30 de jul. de 2012

Cartilha ENEM - 2012 - MEC

CARTILHA DO MEC - REDAÇÃO DO ENEM 2012

MEC lança GUIA DO PARTICIPANTE com dicas para fazer a redação do ENEM: 
Baixe em pdf - clique no link abaixo:

http://download.uol.com.br/educacao/enem2012_guiaredacao.pdf

29 de jul. de 2012

O VALOR DE SER EDUCADOR

27 de jul. de 2012

- Cáculo Mental - Usando resultados numéricos conhecidos para resolver outros cálculos


Usando resultados numéricos conhecidos para resolver outros cálculos

Nessa proposta de atividade permanente você vai ver como aumentar o repertório de cálculos mentais conhecidos da turma.
Objetivos
- Compreender que os resultados de determinadas contas servem para chegar aos resultados de outras contas parecidas.
- Concluir que contas envolvendo números grandes podem ter o mesmo grau de dificuldade que outras parecidas, com números pequenos.

Ano
2º ano.
Flexibilização Para alunos com deficiência intelectual Eles podem chegar à compreensão desta relação matemática através do uso de Material Dourado. O professor deve levá-los a observar e explorar a relação entre uma unidade e uma dezena, ou um “cubo” e uma “barra”(como também podem ser denominados). Este material é demonstrativo, vai além do registro gráfico dos números o que possibilita maior compreensão e assimilação.

Desenvolvimento
Resolva na lousa, com o auxílio dos alunos, adições de números iguais e de um algarismo com o objetivo de levá-los, a seguir, a estender esse conhecimento para adições de números iguais e mais de um algarismo (20 + 20 ou 30 + 30, por exemplo):
Usando resultados numéricos conhecidos para resolver outros cálculos
Ajude-os a estabelecer relações entre certos cálculos a partir das características do nosso sistema numérico. Questione, por exemplo, se para fazer contas como 20 + 20 ou 30 + 30 podemos usar 2 + 2 ou 3 + 3, contas de resultados já conhecidos. Partam, então, para adições de números iguais e de dois algarismos, tentando estabelecer relações com os resultados das contas com números iguais e um algarismo. Leve-os, dessa maneira, a concluir que:
Usando resultados numéricos conhecidos para resolver outros cálculos
Questione-os sobre quais outras contas parecidas seria possível escrever: será que as contas 1 + 1 e 10 + 10 ajudam a solucionar a conta 100 + 100? E que as contas 2 + 2 e 20 + 20 ajudam a resolver a conta 200 + 200? Reflitam sobre o assunto e concluam realizando mais exemplos de adições com números iguais e de três algarismos para checar as hipóteses levantadas.

Avaliação
Solicite aos alunos que registrem as conclusões no caderno e analise se eles compreenderam que podem usar os resultados de certas contas para resolver outras. Verifique se a turma avançou em relação aos procedimentos utilizados nas atividades e observe ainda a participação nas discussões.
Fonte:
Atividade elaborada por Héctor Ponce: Cálculo Mental de sumas y restas. Propuestas para trabajar em el aula (traduzida e adaptada para fins didáticos)

Retirado do site: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/usando-resultados-numericos-conhecidos-resolver-outros-calculos-674333.shtml?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_novaescola

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>