25 de abr. de 2009

TROCA DE EXPERIÊNCIAS E PARCERIAS

É PRECISO CRIAR CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCONSTRUTIVISTA E INTERATIVA, PARA QUE A CRIANÇA TENHA TEMPO E CONDIÇÕES DE APRENDER.

SALA DE AULA - VISÃO DE CIMA

OBSERVAÇÃO DA SALA VISTA DE CIMA... E OBSERVAÇÃO DE OBJETOS VISTOS DE CIMA

DANDO CONTINUIDADE AO CONTEÚDO ESCOLA, TRABALHADO DESDE SUA HISTÓRIA ATÉ COMO FUNCIONA HOJE, COM SEUS FUNCIONÁRIOS E IMPORTÂNCIA PARA COMUNIDADE, TRABALHOU-SE A SALA DE AULA, REGRAS E SUA FORMAÇÃO.
ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E DO REGISTRO ATRAVÉS DO DESENHO, MONTOU-SE UM PLANTA BAIXA DA SALA DE AULA, COLETIVA E INDIVIDUALMENTE. EXPLORANDO A LATERALIDADE E A PERCEPÇÃO ESPACIAL.

21 de abr. de 2009

CIEP VOVÓ BIQUINHA






Na convivência com a diversidade a criança aprenderá quem ela é, seu valor como pessoa e construirá seu espaço na sociedade.

O trabalho no CIEP se baseia no princípio de que a aprendizagem ocorre através das interações da criança com seus pares e com adultos em um ambiente que provê oportunidades de aprendizagem apropriadas ao desenvolvimento de todas as crianças, inclusive aquelas que apresentam necessidades educacionais especiais.




• A filosofia da instituição:


Toda criança, principalmente as consideradas de alto-risco ou com necessidades especiais, é antes de tudo uma criança com os mesmos direitos fundamentais de qualquer outra, especialmente no que se refere à assistência, a educação e a convivência em ambiente sócio-familiar, que proporcione condições apropriadas para o desenvolvimento integral”.






• Pressupostos Básicos


- Atendimento: Propiciar atendimento educacional, social, nutricional, e psicopedagógico à criança de alto risco social, biológico e com necessidades educativas especiais.


- Família: Trabalhar com as famílias em nível de conscientização sobre higiene, saúde, nutrição e relacionamento.



- Estudo-pesquisa: Realizar estudo e pesquisa experimental de técnicas metodológicas para a clientela de alto-risco e necessidades educativas especiais.


- Capacitação de recursos humanos: Servir como campo de estágio e treinamento para recursos humanos vinculados a prevenção do agravamento das deficiências e defasagens do desenvolvimento e do aprendizado em crianças até 6 anos.

- Participação comunitária: Proporcionar a integração de recursos comunitários na busca de soluções e alternativas que possibilitem o bem estar social.



Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>