?



É agitado?



É calmo?



É desligado?



É motivado?



É curioso?



É compreensivo?




SIM
Às vezes
NÃO
Tem resistência a mudança de rotina?



Reclama muito?



Adapta-se a novas situações?



Reage a sons, ruídos ou músicas?



Vai ao banheiro sozinho?



Se alimenta com autonomia?



Tem bons hábitos de higiene?









2ª Parte: Aspectos Cognitivos e Motores


SIM
Às vezes
NÃO
É criativo?



Sua letra é legível?



Tem traçado leve?



Tem traçado forte?



Tem traçado normal?



Reconhece seu nome?



Produz desenho temáticos?



Produz desenhos livres?



Colore seus desenhos?



Usa cores diferentes ao colorir detalhes de desenhos?



Relaciona o objeto a sua cor?



Reconhece as letras do alfabeto?



Relaciona grafemas e fonemas?



Tem boa compreensão dos conteúdos?



Está alfabetizado?



Lê com autonomia?



Escreve com autonomia?



Lê pequenas histórias?



Interessa-se por livros?



Escuta histórias lidas?



Reconta histórias ouvidas?



Reconta histórias lidas?



Conta histórias imaginárias?



Conta histórias do dia a dia?



Desenha parte da história?



Responde oralmente perguntas sobre uma história lida?



Responde oralmente perguntas sobre uma história ouvida?



Sabe os dias da semana?



Utiliza-se corretamente do ontem, hoje e manhã?



Sabe os meses do ano?



Corresponde o dia de hoje a data?



Realiza operações de adição?



Realiza operações de divisão?



Realiza operações de subtração?



Realiza operações de multiplicação?



Resolve problema matemáticos?



Utiliza-se de cálculo mental?



É dependente de material concreto para contagem?



Utiliza-se o dedo para contagem?



Conta até____ corretamente?



Relaciona o número ao numeral?



Utiliza-se de conceitos simples (grande, pequeno, perto, longe, aberto fechado, …)?



Utiliza-se de conceitos abstratos (maior, menor, mais perto, mais longe, ...)?



Reconhece cores?



Reconhece e/ou nomeia as formas geométricas planas?



Reconhece e/ou nomeia as formas geométricas espaciais?





SIM
Às vezes
NÃO
Reconhece as partes do corpo?



Representa por meio de desenho o esquema corporal?



Sabe o nome da rua em que mora?



Sabe dizer se mora perto ou longe?



Sabe o nome da mãe ou pai?



Nomeia as pessoas da família?



Realiza as tarefas de casa?



Consegue terminar em tempo hábil as tarefas em sala?



É lento?



Se nega a fazer atividades propostas?



É caprichoso?



É organizado?



Tem boa compreensão oral?




  3ª Parte: Participação da família

A família:


SIM
Às vezes
NÃO
É presente espontaneamente?



É presente sempre que chamada?



Participa das festividades da escola?



Participa das reuniões?



Comunica-se com a escola?



Tem um bom vínculo com o professor?



Tem um bom vínculo com o a escola?



Assina tarefas e avaliações?



Acompanha as tarefas escolares?



Incentiva a pesquisa?



Incentiva a leitura?



Reclama de tudo?




SIM
Às vezes
NÃO
É justa em suas ações?



Reclama quando tem razão?



Os pais são alfabetizados?



Os pais acreditam no potencial do filho?










4ª Parte: Planejamento


SIM
Às vezes
NÃO
    Você acredita no potencial do seu aluno?



Tem objetivos claros para desenvolver as habilidades desse educando?



Seu planejamento contempla esse educando?



Você se sente preparado para trabalhar com ele?



Você acha que necessita de auxilio?



Durante a tarde você consegue dar atenção necessária ao educando?



Você acha a inclusão necessária?



Procura estar informado sobre a inclusão?



Tem dificuldade em lidar com situações de convívio social desse educando?



Tem dificuldade em atingir cognitivamente esse educando?



Você acredita que o educando já obteve crescimento?



Esse crescimento foi dentro do esperado?



Você tem dificuldade em avaliar esse educando?



Sente-se confortável com a sua presença em sala?



Tem apoio da escola em suas ações



Tem ajuda das pessoas da escola quando necessita?








Observações relevante sobre o seu dia a dia com o educando: .: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Parecer descritivo (se achar necessário)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agradeço, imensamente sua colaboração.



Atenciosamente, Psicopedagoga Giane Fiorenzano



Data:
Assinatura: ___________________________



  • Autorizo a utilização dessa, desde que os direitos de elaboração sejam identificados e respeitados.



    Entrevista elaborada pela Neuropsicopedagoga Giane Fiorenzano





13 de mai. de 2014

AEE - trabalhando com as sensações

PSICOPEDAGOGIA- Referências Bibliográficas Sugeridas

PSICOPEDAGOGIA
Bibliografia Sugerida

  • BOSSA,Nádia Ap. - A Psicopedagogia no Brasil:contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
  • BARBOSA, Laura Monte Serrat. - A Psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.
  • FERNANDEZ, Alícia

    A inteligência aprisionada.
    Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
    ___________.
    A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem.
    Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
    __________.
    Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação.
    Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
    __________.
    O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento.
    Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
  • JOSÉ, E. A. A. & COELHO, M. T.
    Problemas de Aprendizagem.
    São Paulo: Ática, 1995.
  • AIN, Sara.
    Diagnóstico e Tratamento do Problema de Aprendizagem.
    Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
  • RUBINSTEIN, Edith.
    A intervenção psicopedagógica clínica.
    In SCOZ et alii, Psicopedagogia textualização, Formação e Atuação Profissional
    Porto Alegre: Artes Médicas, p. 103-111, 1992.
  • RUBINSTEIN, Edith (Org.)
    Psicopedagogia – uma prática, diferentes estilos.
    São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
    __________.
    A Psicopedagogia no Brasil.
    In SCOZ et alii, Psicopedagogia: Avanços teóricos e práticos – Escola – Família – aprendizagem. Livro do Congresso. São Paulo: Vetor, p. 418-422, 2000.
  • VISCA, Jorge.
    Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente.
    Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
    ________.
    Psicopedagogia: novas contribuições.
    Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
  • ZENICOLA, Ana Maria.
    A Psicopedagogia e suas parcerias em questões da aprendizagem -
    um estudo de caso.
    Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, vol. 18, n. 47, p. 6-9, 1999.
  • WEISS, Alba M. L. & CRUZ, Mara, L. R. M. da
    A Informática e os Problemas escolares de aprendizagem.
    Rio de Janeiro: DP&A, 3° Ed. 2001 – no prelo nova edição Ed. Lamparina
    ________.
    Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
    In: GLAT. R. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar.
    Rio de Janeiro: Ed. Sette Letras, 2007.
  • WEISS, Maria Lucia L.
    Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar.
    6° Ed. - Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2007.
    ______.
    Psicopedagogia Institucional: controvérsias, possibilidade e limites.
    In FLORES, Herval G. (editor), A Praxis Psicopedagógica Brasileira
    São Paulo: ABPp, p. 93-106, 1994.


  • CHAMAT, Leila Sara José. Diagnóstico Psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista. São Paulo: Vetor, 2004.
  • FONSECA, Vitor da. Cognição, neurociência e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. – 3ª edição – Petrópolis: Vozes, 2009.
  • MAIA, Heber (Org.). Neurociências e desenvolvimento cognitivo. – 2ª edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
  • MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: edição do autor, 2011.
  • RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. – 2ª Edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
  • ROS, Silvia Zanatta da. Pedagogia e mediação em Reuven Feuerstein. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
  • ______. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. – 5ª edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
  • SHOEREDER, Margaret Maria; MECKING, Maria Letizia Marchese. Pedagogia e Psicopedagogia. Disponível em: http://www.pedagobrasil.com.br/artigosanteriores/pedago_psico.htm. Acesso em: 06 de novembro de 2013 às 8h30
  • SOUZA, Ana Maria Martins de; DEPRESBITERIS, Léa; MACHADO, Osny Telles Marcondes. A mediação como princípio educacional: bases teóricas das abordagens de Reuven Feuerstein. São Paulo: Editora Senac, 2004.



Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>