18 de jul. de 2010

Mandela completa 92 anos!

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela comemora aniversário de 92 anos ao lado de familiares e amigos em Johanesburgo



Foto: Reuters
Fonte: http://www.terra.com.br/


O primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, celebra neste domingo seu 92º aniversário junto à família, enquanto a comunidade internacional presta sua homenagem com um primeiro dia dedicado pelas Nações Unidas à promoção da paz.
"Ele vai cortar o bolo junto com sua família. Vamos dar muito amor para que ele sinta até que ponto a família gosta dele", contou à BBC a esposa do líder anti-apartheid, Graça Michel, que acrescentou que Mandela está bem, embora fraco.
Diante dos muros da residência do ex-presidente no bairro de Houghton, várias pessoas se reuniram para tentar ver o querido "Madiba", como o chamam afetuosamente os sul-africanos.
Jessy Martina chegou cedo para exibir um cartaz com as palavras "Feliz aniversário, Madiba". Várias crianças também tentam entregar cartas com parabéns escritas por elas mesmas.
"Esperamos mais gente durante o dia. Infelizmente, ninguém pode entrar. A família pediu intimidade", declarou à AFP um policial que cuida da segurança da casa.
Preso durante 27 anos pelo regime racista, Mandela foi libertado em 1990 e eleito quatro anos mais tarde como o primeiro presidente negro da África do Sul, ao ser abolido o apartheid.
A ONU decidiu prestar uma homenagem ao ex-presidente ao dedicar a ele o "Dia Internacional Nelson Mandela", que celebrará a cada 18 de julho sua luta pela paz e liberdade.
"Seu sacrifício não apenas serviu a seu povo na África do Sul, como também fez com que o mundo fosse melhor para todos, em todos os lugares. Hoje, neste primeiro Dia Internacional Nelson Mandela, agradecemos a ele tudo o que fez em nome da liberdade, da justiça e da democracia", afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um comunicado.
De uma caminhada de caridade em Madri até um torneio de futebol em Darfur, no Sudão, vários eventos recordam neste domingo o líder sul-africano.
Em seu país, os sul-africanos dedicaram 67 minutos de seu tempo a obras de interesse público, por iniciativa da Fundação Mandela, em referência ao número de anos que dedicou à luta pela igualdade.
Várias personalidades, entre elas o ator Morgan Freeman, que interpretou o papel de Nelson Mandela no filme Invictus, subiram numa moto para percorrer durante seis dias a rota até a Cidade do Cabo (sudoeste), parando, de vez em quando, para participar em projetos humanitários.
O ex-dirigente apareceu em público em contadas ocasiões desde que se retirou da vida pública em 2004.
Na semana passada, foi ao estádio Soccer City de Johannesburgo antes da final da Copa do Mundo entre a Espanha e a Holanda, mas se limitou a saudar o público sem assistir ao encontro.
Há um mês, a morte acidental de sua bisneta o levou a cancelar a participação na inauguração do Mundial.

8 de jul. de 2010

ABERTURA DA OLINFA- 2010!



















Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>